Lara com Z [ Abertura ]

2 maio

Aproveitando-se de “Cinquentinha”, minissérie exibida no final de 2009, o autor de novelas Aguinaldo Silva pegou uma das protagonistas do programa, interpretada por Suzana Vieira, e deu a ela uma série, “Lara com Z”.

Enquanto os créditos aparecem na tela, da forma modesta e quase invisível de sempre, vemos imagens sem rosto de mulheres seminuas desenhadas. Depois é revelado o rosto de Suzana Vieira nesses desenhos e conseguimos ver a referência à figura das pin-ups, ilustrações americanas típicas das décadas de 40 a 60 que mostravam mulheres jovens em poses provocantes e muitas vezes fantasiadas. Elas serviam para atiçar o desejo masculino por mulheres perfeitas e disponíveis.

A relação de Lara com as pin-ups é um reflexo de sua personalidade. Ela ainda se acha desejável, jovem e bonita. Nos remete também ao tempo em que ela era uma grande estrela e ainda traz o glamour desses desenhos que a mostram bem sensual.

As ilustrações são bem feitas e baseadas em pinturas que já existem mas com a adição do rosto da atriz. E esse é o detalhe que faz com que essa abertura cause certo desconforto nos telespectadores. A imagem que muitos têm de Suzana Vieria é de uma mulher que fala o que quer, sem papas na língua e se acha uma grande estrela, sem a ternura que as pin-ups nos trazem. Também sabemos que Suzana Vieria não é uma mulher jovem e isso também nos causa estranhamento quando vemos desenhos dela sem rugas.

O tema da abertura também reforça esses aspectos. Cantada por Elza Soares, a música “Perigosa” apresenta uma mulher que se sabe irresistível e que não tem vergonha de assumir isso.

O logotipo da série é um grande problema. Além da composição que a deixa com um aspecto cafona e que dificulta a leitura, existe um problema científico. A letra Z, escrita em neon, ganhou uma sombra, assim como os outros caracteres. Porém, como sabemos, um objeto que emite luz não tem sombra. É um detalhe que parece bobo, mas reforça a repulsa pelo logotipo.

>>> Ficha Técnica
Ano: 2011
Canal: Rede Globo
Visual
Produção: Rede Globo
Som
Trilha: “Perigosa” (de Rita Lee, Roberto Carvalho e Nelson Motta por Elza Soares)

Fonte: Blog Televisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.