Silversun Pickups | ALEXA ARRI

28 set

O mais recente vídeo clipe “Cannibal” da banda Silversun Pickups, transporta o espectador para um situação assustadora e intensa. Um a um, nós acompanhamos as pessoas correndo na escuridão, talvez por toda a vida. A diretora Suzie Vlcek explica, “Eu penso que vídeo clipes são como poemas ou uma meditação em um estado de espírito. “Cannibal” está falando sobre medo e essas lentes nos deram um espaço negativo atrás das pessoas que estavam correndo, elevando ainda mais o mistério, um trecho escuro e uma infindável fuga do desconhecido. A câmera ALEXA capturou maravilhosamente a profundidade da emoção e movimento.”b_SSPU_cannibal_CU_nikki_bandBG_02

Além da câmera ALEXA, a produção utilizou as lentes Master Anamórficas da ARRI / ZEISS 35mm, 50mm, e 75mm. O diretor de fotografia Drew Bienmann explica que “A canção é muito dura e fria, Suzie e eu sentimos que o visual precisa ser igual. A combinação das Master Anamórficas com a câmera ALEXA, nos deu uma imagem totalmente nítida. Esta combinação, contrastada e de tonalidade fria, resultou em algo que nós realmente gostamos quando mixamos com a trilha sonora.”

Para o produtor Eric Morgan, as Master Anamórficas ajudaram a intensificar as ações na tela. “O conceito e tom de Suzie, dentro de seu tratamento, dependia da capacidade do público para criar empatia e se concentrar quase que completamente sobre os movimentos e expressões faciais de nossos atores. Quando começamos a editar, ficou claro que a relação do aspecto dessas lentes forçava naturalmente os olhos do espectador a se concentrar na ação principal. Isso acrescentou uma intensidade na dramatização onde nenhum de nós imaginamos originalmente…”

b_SSPU_cannibal_wide_02

Vlcek acrescenta, “Essas lentes estão muito além de qualquer outra do mercado e para alcançar este look com recursos de um vídeo clipe, é uma loucura. Eu não posso me imaginar usando nenhuma outra coisa.”

Do ponto de vista da produção, Morgan se sentiu inteiramente a vontade em gravar com a ALEXA por conhecer a versatilidade e segurança da câmera. Ele diz: “Eu sabia que estava trabalhando com um orçamento baixo e independente além de uma equipe sem tempo extra e sem recursos para regravações ou qualquer possibilidade de depender de muito efeitos visuais; eu precisava de algo que ambos os departamentos, de câmera e de pós-produção, confiassem plenamente. Algo intuitivo, portátil, de fácil ajuste e confiável, tanto quanto capaz de oferecer os formatos necessários de imediato (e fácil), aptos a se integrar ao nosso processo de pós-produção.”

A produção frequentemente foi forçada a depender do pensamento criativo devido aos recursos limitados. Na iluminação das cenas em movimento (corridas), os filmakers apresentaram uma solução simples. “Nós tinhamos um refletor M18 da ARRI posicionado na ponta do braço de uma vara, na lateral do nosso caminhão de câmera.  A qualidade da luz que nós conseguimos foi muito bonita”, diz Bienemann.

Com a configuração de iluminação e um gerador na traseira da pick-up de um amigo, um braço do Steadicam foi preso num engate de um reboque. Observação do DF, “Nosso assistente de direção dirigiu, com a Suzie no banco do passageiro monitorando tudo, enquanto eu, nosso operador de Steadicam, Alex Kornreich  e nosso primeiro assistente de câmera, estávamos na carroceria da pick-up. Eu não tinha certeza que tudo irai caber na traseira da pick-up, mas nós demos um jeito!”

Gravar no “estilo de guerrilha” não é novidade para Bienemann, cuja as obras líricas incluem os vídeo clipes “Genesis” dos Grimes, “Next Stop” do Bleached e “Today’s Supernatural” do Animal Collective. “Meu estilo pessoal envolve apenas luzes práticas  e rodando o set com a câmera no meu ombro enquanto faço o foco ao mesmo tempo, o que não é um estilo de fácil adaptação para gravação em formato anamórfico. Essas lentes (Master Anamórficas), entretanto, seria uma escolha perfeita para o tipo de situação com pouca luz, mas num ritmo acelerado como eu gosto. Tendo compartilhado tudo isso, eu não posso imaginar um cenário no qual eu não queira capturar com essas lentes. Elas são simplesmente belíssimas.”

Assista o resultado:

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s