A memória é uma Ilha de edição [ Tércio Fernandes ]

16 mar

Texto de Tércio Fernandes ( Choco la Design )
A frase de Wally Salomão não podia está mais certa. A memória é seletiva, é refinada e o melhor de tudo, mostra que todos somos na essência, montadores. Nenhum de nós lembra do ano de 2012 por completo mas somos perfeitamente capazes de contar, sem perder o sentido, todas as nossas realizações, acertos e erros.
Sem o conhecimento de softwares específicos somos capazes de contar e montar, pelo menos mentalmente, uma boa história. E é só dessa capacidade que precisamos para sermos bons montadores.

O Montador

Antes é preciso dizer que, no Brasil, montadores e editores são os mesmo profissionais. Só tendemos a diferenciá-los por sua área de atuação. O editor geralmente está associado ao trabalho com mídias digitas, tv, publicidade etc. enquanto o montador atua no cinema.

O montador entra em cena quando a produção já começou e é na pós-produção que seu trabalho é realmente indispensável. Com a etapa de produção completa é ele quem vai adicionar sons, música e efeitos especiais. Além de dar sentido a história.

O editor de vídeo/montador é o profissional que precisa conhecer tudo que envolve uma produção audiovisual. Tem que saber ler e interpretar um roteiro, selecionar bons planos, boas sequências, reconhecer uma boa fotografia, cor, tipos de câmeras e lentes, saber quando o ator foi bem, ou não, e ser frio. Frio pra jogar fora aquele take que a equipe de produção demorou um dia inteiro pra gravar.

“Os objetivos dos montadores são precisos: encontrar a continuidade narrativa para a imagem e o som do filme, e refinar planos visuais e sonoros que criarão a ênfase dramática para que o filme funcione.” – Ken Dancyger

O Motion

Com o tempo surgiu o motion graphics e a integração design e vídeo começou com mestres como Saul Bass. Hoje visto como uma evolução natural do design gráfico, o motion graphics já recebe a alcunha de motion design (mas eu prefiro chamar motion graphics). Agora, um montador tem na lista de conhecimentos, além dos já citados, softwares de motion como o After Effects, animação tradicional e 3D. E isso tudo é o conhecimento básico e não o diferencial do profissional de edição de vídeo.

As Obrigações do Montador

Trabalhamos para buscar a continuidade narrativa, ou seja, contar uma boa história. Por isso precisamos saber tudo que envolve o ato de contar uma história. Não adianta, então, querer criar uma boa animação com a câmera do After sem nunca ter operado uma câmera real. Sem nunca ter feito uma pan, um tilt ou usado um travelling. Sem nem saber diferenciar as opções de lentes disponíveis no software.

Não adianta dedicar horas de estudo em iluminação 3D sem nunca ter aberto um “butterfly”, carregado um rebatedor por algumas horas ou saber quando se precisa de um mini-brut ou de um Fresnel. Isso vale pro vídeo, animação de personagens ou motion graphics.

Chegamos a um tempo em que não é mais o montador o único profissional que precisa aprender tudo que envolve uma produção audiovisual. Hoje, o profissional de motion tem que saber o que é uma sequência e todos os conceitos aplicados à concepção de um quadro.

Isso tudo ainda sem entrar no mérito da montagem em si. A edição de vídeo exige conhecimentos próprios.

A relação montagem-design-cinema está cada vez mais forte e pra quem enxerga o quadro como um todo elas já não se diferenciam mais e ainda agregam a fotografia, a arte e a música.

O diferencial hoje em dia é a experiência no mundo real. Com câmeras de verdade, lentes, luzes e suor.

Não conheço a fórmula pra ser um grande montador, mas vou compartilhar aqui com vocês o caminho percorrido por bons montadores do Brasil e do mundo.

Fonte: Choco la Design

Anúncios

2 Respostas to “A memória é uma Ilha de edição [ Tércio Fernandes ]”

  1. ttercio 18/03/2013 às 07:56 #

    Obrigado por compartilhar meu post. Acompanho o blog de vcs há um tempo já e sempre foi uma otima fonte de informação pra mim.
    Obrigado novamente e abraços

    Curtir

  2. Pablo Café Barreiro 26/04/2013 às 11:12 #

    Verdadeira magia isso que a gente faz! Parabéns a todos os motion designers!

    Curtir

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.