Abertura: Corações Feridos

20 fev

Gravada entre março e agosto de 2010, só agora, em 2012, o SBT decidiu colocar no ar a novela “Corações Feridos”, adaptação da novela mexicana “La Mentira”, exibida pelo próprio canal em 2000 com o nome “A Mentira”.

A novela conta a história das primas Aline (Cynthia Falabella) e Amanda (Patrícia Barros). Aline é a vilã da história e sempre coloca a culpa de suas maldades em Amanda. As duas se apaixonam por Rodrigo (Paulo Zulu) e Aline trama a morte dele num falso acidente. Eduardo (Flávio Tolezani) volta da Europa para investigar a morte do irmão mais novo. Ele acaba se apaixonando por Amanda mas Aline fará de tudo para separar os dois antes que seja descoberta.

No início da abertura, um mão feminina aparece escrevendo uma carta, mas não é possível saber se é de Aline ou Amanda. A carta é o fio condutor do vídeo, já que trechos dela são exibidos por todo o vídeo durante as cenas bucólicas em tons amarelados de uma fazenda onde aparece o casal protagonista. A forma como os trechos da carta e as imagens são abordadas graficamente parece denotar uma relação entre ambas.

Em seguida Amanda aparece mexendo num colar com um semblante sério. Depois Eduardo surge sentado numa árvore com o olhar perdido. É quando surge no céu o rosto de Amanda em sépia como uma lembrança. Após essa cena, ele prepara um cavalo e sai pelo campo.

A vinheta segue com outras cenas que contam um pouco dos desenlaces da dramaturgia: um porta-joias com uma bailarina que dança, um oferecimento de uma aliança de compromisso, Eduardo olhando o tal anel com desconfiança, a silhueta de Amanda tensa e duas taças de vinho, representando uma romântica noite de amor.

Amanda também sai com seu cavalo por uma estrada. Nesse momento é a vez dela apresentar uma lembrança, indicada pela figura esmaecida de Eduardo no horizonte.

Ao final o casal se encontra com seus cavalos juntamente com a assinatura gráfica.

O logotipo da novela traz uma tipografia caligráfica com traços fortes como se fosse escrito com violência e também paixão, destacando bem o título e a trama.

Ganha destaque a tipografia em que os créditos são apresentados. Sem tradição em novelas e – justamente por isso – não ter uma família tipográfica para esse tipo de trabalho, o SBT ousa mais nas suas escolhas. A letra usada parece manuscrita, como se fizessem parte da carta que aparece logo no início, amarrando graficamente toda a vinheta.

Mesmo não sendo inovadora, a abertura de “Corações Feridos” foi bem construída e conseguiu trazer um pouco das sensações e da própria história da trama.

Ficha Técnica
Ano: 2012
Canal: SBT
Produção: SBT
Trilha: “Coisa de Deus” (de Rick e Kadu Ferraz por Rick e Renner)
Fonte: Blog Televisual

Anúncios

3 Respostas to “Abertura: Corações Feridos”

  1. Bianca H. Pavan Domingos 19/03/2012 às 14:58 #

    esta novela e muito linda demais . eu amo esta novela.
    Bianca pavan

    Curtir

  2. luana 19/05/2012 às 21:55 #

    casal mais liiiiiiinnnnnnnnddddddddddoooooooo da novela amanda e eduaRDO E CLLLARRRRO EU AMO ESSA NOVELA PENINHA QUE ESTA CHEGANDO FIM

    Curtir

  3. luana 19/05/2012 às 21:57 #

    AMO AMO AMMMMMOOO!!!!!!

    Curtir

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.