O que rolou na FilmeCon 2014

30 nov

No último dia 21 de novembro, aconteceu a 2ª edição da FilmeCon, a conferência técnica do audiovisual. Cada palestra foram verdadeiras aulas apresentadas pela grande estrutura do Teatro WTC em São Paulo e pela bem humorada apresentação do Américo Fazio e do Duca Mendes, criadores e apresentadores do Audioviuando.

Filmecon-2-2

A primeira palestra do dia ficou a cargo do jovem diretor Quico Meirelles, representando a produtora O2, fundada por seu pai, Fernando Meirelles. O “energético” cineasta falou da área de maior atuação da produtora: a publicidade. Tirando dúvidas e trazendo novas informações para o público, Quico mostrou o passo-a-passo do processo da criação de um vídeo publicitário e nos trouxe seu mais novo trabalho finalizado em primeira mão: uma propaganda bem humorada com o automobilista brasileiro Rubens Barrichello.

Logo depois, Diogo Gameiro, da produtora e finalizadora Casablanca, mostrou um pouco de seu trabalho como diretor e supervisor de efeitos visuais. Em seguida, Guilherme Albuk, também diretor de efeitos visuais e fundador da escola N-Pix, deu grandes explicações sobre codecs, formatos de vídeo e formas mais eficientes de se renderizar um trabalho. Mesmo com termos técnicos em demasia, slides bem organizados e resumidos, seus 60 minutos foram insuficientes para falar de um assunto tão amplo de interesse de grande parte do público.

Os músicos Eduardo Santos e Ruria Duprat, representando a produtora de som Banda Sonora, trouxeram para o evento todo o processo de criação do som do teaser da mais nova animação brasileira, Lino, com distribuição da Fox, mas ainda sem divulgação. O filme contará com a voz de Selton Mello no personagem principal.

Philip-Bloom-1

O inglês Philip Bloom, uma das figuras mais aguardadas do evento, falou de sua carreira e trabalhos com o que de melhor há no mercado do audiovisual (há exemplo de imagens magníficas feitas em um drone).

O fotógrafo também falou de seus trabalhos atuais, como uma série de documentários para a CNN e expôs sua opinião sobre o tão falado 4K. Bloom reforçou uma ideia que muitos profissionais da área defendem: essa tecnologia será muito mais bem-vinda nos cinemas, do que na “telinha” da sala de casa.

Alex Silva, representando o YouTube, mostrou como é fácil se tornar um parceiro do maior site de vídeos da internet e deu ótimas dicas para manter um canal de conteúdo independente. Fácil e útil.

Joe-Penna-MGM-1-1

Um dos mais aguardados nomes do evento, Joe Penna, o Mistery Guitar Man, fechou o ciclo de palestras audiovisuais. O brasileiro de 27 anos e sucesso no mundo pelos seus vídeos no You Tube, falou dos bastidores de seus últimos lançamentos e suas produções mais trabalhosas, mas que se superam a cada novo lançamento. Vale destacar seu vídeo Clone Orchestra (Orquestra Clonada), lançado em julho deste ano, que usa a técnica de motion control photography, onde a câmera é programada para repetir precisamente o mesmo movimento.

Fonte: Blog Televisual

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s