VMB 2010 [ MTV ]

23 set

Com os 60 anos da televisão brasileira, os 20 anos da MTV e todo o burburinho em torno da TV Digital e da convergência midiática, o tema não do VMB desse ano não poderia ser mais propício: “TV do Futuro”. E para representar esse conceito, a dupla Vellas & Laga e a produtora Prodigo foram chamados. A identidade visual do evento mistura nonsense e bom-humor, elementos da linguagem televisiva e diversas referências do mundo da ficção científica.


Felipe Vellasco contou ao André Luiz Sens como foi o processo de elaboração e criação desse trabalho.

André Luiz Sens: Como vocês chegaram ao conceito de “TV do Futuro”?

Felipe [Vellas & Laga] O conceito veio da própria MTV. Foi o único briefing que eles mandaram pra gente. Façam algo com “TV do Futuro”. Então começamos a pensar o que fazer com isso, no prazo e grana que tínhamos.

André Luiz Sens: O projeto se destaca por uma pluralidade estética e de linguagem. Quais as referências e artistas serviram de inspiração para o projeto?

Felipe [Vellas & Laga] A gente viu de tudo. Desde filmes como 12 Macacos, Matrix, X-Men, Brazil, até ilustrações, quadros, instalações do Nam June Paik, experiências científicas etc. Com certeza foi o nosso trabalho que fizemos a maior pesquisa. Chegou um determinado momento que a gente precisou parar de pesquisar e começar a eliminar uma série de ideias legais, mas que não se conversavam entre si. Tenho certeza de que se a gente quisesse, poderíamos ter seguido uns 3 ou 4 caminhos diferentes, baseado nas pesquisas e ideias que surgiram no processo de pré produção. Ontem, fazendo o backup dos arquivos do VMB das máquina, tínhamos uma pasta com 19gb só de imagens e fotos que fomos juntando ao longo de 3 semanas. Acho que o resultado é baseado nessa mistura toda. Buscamos referências e ideias em qualquer coisa. Desde livros, até ferro velho.

André Luiz Sens: A identidade nonsense brinca com clichês sobre o futuro apresentados nos clássicos de ficção científica. Algum filme em especial serviu como referência?

Felipe [Vellas & Laga] Com certeza os 2 filmes mais influentes nessa criação foram “12 Macacos” e “Brazil”. Claro que não foram os únicos, afinal, existem muitos filmes de ficção cientifica, antigos e novos que ajudaram a gente a emoldurar a ideia.

André Luiz Sens: Quantas pessoas e tempo foram dedicados a produção e criação do projeto?

Felipe [Vellas & Laga] Ao todo foi um processo de 2 meses. Entre o briefing e a premiação do dia 16 de Setembro. Gastamos quase metade disso na pré produção, pesquisa, teste de casting, buscando elementos e materiais diferentes em ferro velho, na internet, enfim. Depois disso, foram 2 longos dias de filmagem, realizados no próprio estúdio da Prodigo. Essa filmagem envolveu uma equipe de aproximadamente 30 profissionais e 3 câmeras. Por fim, tivemos 2 semanas de pós produção, que envolveu select de 10 horas de material, montagem, efeitos, color, 3d, áudio e finalização.

André Luiz Sens: E aproveitando, como vocês acham que será a TV do Futuro e as possibilidade do design nesse contexto?

Felipe [Vellas & Laga] Eu realmente não sei bem o que pensar. Eu trabalhava com internet no começo dos anos 2000, e vivia ouvindo ” Daqui 2 anos, TV e internet vão ser uma coisa só….” E isso ainda não aconteceu. Pelo menos em 90% do mundo. “Os comerciais de TV vão acabar, e tudo vai ser pela internet daqui 2 -3 anos…” Já se passaram 8 anos, e 80% da verba publicitária ainda é de comerciais convencionais de TV. Mas, claro que algumas coisas mudaram nos últimos anos. Uma inovação que já é uma realidade é a TV on demand, onde você assiste o que quer, na hora que quer. Mas existem uma série de outras inovações e promessas tecnológicas que ficam apenas nos blogs e na promessa. Eu na verdade, só acredito vendo! Literalmente.

Créditos para André Luiz Sens ( Televisual )

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.