Abertura | Geração Brasil

24 jul

Texto: André Luiz Sens

A novela Geração Brasil mistura de modo caricatural o universo da tecnologia com a cultura brasileira. Jonas Marra (Murilo Benício), o Steve Jobs tupiniquim, volta ao seu país trazendo sua família e a sua bem sucedida empresa de tecnologia do Vale do Silício.

Esse é justamente o mote abordado na vinheta de abertura. O símbolo da Marra Brasil, uma simpática abelha estilizada, em alusão evidente ao símbolo da “concorrente” Android, aparece em enxames invadindo o Brasil a partir de seus discos voadores. Os insetos transformam o país em pixels, os átomos do mundo digital, representados através de cubos multicoloridos e brilhantes. Uma mistura de elementos em live-action com computação gráfica tridimensional que lembram bastante o curta Pixels e que certamente serviu de inspiração para o projeto. Porém, ao contrário do clima de caos e destruição apresentado pelo filme criado por Patrick Jean em 2011, a abertura busca uma mensagem mais positiva. Mostra como a digitalização pode promover a alegria e a criatividade.

A marca, essencialmente tipográfica, se mostra bastante efetiva ao ilustrar a cultura dessa geração conectada que brinca com a construção semântica das palavras. Assim como acontece nas conversas na internet, letras são trocadas por números sem que haja uma perda do entendimento literal.

A música também não poderia ter sido mais oportuna. “País do Futebol”, na voz do funkeiro MC Guimê, fala das oportunidades da nova geração, É claro que no caso da canção, não trata da revolução nerd apresentada na trama, mas a associação foi bem feliz. Contudo, fala do futebol brasileiro, exatamente quando a Copa do Mundo acontece no Brasil. Circunstância que é inclusive introduzida na trama. Seu refrão forte e popular, para não dizer chiclete, ajuda também na fixação. “No Flow”, assim como o inesquecível “Oi Oi Oi” de Avenida Brasil, aparece como um componente importante na identidade do produto.

Ficha Técnica
Ano: 2014
Canal: Rede Globo
Produção: Mariana Magoga, Alexandre Pit Ribeiro e Videographics – Rede Globo
Trilha: “País do Futebol”, de Mc Guimê
Texto: André Luiz Sens
Fonte: Blog Televisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s