DESIGN NA TV | Pensando Vinheta

18 out

Em sua origem, o termo vinheta designava representações visuais de caráter simbólico que ornamentavam as iluminuras. As vinhetas ganham identidade gráfica com o aparecimento da imprensa e se tratam de uma das primeiras manifestações do design – tendo sua origem nas iluminuras. Após as primeiras vinhetas criadas pela TV, o Brasil tem se destacado mundialmente em termos de produção de vinhetas televisuais. Atualmente, o refinamento das técnicas permite efeitos diversificados, com movimentos rápidos, a ilusão da tridimensionalidade, as metamorfoses das imagens, grafismos, jogos cromáticos e sonoros. Todos estes, entretanto, dependem da supervisão e do envolvimento de um designer, que acrescenta uma dimensão poética aos efeitos programados pelo computador.
capa
Assim, dado esta relevância, este livro, DESIGN NA TV: Pensando Vinheta, escrito pelo designer e professor academico Rogerio Abreu , mostrará aspectos históricos, técnicos, reflexivos, processo criativo e os principais elementos de como pensar uma vinheta para a TV.

foto 1 lancamento

O que levou a produção desse livro?

Rogério Abreu – Desempenhei meu trabalho como designer no Videographics da TV Globo e neste período vivi muitas experiências, tanto positivas quanto negativas. Já na academia, cursando o mestrado em design, me aprofundei na analise e percebi a lamentável carência de criatividade e precária produção dos projetos atuais das emissoras brasileiras, se limitando as possibilidades da computação gráfica. É como se bastasse um operador de computador que dominasse softwares e não necessitasse pensar. O design que na década de 80 e 90 foi referência na TV, principalmente com os projetos da TV Globo, deram uma significativa empobrecida principalmente com a revisitação de conceitos do passado, bem como a otimizacão de tempo e custos. Como me tornei um pesquisador e docente universitário, desenvolvi a necessidade de escrever uma publicação brasileira que trouxesse, além de aspectos históricos, o processo criativo e elementos fundamentais para pensar vinheta na TV. Acredito que desta forma tenha conseguido contribuir para a potencialização do nível projetual dos profissionais que atuam hoje na televisão brasileira, tão significativa no passado. E ao mesmo tempo estimular novos designers a pensarem esta possibilidade de atuação, com qualidade.

foto 2 lancamento

Compre o livro clicando aqui

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s