A Cura [ Abertura ]

18 ago

Para a abertura desta série, foi preparado algo mais conciso do que é costumeiramente visto em novelas, mas bastante comum em séries americanas. Sob uma soturna trilha sonora, ilustrações detalhadas feitas a mão de instrumentos cirúrgicos e partes do corpo juntamente com rabiscos e anotações são apresentados sobre papéis envelhecidos, lembrando os desenhos monocromáticos e detalhados de Leonardo da Vinci. As imagens, além de trazerem elementos com referência direta a história, ressaltam e despertam ainda mais o clima sombrio e até um pouco amedrontador da trama, ao mesmo tempo que revelam indiretamente certo aspecto barroco presente no contexto da série.

A assinatura resume um pouco desses significados através de uma tipografia manuscrita rebuscada sobre um contexto sujo, coerente com o restante do vídeo. No entanto, seu impacto é ofuscado pelo fato de lembrar bastante o próprio logotipo de Passione que, aliás, possui uma fonte bem mais harmônica e interessante.

A série A Cura, da Rede Globo, mostra uma trama que evidencia um embate entre a medicina, a religião e as práticas de curandeirismo, passando por rituais místicos e vidas passadas. Todas esses temas conflitantes estão representados na figura da personagem principal, o médico Dimas Bevilláqua, que é visto por alguns como um curandeiro e por outros um assassino, chamando a atenção e provocando a desconfiança dos moradores da pequena Diamantina, em Minas Gerais. Essa dúvida enquanto a índole e a personalidade do protagonista também é apresentada ao telespectador, em um clima de muito mistério e suspense.
>>> Ficha Técnica
Ano: 2010
Canal: Rede Globo
Produção: Hans Donner, Rodrigo Gomes e Luciano Armaroli
Postado: André Luiz Sens (Blog Televisual)

Anúncios

2 Respostas to “A Cura [ Abertura ]”

  1. Daniel Miori 30/08/2010 às 11:23 #

    Ha… Muito legal… Mas com certeza se inspiraram na abertura do filme “Sherlock Holmes”.

    Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention A Cura [ Abertura ] « -- Topsy.com - 19/08/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Rodolfo Valiense , Oeditor.com. Oeditor.com said: A Cura [ Abertura ]: http://wp.me/pEKPU-Eu […]

    Curtir

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.