Avid | Soluções aplicadas para FOX Sports na Copa do Mundo 2014

4 nov

Realizados entre os dias 24 e 25 de Setembro e 21 e 22 de outubro, respectivamente, os eventos regionais Nordeste e Centro-Oeste da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) contaram com a participação da Avid apresentando novos fluxos de trabalho para o jornalismo televisivo. Ministrada por Felipe Andrade, diretor de desenvolvimento de negócios da marca, a palestra apresentou também o case prático realizado para a FOX Sports para a cobertura da Copa do Mundo 2014.

Screen Shot 2014-11-04 at 16.48.54

Durante a apresentação, Andrade abordou os desafios do jornalismo moderno, como a necessidade de ter o conteúdo bruto disponível em qualquer lugar para o trabalho dos jornalistas e a distribuição para diferentes plataformas. “Hoje a demanda é por mais conteúdos em mais telas. A indústria tem centenas de fornecedores de tecnologia, uma situação que deverá mudar no futuro com menos players fornecendo soluções mais completas”, afirmou Andrade.

Como solução para o acesso ao conteúdo em qualquer lugar, gerenciamento de ativos de mídia e modernização do fluxo de trabalho, Andrade apresentou a visão Avid Everywhere. “Não se trata de um produto final exatamente, mas sim de um conceito de trabalho baseado no MediaCentral Platform, um sistema que abriga todo o fluxo de produção, seja da Avid ou de terceiros, pra modernizar e agilizar o trabalho das emissoras”, explicou.

 

FOX Sports

Para exemplificar os conceitos apresentados em sua palestra, Felipe Andrade demonstrou o case prático realizado pela Avid junto com seu distribuidor no Brasil, a CIS Group, para a FOX Sports durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Nos meses que antecederam a competição, a emissora  realizou um grande trabalho de otimização de fluxos de trabalho, armazenamento e gerenciamento de mídia por meio dos sistemas ISIS e MediaCentral | UX da Avid.

Screen Shot 2014-11-04 at 16.47.43
“A FOX já era nossa cliente desde 2012 por meio de uma tercerização com um sistema menor. Como já tínhamos este relacionamento, eles nos procuraram para a implementação de novos sistemas para a Copa do Mundo e o crescimento que viriam depois dela”, conta o Diretor de Negócios. De acordo com o Felipe, em parceria com a integradora CIS Group, distribuidora da Avid para o setor broadcast no Brasil, a marca realizou o trabalho de compreender as demandas e escalonar os requerimentos em termos de tamanho de banda e armazenamento. 

O resultado foi um dos maiores sistemas ISIS da América Latina, com cerca de 512 Terabytes de capacidade de armazenamento divididos em 4 chassis. “Além da capacidade de armazenamento e busca de ativos de mídia, o sistema agilizou muito o processo de clientes remotos por meio da plataforma MediaCentral | UX, que permite aos jornalistas rever os vídeos enquanto escrevem as histórias, fazem cortes secos e gravam os voice-overs”, explica Andrade. O diretor explica também que aplicação remota não se trata somente de trabalhar conteúdos in loco, mas também operar dentro do prédio da própria emissora, porém sem necessidade de acesso direto à ilha de edição e conhecimento para operação de plataformas complexas, como o Media Composer.

 

Screen Shot 2014-11-04 at 16.48.34
Sobre o MediaCentral Platfom
Sendo a base de um fluxo de trabalho de mídia inteiramente simplificado, o Avid MediaCentral Platform permite o aumento da eficiência, colaboração remota e acesso a projetos e mídias de qualquer lugar.

Sobre o MediaCentral | UX
O MediaCentral | UX permite aos profissionais acessar mídia e trabalhar em seus projetos de  praticamente qualquer dispositivo. Trata-se de um sistema baseado em nuvem com um front-end em web para o Avid MediaCentral Platform. Seja conectado por meio de um computador desktop, laptop ou dispositivo móvel, o profissional tem em mãos uma experiência unificada de trabalho, onde e como desejar.

Sobre o ISIS
O sistema de armazenamento compartilhado Avid ISIS é a pedra fundamental da colaboração de mídia, garantindo a capacidade de armazenamento e confiabilidade necessárias para sustentar fluxos de trabalho em tempo real dentro dos ambientes mais exigentes – independente do  tamanho da equipe. A plataforma une o melhor do armazenamento online com o nearline para tirar melhor proveito dos trabalhos de mídia.

Sobre o Interplay Production
O Interplay|Production gerencia e coordena a criação de conteúdo, automatiza o fluxo de trabalho e capacita você e outros colaboradores do ecossistema de produção e de editorial a colaborarem com eficácia, de forma que os projetos desenvolvam-se paralelamente e sejam concluídos com mais rapidez. Tarefas como transporte de mídia, transcodificação e geração de proxy são orquestradas em segundo plano, enquanto produtores, editores, assistentes e revisores no mundo inteiro podem pesquisar, organizar, editar, revisar e anotar as mídias – sem perder tempo procurando pelo clipe certo.

Sobre a AVID
Através da visão Avid Everywhere, a Avid oferece a plataforma de mídia mais aberta, abrangente e inovadora da indústria que une a criação de conteúdo à colaboração, proteção de recursos, distribuição e consumo das mídias mais ouvidas, mais assistidas e mais cultuadas do mundo – dos mais prestigiosos e premiados filmes e gravações musicais, à programas televisivos, shows de música ao vivo e noticiários.

As soluções líderes da indústria são Pro Tools®, Media Composer®, ISIS®, Interplay® e Sibelius®.

Avid_logo

Texto: Ester Antonio

 

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s