Identidade Visual | Rede Globo

8 abr

Prestes a completar 50 anos, a TV Globo passa a usar, a partir de agora, uma nova identidade visual.

Do traço simples à esfera em 3D, a marca da Globo se transformou, ao longo dos anos, e está mudando de novo. Ela, que faz parte da vida de todo brasileiro, está mais leve, mais clara. E pela primeira vez, com movimento.

Você pode não ter idade para lembrar, mas a primeira marca da TV Globo já indicava movimento. Quatro números quatro identificavam o canal da emissora, no Rio de Janeiro. Formavam um catavento. Isso foi em 1965, ano de estreia da Globo. A TV ainda era em preto e branco, época dos teleteatros.
O catavento se transformou em um Globo cinco anos depois. As novelas começavam a conquistar as noites do brasileiro.

O Fantástico tinha apenas um ano de vida quando a marca mudou de novo. Ficou maior, conectando o mundo.
Em 1975, ganhou cor e uma nova identidade visual nascida do talento de um designer em um guardanapo de papel.

“Rabisquei o mundo. E o mundo, que se tratando de televisão, recortei uma tela de televisão e coloquei o mundo dentro, que é praticamente o conceito dessa marca”, explica o diretor de arte Hans Donner.

Um conceito preservado até hoje e que acompanhou as mudanças que aconteciam no Brasil e no mundo. Uma nova democracia, uma nova economia, um novo milênio, um novo Papa. Sempre em evolução, sempre mudando e, agora, em 2014, outra grande transformação.
“Ela ganhou vida, que nenhuma marca de televisão do mundo tem”, disse Hans Donner.

Deixou de ser metálica para assumir qualquer forma, qualquer textura.
“Essa é uma mudança significativa. Ela passa a ser branca, e o branco é a soma de todas as cores e ela ganha movimento. E o movimento é exatamente o que a Globo procura na sintonia com a sociedade. E isso se traduz através de produtos. Produtos diferentes, produtos variados, gêneros variados na grade da programação. E esses produtos passam a ser cada vez mais inovadores, cada vez mais ousados, cada vez mais criativos”, explica o diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder.

Uma marca que é sinônimo de televisão no Brasil. Imagem de um padrão de qualidade internacional. Traz o mundo para dentro de casa. Reflete sonhos e anseios, transmite informação e diversão. Traz os traços da inovação e da criatividade. Feita de tecnologia e emoção. Uma marca que identifica o melhor do jornalismo, do esporte e do entretenimento.

E retrata toda a nossa evolução. Toda a nossa inquietação. Permanente movimento de uma televisão em sintonia com a sociedade e com o seu tempo.
A partir de agora, esta nova identidade visual da TV Globo vai aparecer não só no plim-plim dos intervalos. Ela vai estar presente em tudo, principalmente nas vinhetas da programação. Clara, viva, em movimento. É a cara da Globo.

Confira abaixo a transição das marcas da TV Globo.

Logotipo novo TV Globo (Foto: TV Globo)

 

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s