[Abertura] Além do Horizonte

9 dez

A novela da Rede Globo, Além do Horizonte, traz três jovens protagonistas Lili (Juliana Paiva), William (Thiago Rodrigues) e Rafa (Vinícius Tardio) em uma grande busca da felicidade, indo além dos seus mundos ou realidades.

Estas três personagens são apresentadas logo na vinheta de abertura, em belos cenários paradisíacos, gravados no Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. A câmera adentra continuamente as paisagens e se aproxima dos jovens, que olham sempre para o horizonte. de modo a causar sensação de imersão e reforçar o conceito trazido pelo próprio nome do folhetim.

A técnica utilizada hyperlapse caracteriza-se basicamente por uma animação com velocidades variadas de fotografias retiradas a partir de movimentos de câmera percorridas em longas distâncias. Esse recurso estético permitiu enfatizar as incríveis imagens naturais e o clima de aventura presente na história.

As cenas são interligadas pelo mesmo movimento contínuo e por detalhes inseridos como elementos de passagem. Alguns desses elementos funcionaram bem, como o reflexo da lente de um óculos ou a tela do celular, mas outras conexões pareceram forçadas, como uma carteira ou um nó na madeira que abrem para o outro local.

Apesar da estilização desnecessária de um por-do-sol no logotipo, a assinatura gráfica é eficientemente integrada a vinheta. Ao posicioná-la grandiosa entre montanhas e sobre o mar reforça e resume os conceitos estabelecidos na vinheta e na novela.

Em relação a trilha sonora, foi escolhido a opção mais óbvia, mas não a melhor. Apesar de ter uma letra relacionada e ser uma canção bastante conhecida, o sucesso da Jovem Guarda ”Além do Horizonte”, cantado por Erasmo Carlos em uma versão samba-rock, não combina com o proposta de aventura e mistério. A vinheta pedia naturalmente algo mais contemporâneo, inovador e menos festivo.

A abertura traduz de modo satisfatório e coerente a trama e seduz imediatamente o espectador a continuar acompanhando a história. Cabe agora o novela cumprir o seu papel.

Ficha Técnica
Ano: 2013
Canal: Rede Globo
Direção: Alexandre Pit Ribeiro
Produção: Rede Globo
Trilha: “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos por Erasmo Carlos

Créditos: Blog Televisual

Anúncios

Uma resposta to “[Abertura] Além do Horizonte”

  1. Claudinei Morais 10/12/2013 às 15:45 #

    Interessante mesmo é a grande semelhança existente entre esta abertura e o videoclipe do grupo Cassius, realizado em 2002/2003 – http://www.youtube.com/watch?v=jkDaWtT8ikU – plágio? inspiração? uso acidental da mesma técnica? Ignorando a resposta, sei dizer que gosto muito mais do videoclipe.

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s