Guardiões da Galáxia | ARRI

20 out

Captura de Tela 2014-10-20 às 14.46.36

Um dos filmes mais falados e bem sucedidos de 2014, GUARDIÕES DA GALÁXIA dos Estúdios Marvel, relata as aventuras de um grupo de desajustados intergalácticos fugindo de cowboys do espaço e alienígenas de pele azul. Dirigido e co-escrito por James Gunn, foi filmado pelo diretor de fotografia inglês Ben Davis, BSC, que falou com a ARRI News sobre o trabalho com a ALEXA XT no filme, assim como seu subsequente filme dos Estúdios Marvel, OS VINGADORES 2: A ERA DE ULTRON, no qual filmou no formato Open Gate em ARRIRAW. O equipamento de câmera para ambos os filmes, foram fornecidos pela Panavision, assim como as lentes Primo.

Captura de Tela 2014-10-20 às 14.56.59

Houve um processo de testes para decidir quais câmeras iriam ser usadas em GUARDIÕES? O que o levou para a ALEXA XT?

Testamos várias plataformas de câmeras, incluindo película; visualizo as diferentes câmeras digitais disponíveis,  como se fossem diferentes tipos de negativo. É uma questão de qual negativo é melhor para aquela filmagem em particular.

Uma das razões que gosto da ALEXA XT, é ser amigável. Gosto da maneira como a câmera é configurada e entendo o pensamento por trás dela; a ARRI faz câmeras para cineastas profissionais por muitos anos, portanto, eles têm uma ideia muito melhor do que é necessário em relação a novos fabricantes de câmeras.

Eu sabia que teríamos várias fontes quentes de luz para enquadrar e nos testes que vi a ALEXA tinha a melhor latitude; os highlights pareciam segurar muito mais e retinham mais cores do que outras câmeras.

 

É um filme muito colorido, a cor sempre foi um elemento importante para o filme?

Sim, com certeza. Em todo o trabalho conceitual, ficou claro que o mundo que queríamos construir seria repleto de cores, enquanto tínhamos verniz de areia e sujeira. Tínhamos personagens verdes, azuis e rosa, portanto não haviam personagens que não tivessem cores vibrantes indo para um look desaturado.

Todo mundo costuma retratar o espaço com muito preto e escuro, mas mergulhando dentro do telescópio Hubble, existem lindas imagens coloridas de nuvens de poeira cósmica, de modo que foi uma referência importante para nós. Em geral a ALEXA é muito fiel à cor e elas (as cores), foram representadas pela câmera da mesma maneira como aparecem para meus olhos.

Captura de Tela 2014-10-20 às 14.45.24
Cor, especialmente tons de pele, é prioritário para a tecnologia do sensor da ARRI e você tinha vários tons de pele diferentes.

Exatamente. Eu acho que estávamos levando a colorimetria da câmera ao seu limite, especialmente que um de nossos personagens era verde. Em termos de como o olho humano enxerga as cores, podemos ter muitas variações de azul ou amarelo, entre quente e frio, mas tão logo que você começa jogando com verde ou magenta, o olho humano é muito mais sensível e, portanto, a câmera também tem que ser muito mais sensível. Pequenas mudanças nesta gama de cores podem dificultar, então ter personagens verdes foi um grande desafio, mas a ALEXA entregou tudo que queríamos. Fizemos vários testes de maquiagem com nossos personagens coloridos e a ALEXA lidou muito bem.

Captura de Tela 2014-10-20 às 14.47.35

Você ajustou a temperatura de cor da câmera de uma configuração para outra?

De configuração para outra, não. Tentei manter uma disciplina, senão você gasta seu tempo no set sendo um colorista ao invés de diretor de fotografia. Tínhamos um LUT básico para o filme, mas sobre tudo isso, tínhamos ajustes CDLs individuais. A primeira parada das imagens vindas da ALEXA, era a tenda do DIT e então tudo era distribuído para monitores calibrados com LUTs e as CDLs. Também programávamos os arquivos de look da ARRI para a câmera, que replicava nosso LUT, para situações onde queríamos uma imagem do look final exato para o monitor on board da câmera.

guardians-of-the-galaxy-61

Filmei quatro ou cinco filmes com ALEXA, mas ainda estou encontrando o equilíbrio certo de onde estar no set, seja na câmera ou olhando em um monitor. No GUARDIÕES DA GALÁXIA, trabalhamos principalmente com duas câmeras e tínhamos operadores de câmera para ambas, portanto, eu ficava a maior parte do tempo olhando o monitor na tenda, junto com o diretor discutindo cada cena, correndo entre lá e o set de filmagem. No meu próximo filme serei o operador de câmera da unidade A, que será diferente; isso muda dependendo do filme.

 

Foi libertador gravar em ARRIRAW na câmera com a ALEXA XT?

Bem, havia muita ação e para isso você precisa que sua câmera seja mais portátil possível, portanto, é bom estar livre de um gravador externo. É também uma configuração mais robusta, pois você não tem uma conexão por cabos. A configuração da XT é muito melhor, porque acelera todo o processo.

Captura de Tela 2014-10-20 às 14.46.11

Enquadrávamos em 2.40:1 mas mantínhamos a área da imagem em ARRIRAW 4:3 o mais limpo possível. Para a versão em IMAX eles mudaram o formato da imagem para sequências de efeitos visuais mais pesados, indo para um quadro mais alto do IMAX, portanto tínhamos uma informação extra de imagem disponível, o que obviamente foi muito útil.

Captura de Tela 2014-10-20 às 14.46.45

Você filmou novamente com câmeras ALEXA XT em OS VINGADORES 2: A ERA DE ULTRON?

Sim, e foi utilizado o novo formato Open Gate. Na verdade nós filmamos com o Open Gate o filme inteiro e criamos o nosso próprio tamanho do quadro dentro desse, deixando cerca de 5% como área de proteção em torno das bordas para qualquer ajuste de efeito visual na pós. Deste quadro, extraímos uma imagem 2.40:1; mas, de modo geral, tentamos manter a área limpa total do Open Gate, onde, para os efeitos visuais, tiveram mais informação para trabalhar e também ajudava a construir uma segunda imagem para a conversão em 3D na pós. O Open Gate funcionou muito bem e foi confortante saber que estávamos gravando a maior área possível de imagem quando projetada em uma tela grande.

Captura de Tela 2014-10-20 às 15.09.27

Fonte: ARRI

Tradução: Mário Jannini

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s