Tela Brasil | Oeditor

5 ago

O Portal Tela Brasil, parceiro do site Oeditor.com desde 2009, é o desdobramento e a inclusão dos projetos Cine Tela Brasil e Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil na era digital e dá continuidade a uma trajetória que vêm sendo construida há anos pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Em 1996, Laís e Luiz começaram a exibir filmes brasileiros em praças públicas e escolas de São Paulo. Naquela época, a dupla contava apenas com uma perua Saveiro, um projetor de 16 mm, uma tela montável e alguns curtas-metragens brasileiros. Era o Cine Mambembe, que, mais tarde, romperia as fronteiras de São Paulo levando o cinema para todos os cantos do Brasil, com um novo projetor 35 mm, uma equipe de projecionista e produtores e com o apoio do Ministério da Cultura.

Em 2004, o Cine Mambembe recebeu seu primeiro patrocínio direto: o grupo CCR viabilizou a criação da inédita sala de cinema ambulante. Com 225 cadeiras, ar-condicionado, projetor 35 mm, som surround e projeção cinemascope, num ambiente protegido da luz e da chuva, essa estruturada tenda transformou o Cine Mambembe em Cine Tela Brasil.

O pioneirismo do projeto não parou na sala de exibição itinerante. Em 2007, o Cine Tela Brasil passou a levar, também, uma equipe de cineastas-educadores para as comunidades por onde passa, por meio da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil.

Em 2008, com o patrocínio da Fundação Telefônica e a parceria com a CCR, uma nova sala itinerante foi inaugurada.

Essa nova parceria também viabilizou a construção do Portal Tela Brasil, que vai ao ar para oferecer formação e informação sobre o universo audiovisual, de maneira totalmente virtual, para jovens e adultos.

Seja com as salas de cinema itinerante, com as salas das oficinas ou com as salas virtuais do Portal, o projeto Tela Brasil viaja cada vez mais longe para ficar mais perto de quem quer conhecer o cinema.

No portal Tela Brasil, o internauta pode participar das Oficinas Virtuais, nas quais percorre todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. Cada oficina também é composta por exercícios virtuais. O portal traz ainda muita informação: notícias, inscrições para festivais e cursos, dicas de lançamentos no cinema, filmografias e bibliografias.

Para acessar o portal Tela Brasil clique aqui

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s