CINEST | Festival Nacional de Cinema Estudantil

16 jul

O CINEST é um festival de cinema focado em produção de curtas por jovens estudantes do ensino fundamental e médio, e está com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

O Festival surgiu em 2012 como uma mostra de curtas-metragens produzidos por alunos de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul. A intenção é, desde o início, incentivar a produção artística audiovisual na escola, criando assim um canal para divulgação dos trabalhos e para troca de experiência entre os envolvidos. Nesta segunda edição, a mostra já possui curtas internacionais e fez contato com países como Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

O CINEST foi criado pela PIAZITO ARTE E CULTURA, uma instituição sem fins lucrativos de Santa Maria (RS). A ideia é, por meio da sétima arte, promover um intercâmbio cultural, além de incentivar a criatividade e o interesse pelo âmbito cinematográfico. Dessa forma, é possível descobrir novos talentos e criar uma verdadeira integração entre escola, aluno e família.

Segundo Mariângela Cardoso, produtora executiva do Festival e uma das idealizadoras, ao lado de Rudmar Marques e Daniel Paim, o surgimento do Festival foi muito natural. “Eu participo de um grupo da Piazito que ministra oficinas de audiovisual para alunos em escolas públicas de Santa Maria. A gente vinha dando essas aulas e eu comecei a perceber todo mundo que participava, eu via o potencial dos alunos e dos professores”, lembra. As oficinas também são muito importantes para dar o respaldo necessário aos alunos que querem participar do Festival. Segundo Mariângela, alunos do quinto ao nono ano e do ensino médio recebem essas oficinas. “Eles têm pouquíssima noção de produção audiovisual e são poucas escolas que têm condições de oferecer alguma base nesse sentido”, afirma.

Os equipamentos para as oficinas e para a produção de vídeos para o Festival em geral são de voluntários, também. Neste ano a equipe vai se inscrever em editais públicos para tentar conseguir o equipamento. Porém, uma alternativa para a falta de equipamentos profissionais é a utilização de dispositivos móveis. Com tanta gente usando smartphones, a realização de vídeos se torna mais acessível em lugares com menos condições.

Para Mariângela, a iniciativa é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos. “O cinema é uma das maiores ferramentas dentro de uma sala de aula, tanto sendo produzido em conjunto com os alunos, como também na exibição de filmes em sala de aula”. Segundo ela, além do Festival, ela e outros professores também utilizam curtas e longas em sala de aula, para discutir assuntos atuais.

A programação do Festival é gratuita, aberta ao público nacional e conta com debates, exposições e mostras de cinema. Para aqueles que quiserem conhecer o evento e não puderem estar presentes fisicamente, o site do CINEST vai disponibilizar transmissões da programação, por meio de um canal de Web TV onde serão realizadas transmissões de vídeo e Web Rádio para transmissões de áudio.

O 2º Festival Nacional de Cinema Estudantil e 2ª Mostra Internacional de Cinema Estudantil serão realizados de 8 a 10 de outubro de 2014 e as inscrições são gratuitas.

Podem ser inscritos curtas-metragens de até 20 minutos, realizados por alunos e apenas sob orientação dos professores. Para participar, é preciso enviar a Ficha de Inscrição e a folha de Outras Funções da Equipe, preenchidas, impressas, assinadas e carimbadas para enviar juntamente com o vídeo e com uma foto ou cartaz da Obra. Também é possível se inscrever pela internet, enviando os documentos digitalizados.

Para saber mais detalhes, confira o regulamento no site do Festival.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s