O processo de Animação | VideoClipe

10 fev

Texto: Rafael Araújo – chocoladesign.com

Olá galera, hoje vou compartilhar um trabalho bem bacana em que pude participar, contarei de uma forma simplificada como foi criar uma animação para a música You And Me And The Bright Blue Sky da Fernanda Takai.

O clipe digirido pelos diretores André Saito e Cesar Nery, dupla conhecida como Kid Burro, propuseram transformar a letra da música numa narrativa do ponto de vista de um cão fiél a sua companheira. Segundo eles, a Fernanda deu total liberdade criativa para a elaboração do roteiro e, a partir daí, imprimiram um olhar cinematográfico para o projeto, transformando a música na trilha sonora da história dessa dupla.

A bela fotografia do clipe se dá por conta dos dois dias de filmagem no deserto argentino “La Quebrada de las Conchas”, e o protagonista cão “Goro”, surpreendeu a todos por ter sido encontrado pela produção no meio da estrada, foi o par perfeito para contracenar com a atriz Andrea Lombardi.

“Nosso roteiro pedia uma locação no deserto, o que dificultava muito que as filmagens fossem feitas em São Paulo ou até mesmo no Brasil. Foram duas diárias intensas na Argentina, mas que trouxeram um resultado que certamente não iríamos atingir se tivéssemos simulado esse ambiente por aqui”, explica o diretor Cesar Nery.

Para transmitir o pensamento do cachorro, o coletivo de vídeo Los Cabras (onde eu participei) foi responsável por uma animação de 30 segundos em preto e branco para reforçar a reflexão do personagem – já que é assim que dizem que os cachorros enxergam.

O briefing para animação

O processo da animação começou antes das filmagens, então após algumas conversas com os diretores, tivemos grande liberdade para criar, desde que fosse bem lúdico e que mostrasse a forte relação do cão com a dona, adotamos também um estilo frame a frame para o visual da animação. O primeiro passo foi apresentar um storyboard com a ideia formada, e alguns rascunhos para definir a personalidade da atriz.

Com alguns ajustes e mudanças, assistimos diversas referências e alinhamos tudo antes de começar as animações, no total tivemos um prazo apertado: 2 semanas de trabalho árduo para a produção, com uma carga horária que variava bastante, mas que basicamente tomava todo o dia, boa parte foi feita no photoshop, pintando frame a frame as cenas em 12 quadros por segundo, e finalizada/composta no after effects, aplicando as texturas e acertando os detalhes pendentes.

Para as alterações tivemos mais tempo, cerca de 1 mês, e pudemos trabalhar com mais tranquilidade, com o estilo já determinado poucas mudanças foram pedidas além de 1 cena nova que não tinha no primeiro animatic apresentado. Foi um desafio e tanto, além de uma experiência totalmente nova, mesmo correndo contra o tempo foi um trabalho com um resultado muito legal e a mescla de cena animada com os takes filmados deu super certo.




Animar somente 30 segundos dá mais trabalho do que parece minha gente! espero que tenham gostado e até a próxima! 🙂

Texto: Rafael Araújo – chocoladesign.com

Anúncios

Uma resposta to “O processo de Animação | VideoClipe”

  1. ezequielsgp 12/02/2014 às 22:32 #

    Republicou isso em ART n' Multimedia* .

    Curtir

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s