Range Tool e Shape Masks no Final Cut Pro X

7 jan

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru especializado no FCPX para mostrar como aproveita-las o máximo, nas mais diversas situações.Final-Cut-X

É o caso dos dois tutoriais da série MacBreak Studio que compartilhamos hoje, como sempre, apresentado pelo inigualável Steve Martin, acompanhado pelo fiel escudeiro Mark Spencer.

O recurso Range Tool é muito importante dentro da lógica de funcionamento do FCPX em torno da Story Line primária. É ele quem define a possibilidade de operar com regiões do tempo na timeline, para as mais diversas finalidades.

Screen Shot 2015-01-05 at 2.18.05 PM

A ferramenta serve, indistintamente para selecionar e remover material, para fazer edições por três pontos, para ajustar níveis de áudio e propriedades variáveis de efeitos, e até alterações de velocidade dos clipes. Saiba como fazer tudo isso, incluindos manhas de atalhos de teclado e as melhores maneiras de se aproveitar dessas possibilidades assistindo o tutorial em video que se segue.


No próximo tutorial em vídeo, Steve mostra como utilizar a ferramenta Shape Masks, que serve de recurso auxiliar ao trabalho de correção de cor. Esse tipo de ferramenta é comum em programas especializados nesse tipo de tarefa, e está presente no FCPX. Apesar de algumas limitações, como a falta de um mecanismo de tracking, para situações mais simples, o Shape Masks quebra um galhão. É o que você vai poder conferir, nas duas situações mais comuns, numa cena sem deslocamento dos sujeitos no quadro, e em outra em que o objeto da máscara se movimenta no quadro.

De quebra você ainda vai poder assistir abaixo um curioso tutorial em que Steve explica como acessar um pequeno aplicativo residente dentro do Final Cut Pro X para, sem precisar abrir o programa de edição, queimar novos DVDs de projetos já compartilhados nessa forma de mídia em um momento anterior.

final-cut-pro-x

Screen Shot 2015-01-05 at 2.18.05 PM

Texto: João Velho

Fonte:
Screen Shot 2015-01-05 at 2.12.30 PM

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s