Clássicos da Globo com novas identidades

19 dez

Após mudanças radicais nas identidades de dois clássicos da Rede Globo, Sessão da Tarde e Vale a Pena Ver de Novo, mais dois programas tradicionais tiveram suas marcas completamente renovadas: o Video Show e o Esporte Espetacular.

Junto com mudanças de formato, cenário e apresentador, a revista vespertina auto-promocional do canal recebeu uma marca muito mais madura e consistente. A tipografia brinca de forma inteligente com o conceito de bastidores, virando as letras e mostrando literalmente o que há por trás de uma televisão. As coloridas entradas de cabos viraram ingredientes para os bonitos videografismos que compõem as reportagens e cenários.

logo_videoshow_2013

Já a programa esportivo Esporte Espetacular recebeu, em comemoração aos seus 40 anos, uma merecida repaginada em sua identidade. Há tempos ele apresentava uma composição conceitualmente e tecnicamente incompreensível. O letreiro brilhante “esporte” e sua sombra, formada pela palavra “espetacular” foram felizmente trocados por uma assinatura mais harmônica. O tradicional símbolo, o “E” estilizado, presente desde o início da atração, volta a sua configuração bidimensional, sem os mirabolantes brilhos e perspectivas. E as duas palavras do logotipo aparecem equilibradas entre si e com o restante da composição. A abertura, apesar de não inovadora, apresenta diversas modalidades esportivas com grafismos geométricos contemporâneos e visualmente integrados com a nova identidade.

Essas atualizações significativas mostram definitivamente quebras profundas nos paradigmas estéticos consolidados por Hans Donner nas últimas décadas. Além do programas, essas mudanças já se espalham pela própria marca, que agora se apresenta bem diferente do aspecto platinado. O símbolo do canal está sendo adotado em um tamanho reduzido, bidimensional e em cores cambiantes no final das chamadas e vinhetas (sem falar das redes sociais) com uma frequência cada vez maior.

Para quem esperava uma mudança de identidade visual do canal, em razão das declarações de Donner no começo do ano, pode-se dizer que ela está definitivamente acontecendo. Porém de forma gradual. O que era de se esperar para um empresa extremamente conservadora, mas que se vê obrigada a se reinventar em busca de uma audiência cada vez mais exigente e dispersa entre os vários canais de televisão e internet.

sessaodatarde_antesdepois

antesedepois_valeapena

antes_depois_videoshow

antes_depois_esporteespetacular

Créditos: Blog Televisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s