Abertura | Em Família

6 fev

Manoel Carlos apresenta uma narrativa própria em suas novelas. Costuma tratar de relações familiares com um tom naturalista e com uma ênfase nas personagens femininas e na classe média alta. ”Em Família”, sua última novela, promete não fugir dessa grife.

A abertura, como não poderia deixar de ser, trata dessas relações familiares. Bastante simples, ela exibe uma árvore com fotos das personagens em todas as fases, penduradas nos galhos por fios dourados. A relação com a árvore genealógica não poderia ser mais clara e óbvia. Entretanto, sua representação se mostrou pertinente e sua apresentação sofisticada.

A inspiração para a criação da abertura veio mais uma vez da internet. O estúdio australiano Bluehat desenvolveu um vídeo customizável com a mesma ideia e estética. A equipe de videografismos não utilizou o template, mas o vídeo é indubitavelmente bem próximo da versão gringa. Tenho a impressão que será um período de vacas gordas para os designers da Austrália.

Segundo o departamento de Comunicação do canal, as decorações de festas também serviram de inspiração. “Nossa ideia foi reforçar esses laços familiares com fios de ouro, mostrando como essas relações são valiosas. Fotos em árvores também têm sido muito usadas na decoração de festas e celebrações familiares. Conhecíamos a referência do site, mas ela não foi a única que usamos”.

A trilha sonora da vinheta de “Em Família” mais um vez utiliza um clássico carioca romântico da música popular brasileira: “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e interpretada por Ana Carolina.

Em relação à assinatura visual, o logotipo caligráfico da novela consegue sintetizar de maneira agradável a delicadeza e romantismo da abertura. Diferente da fonte dos créditos que causam ruído. Atrapalham a visualização das fotos, simplesmente por uma falta de cuidado na disposição dos letreiros.

Como se pode notar, originalidade não é algo que se esteja buscando. Procura-se de todas as formas preservar nesta novela a inegável marca registrada do Maneco, que assim como a vinheta, possui uma trama fundamentada em um template particular, com “Helenas” e “Leblons” inclusos.

Ficha Técnica

Ano: 2014
Canal: Rede Globo
Produção: Equipe Videographics
Trilha: “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes por Ana Carolina

Créditos: Blog televisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s