Morde & Assopra [ Abertura ]

24 mar

Como já era esperado, a abertura de Morde & Assopra é uma extensão das chamadas que puderam ser vistas semanas antes do começo da novela: a relação de amor e ódio entre uma robô e um dinossauro. Novas situações divertidas foram criadas para essas duas personagens que representam os dois temas principais da novela: paleontologia e robótica.

Apesar da criativa e refinada animação 3D, algumas coisas incomodam e acabam depreciando um pouco a peça. Uma delas é a tradicional falta de cuidado no posicionamento dos créditos que algumas vezes atrapalham a visualização das expressões dos bonecos.

A outra é o pouco preciosismo na assinatura gráfica, principalmente em termos de forma e composição. Parece que não houve uma preocupação na seleção de fontes, já que as utilizadas são bastante familiares e comuns a programação da emissora. A escolha tipográfica para cada uma das palavras poderia ser mais representativa em relação as características de cada um dos bonecos. Com isso, haveria uma distinção maior entre uma e outra, o que tornaria mais eficiente o contraste pretendido. O malabarismo de letras em “assopra” no intuito de opor ao alinhamento rígido da palavra “morde” não foi a solução mais adequada para isso.

Outro problema é a trilha sonora. É compreensível justificar que a riqueza de detalhes da animação não demanda ou não permite o emprego de um som com maior grau informacional. Regra, aliás, aplicada também a Insensato Coração, mas de maneira oposta. No entanto, o recurso sonoro da abertura é fundamental para o reforço do vínculo emocional com o espectador. Em Morde & Assopra, a vinheta se limitou somente ao carisma dos personagens para isso. A música praticamente inexiste.

Fora todos esses elementos mais críticos, vale ressaltar a divertida e bem acabada animação que impressiona adultos e agrada principalmente as crianças. Uma embalagem perfeita para toda a família.

Além da equipe de Hans Donner e toda a equipe da Rede Globo, o trabalho de computação gráfica foi realizado pela Beeld Motion, que já impressionou com seu pacote videográfico para os canais Telecine.

>>> Ficha Técnica
Ano: 2011
Canal: Rede Globo
Produção: Produção: Hans Donner, Alexandre Pit, Igor San e Beeld Motion

Fonte: Blog Televisual

Anúncios

2 Respostas to “Morde & Assopra [ Abertura ]”

  1. léiaramos 24/03/2011 às 13:24 #

    Eu amei a novela morde&assopra.tem uma emissora que morri de inveja da plim plim…GLOBO a melhor de todas…

    Curtir

  2. Yolle Torres 24/03/2011 às 20:18 #

    Na abertura de Morde e Assopra a apresentou uma pequena falha técnica, mas que não passou despercebida, no momento em que o dinossauro cai no buraco o buraco aparece serrilhado. Você notou?

    Curtir

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.