Identidade Visual | Gazeta

2 jul

Texto: André Luiz Sens

Parecendo deixar de lado a intenção de competir com as grandes redes televisivas, que cada vez mais rumam a verdadeiras cruzadas para alcançar novos espectadores, a Rede Gazeta, adotou em 2014 um novo posicionamento mais segmentado para a sua programação.

Há mais de 40 anos no ar, a Gazeta sempre fez parte da história e evolução da televisão brasileira, com importantes inovações tecnológicas e memoráveis transmissões. Entretanto, com o tempo foi sendo sufocada pelos demais canais, que a todo custo tentavam abraçar a grande massa, sem focar nas inúmeras idiossincrasias regionais. A Gazeta hora ou outra ia neste embalo, até definitivamente se dar conta que o seu verdadeiro público está em seu próprio quintal. O foco do canal agora é totalmente centrado à cidade de São Paulo e todas os diversos fios culturais que compõem a principal capital brasileira.

Essa mudanças se refletem na marca, que abandona a renderização 3D e cromada para dar espaço à uma síntese mais limpa e moderna dentro do estilo flat, uma tendência que começa a aparecer entre as emissoras brasileiras. Em sua forma de fácil reconhecimento e aplicação, apresenta referências as linhas modernas e padronizadas da cidade e uma paleta cromática mais viva.

antes depois gazeta

simbolo_gazeta

Esta reformulação estética se estendeu também a arte gráfica e ao cenário dos programas. Muitas vezes, com a capital paulista como plano de fundo. Além disso, novas atrações entraram na grade para atender este novo posicionamento, como os programetes inseridos dentro dos intervalos comerciais com conteúdos de prestação de serviços aos paulistanos, como dicas de lazer, histórias de ruas e bairros e modelos de cidadania.

Embora superior ao trabalho realizado até então, o aspecto gráfico deste rebrand ainda apresenta certas limitações técnicas e algumas escolhas um tanto duvidosas, bastante características do modelo de linguagem do canal. Entretanto, é interessante analisar como, pela primeira vez em muitos anos, a Gazeta pensa em uma estratégia sólida para atingir seu público e conseguir abocanhar uma parcela do nada amigável mercado publicitário paulista. Isso mostra também o quão fundamental é a existência de veículos locais que traduzam e abriguem a realidade de um determinado público dentro da diversidade do país.

Ficha Técnica

Ano: 2014
Canal: Rede Gazeta
Design: Departamento de Comunicação Social – Fundação Cásper Líbero
Texto: André Luiz Sens
Fonte: BlogTelevisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s