Identidade Visual | Canal Viva

30 maio

Texto: André Luiz Sens

O canal Viva foi conquistando uma audiência plural, contaminada pela nostalgia dos antigos programas da Rede Globo. As novelas e programas da década de 80 e 90 reapresentadas pelo canal voltaram a ter um grande retorno entre os espectadores. Portanto, a identidade do canal, extremamente feminina e delicada, não estava de fato alinhada com seu público real.

Em razão disso, a equipe de criação da Globosat, em parceria com o estúdio KOI Factory, desenvolveram uma nova comunicação mais vibrante e generalista, de modo a enfatizar a qualidade e diversidade da audiência e da programação.

Processo Criativo

viva_ajustesmarca

Manuel Falcão, gerente de Criação de Arte da Globosat, concedeu uma entrevista ao site Televisual sobre alguns detalhes do projeto:

André Luiz Sens – Quais as percepções e motivações que levaram ao reposicionamento da identidade do canal?

Manuel Falcão – Após 4 anos de sucesso, o canal Viva conquistou uma audiência mais abrangente, homens e mulheres 25+. O novo on-air deveria refletir esta mudança. A identidade visual deveria perder seu aspecto exclusivamente feminino. Deveria também ser trabalhado a valorização do retrô e a ressignificação do acervo com o objetivo de gerar uma imagem forte, única, atual e alinhada com a programação do canal. Acreditamos que esta nova imagem, forte e alegre, vai reforçar a ótima programação que o canal apresenta. O público vai se surpreender positivamente e os anunciantes vão encontrar um espaço mais moderno e atrativo.

André Luiz Sens – Que soluções estéticas foram tomadas para atender essa audiência percebida do canal?

Manuel Falcão – Pra ganhar abrangência dentro do nosso target, foi trabalhada uma nova paleta de cores que representa a diversidade do nosso publico e programação. O on-air, traz também novos grafismos e um estilo de animação bem diferenciado do anterior.

André Luiz Sens – A marca gráfica sofreu apenas alguns ajustes. Porque a opção por mantê-la?

Manuel Falcão – Este foi um dos principais desafios do projeto, como fazer esta mudança sem ferir a percepção de uma marca de sucesso e bem avaliada pelo público. Fizemos diversos estudos buscando uma nova marca, mas apesar da ruptura na identidade visual, decidimos manter a essência da logo. É uma marca que o publico conhece, tem força e achamos importante sermos consistentes neste aspecto.

_0001_viva_rebrand_2014

 

André Luiz Sens – Quais foram as principais referências utilizadas nesse projeto?

Manuel Falcão – As principais inspirações para este on-air foram a própria programação do canal e a nova frase conceitual adotada com slogan: “Viva, as melhores surpresas”. Isto nos possibilitou trabalhar o retrô e criar uma linguagem mais alegre e pop.

André Luiz Sens – Quanto tempo e quantas pessoas foram envolvidos no desenvolvimento do projeto?

Manuel Falcão – Este projeto teve 6 meses de duração e a equipe foi composta por um gerente de criação, um coordenador de criação, um coordenador de pesquisa e planejamento, um coordenador de produção, dois designers, uma produtora e dois sound designers. Para as vinhetas em 3D, trabalhamos com a parceria da KOI Factory.

Ficha Técnica

Produção: Criação de Arte Globosat e KOI Factory
Gerente de Criação: Manuel Falcão
Coordenação de Criação: Ricardo Moyano
Coordenação de Pesquisa e Planejamento: Marcio Leite
Coordenação de Produção: Ricardo Leo
Design: Rodrigo Leme, Ricardo Moyano e Felipe da Volta e Marcio Leite
Animação 2D: Rodrigo Leme e Felipe da Volta
Animação 3D: KOI Factory
Direção: Luciana Jordão
Produção: Patricia Hermes da Fonseca e Tatiana Fernandes
Sonorização: Big Foot
Sonorização Reel: Jingle Punks

Fonte: Televisual
Texto: André Luiz Sens

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s