A versatilidade dos paineis de Led

30 nov

paineis_led

No início deste ano, a Globo apresentou os novos cenários dos seus programas de variedades. Reforçando sua qualidade de marco em inovação, a emissora investiu no que há de mais recente no mercado da tecnologia cenográfica. E a principal novidade agora é o uso dos versáteis paineis de Led.

Um dos melhores exemplos de uso da tecnologia é o programa Esquenta, apresentado por Regina Casé. Calcado na diversidade, o programa conta com elementos estéticos diferentes em cada edição. Isso demanda uma constante troca de cenário e adereços. Apesar do cuidadoso trabalho de adereçamento, o principal responsável por permitir a flexibilidade temática são os paineis de Led que circundam todo o perímetro do estúdio. A rapidez e praticidade na reprodução de ricas imagens nas gigantescas telas, torna qualquer mudança de atmosfera bastante simples.

cenario esquenta

cenario esquenta

O Caldeirão do Huck é outro bom exemplo. Até sua última temporada em 2013 era possível encontrar alguns pontuais paineis luminosos misturados a cenografia convencional. Este ano, o espaço ganha mais movimento e cores principalmente em razão da onipresença delas, desde o eixo central, onde entram os convidados, até a arquibancada. Destaca-se também o efeito de camadas causado pelo uso sobreposto de paredões com lâmpadas coloridas. Haja eletricidade!

cenario caldeirao huck

cenario_caldeirao_huck_02

No Domingão do Faustão, os grandes telões já se configuram no cenário há algum tempo. Esse artifício é utilizado para tornar o andamento de um programa de auditório de grande duração e diversos quadros mais dinâmico. Mas atualmente eles dominam o cenário, tornando-se não apenas uma elemento indicativo ou ornamental, mas também um complemento fundamental ao conteúdo apresentado.

mg_0038

danca_famosos_faustao

Outro programa que soube aproveitar de forma criativa essa tecnologia foi o programa Superstar.  O concurso de bandas contava com a participação instantânea dos internautas não só na votação, mas também com frases e fotos de seus perfis que ilustravam um grande painel circular instalado na frente do palco. O grande trunfo do programa era a ideia de esconder a banda dos jurados atrás desse paredão de luzes. No momento da aprovação, a partir do alcance de uma determinada porcentagem de votos, o paredão luminoso erguia-se e, aos poucos, revelava a banda que tocava ao vivo no palco. O recurso cenográfico era uma peça fundamental para a dinâmica da atração.

cenario superstar

cenario superstar

Fica evidente como esses recursos tecnológicos de cenografia não servem apenas para atender critérios superficiais, baseados em modismos ou exibicionismos estéticos. Devem ser aproveitados considerando suas diversas possibilidades de aplicação, especialmente pensando na ampliação da experiência de consumo das produções televisuais.

Fonte: Blog televisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s