Insensato Coração [ Abertura ]

24 jan

Estreou essa semana na Rede Globo, Insensato Coração, novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. A história envolve dramas familiares, romances, encontros e desencontros, nada do que foge de uma tradicional folhetim.

Tudo parece bastante genérico do modo como essa novela foi identificada. A começar pelo nome, que revela pouco sobre o que a novela irá tratar. O que é natural a muitas novelas. Aliás não se espera contar a sinopse no título. Por isso, a abertura e a assinatura costumam ter a função de fornecer informações audiovisuais que ampliem a percepção e o envolvimento com a atração. Mas em Insensato Coração, nem esses recursos de design foram muito bem explorados (mesmo com alguns personagens pertencentes a esse mundo). A marca, para começar, utiliza uma tipografia com traços que dão a impressão de estar meio desajustados. A sensação é que alguma coisa está errada ou fora do lugar. O avanço da letra “S” sobre a letra “A”, envolvendo-a, também parece não fazer o menor sentido. Características que causam um desconforto até para os mais desatentos.
Confira o making of:




No entanto, muitas vezes as ineficiências da marca são acentuadas com uma vinheta atraente visualmente. Mas infelizmente não foi o caso. O vídeo começa com uma transição monótona de tons de cinza que aos poucos vão revelando todos os ângulos de uma escultura de pedra. A obra de um artista plástico do Zimbabwe, John Chipiri, apresenta a estilização do que parece ser uma família de mão dadas. Um elemento bastante genérico, já que as relações familiares sempre são destaque em todas as novelas. Segundo Hans Donner, em entrevista no making of das gravações, o briefing dado pelo autor basicamente era família e por isso foi escolhida a escultura em particular. Para ele, o artista conseguiu ”interligar os braços dos pais com três filhos e transformar isso numa harmonia visual fantástica”. Sem dúvida, a obra é realmente rica e está adequada ao briefing proposto, mas suas qualidades definitivamente não funcionaram na vinheta de abertura. Pelo menos na maneira como foi abordada. Hans ainda afirma: “Vamos transformar esta forma perfeita, que é uma esfera, como se fosse uma esfera do universo. E iluminamos de um jeito que ela veio ganhando luz, como se fosse o sol iluminando a Terra.” Entretanto, essas analogias parecem um pouco forçadas. Todo o clima acinzentado que aparece no vídeo em nada remetem a luz, sol ou universo. No máximo nos faz imaginar um grande céu nublado.

Ele considera também que essa vinheta provavelmente é uma das mais simples, mas talvez uma das mais sofisticada, pelo fato de não se usar a computação gráfica a que a audiência está acostumada. De fato, ela apresenta uma nível de simplicidade e sofisticação bastante grande. Entretanto, essas qualidades não foram suficientes para causar um envolvimento maior, tão necessário no produto televisivo. A opção por não utilizar computação gráfica nesse caso não causou muita relevância. A abertura de Passione partiu da mesma premissa, inclusive na ideia de utilizar trabalhos artísticos. E teve um resultado bem mais satisfatório.

Talvez por conta de todo esse minimalismo, resolveram “inovar” nos créditos, deixando finalmente um pouco a Globoface de lado, em prol de uma fonte sem serifa, não muito impactante, tampouco comprometedora. O que auxilia em conferir um ritmo mais animado ao conjunto é a música ”Coração em Desalinho”, cantada por Maria Rita.

Por ironia, a abertura está causando repercussão por um motivo bastante peculiar: a comparação da escultura com a marca polêmica da Olimpíadas do Rio 2016, acusada de um infundado plágio. Com certeza é só mais uma coincidência. Mas imaginem as conspirações que iriam surgir se essa abertura fosse apresentada antes da divulgação da marca dos Jogos.

>>> Ficha Técnica

Ano: 2011

Canal: Rede Globo

Produção: Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Roberto Stein

Som: “Coração em Desalinho”, de Mauro Diniz e Ratinho por Maria Rita

Post by: André Luiz Sens ( Blog Televisual)

Anúncios

4 Respostas to “Insensato Coração [ Abertura ]”

  1. André 24/01/2011 às 21:37 #

    Será que eu vi algo semelhante recentemente, talvez o logo das Olimpiadas Rio 2016? E indo um pouco mais longe, vejo uma semelhança, já não muito próxima, com o logo do antigo Banco Unibanco.
    Segue o baile.

    Curtir

  2. Lu 25/01/2011 às 20:04 #

    Concordo com tudo isso. Achei que poderiam ter explorado mais o design, principalmente por fazer parte da trama. Ficou obscuro, e a única coisa sofisticada é de fato a escultura, pq a abertura em si, nem ficou.
    Minha única observação é que o avanço da letra “S” sobre a letra “A” na tipografia, é pra aludir um coração no Insen”sa”to.

    Curtir

  3. reuben chipakula 12/02/2011 às 18:41 #

    acho que a rede tv globo,consigiu identifical o canal comos fans em africa especialmente africa austral aonde reconhecemos a escritura no prim lugar.

    Curtir

  4. jeferson pereira 21/06/2011 às 12:35 #

    ola amigos sou escultor gaucho e festou fasendo a replica desta linda escultura meu email; artesaod@yahoo.com

    Curtir

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.