Descubra como Marcus Tenchella usou DaVinci Resolve para alcançar o sucesso | Blackmagic Design

23 jan

Screen Shot 2015-01-23 at 17.44.35Marcus Tenchella é um jovem colorista com costeletas à moda antiga. Graduado em Comunicação pela universidade brasileira UNESP, foi um projeto para a universidade que cativou um dos mais famosos coloristas do Brasil. Vejo isso desta forma: minha carreira me escolheu, reflete Marcus, hoje um colorista sênior da Casablanca, uma das principais instalações criativas do Brasil. “Um amigo da faculdade me convidou para trabalhar em seu projeto de filme para a escola. Naquela época, ele trabalhava nos Estúdios Mega e sabia muito sobre o processo de cores. Me envolvi profundamente com o projeto desde o início e sabia que essa era a direção que precisava seguir”.

Pouco depois, em 2006, este mesmo amigo atraiu Marcus para o departamento de telecine como assistente de colorista, trabalhando no sistema de cores 2K e Renaissance do DaVinci original. 

A reputação de Marcus como uma estrela em ascensão lhe valeu notoriedade no mercado de pós-produção do Brasil e logo as estrelas da Casablanca o atrairiam para uma das vagas de assistente na equipe de coloristas. Ele comenta, Estava muito focado e determinado, trabalhando, às vezes, 18 horas por dia. Ao final daquele ano, Marcus foi promovido a colorista júnior. 

Screen Shot 2015-01-23 at 18.14.14

A Casablanca presta serviços de produção e pós-produção de filmes, programas de TV e comerciais para emissoras, cineastas e agências nacionais. “Fazemos muito trabalho de produção e pós-produção para grupos como a Fox e a HBO, que preferem trabalhar com produtoras brasileiras, como a Casablanca, para produzir seriados, bem como emissoras gigantescas como a TV Globo, que atualmente conta com a Casablanca para a produção de um de seus novos programas infantis”.

Embora a maior parte do trabalho da Casablanca com cores ser feito em uma de suas três salas de cores totalmente equipadas com Blackmagic DaVinci Resolve, a primeira experiência de Marcus com a versão digital intermediária do Blackmagic DaVinci Resolve foi no set. “Normalmente trabalhamos após um projeto concluir as gravações, no entanto, tivemos um projeto de filme,‘Crô’,onde fizemos sua correção de cores no set. Foi a primeira vez que usei a versão digital do sistema Resolve e, graças a sua abordagem lógica, funcionou muito, muito bem, Marcus foi convencido. 

Além de corrigir o filme no Resolve, Marcus aprendeu como fazer algumas edições rápidas, podendo montar sequências corrigidas e revisá-las com o diretor, melhorando a colaboração entre o diretor de fotografia, a pós-produção e o diretor do filme. “O Resolve foi incrível. Pude facilmente exportar e enviar fotos por e-mail para o diretor de fotografia, para que ele revisasse quando tivesse tempo. Sem a necessidade dele vir até o sistema ou esperar pela minha disponibilidade. O diretor de fotografia podia nos dizer imediatamente o que gostou e o que não. Era rápido e ajudou muito a evoluir o visual do filme”.

Screen Shot 2015-01-23 at 18.14.25

A correção de cor mais apurada no set também ajudou a criar um pacote para patrocinadores, o que ajudaria a vender o filme. No Brasil, você precisa de patrocínio para fazer seu filme. É lei. No caso de‘Crô’,corrigir as cores das filmagens dramaticamente melhorou o seu apelo aos potenciais patrocinadores e ajudou a ser patrocinado muito rapidamente. A facilidade de uso e a velocidade com que pude corrigir o projeto realmente me convenceu sobre o Resolve. Adoro usar este sistema de cores.

Marcus também gosta do contínuo desenvolvimento e evolução do Resolve e sua ampla adoção pela indústria. “Comecei a trabalhar com o Resolve na versão 9, depois atualizei para a 10 e agora estou trabalhando com a versão 11”, comenta Marcus. O bom é que o software evolui continuamente e que todos podem ter o Resolve em seu desktop. Por isso ele incentiva muitas pessoas a usarem o sistema. Às vezes, simplesmente envio o projeto para que outra pessoa possa revincular facilmente os arquivos. Isso facilita muito ao trabalhar remotamente ou colaborar com outra organização, porque o Resolve foi projetado para incentivar as pessoas a trabalharem com um workflow aberto.

Marcus cita os numerosos formatos de arquivo suportados e a interface intuitiva do Resolve, permitindo que os usuários carreguem projetos e interajam com ele facilmente, mesmo sendo iniciante com o aplicativo. “Mesmo que você não domine o programa, pode olhar para a interface e, com o mínimo de conhecimento, estar pronto para trabalhar”.

BMD_logo

Casa Grande

Mais recentemente, Marcus trabalhou no filme independente, aclamado pela crítica, “Casa Grande”.O diretor Fellipe Barbosa, sensação entre os independentes, queria que o filme tivesse um visual realístico, refletindo a sociedade brasileira. Parcialmente autobiográfico, “Casa Grande” foi inspirado pela criação de Fellipe. Fellipe explica sua visão para criar a atmosfera do filme: “Simplicidade era essencial para tudo neste filme, inclusive as cores. Queria que o filme parecesse o mais próximo possível dos locais reais, da maneira como os via. Para mim, isso significava ser natural e colorido”. Alcançar um visual orgânico conectado aos espectadores brasileiros foi crítico para Marcus.

Screen Shot 2015-01-23 at 17.43.16

Para verdadeiramente capturar a emoção de um filme, nossa tarefa é entender o sentimento na mente e no coração do diretor”, diz Marcus. “Fellipe e o diretor de fotografia do filme,Pedro Sotero, foram muito generosos e calmos para trabalhar. Como este projeto era tão próximo do Fellipe, trabalhamos em estreita colaboração para garantir que as sequências tivessem o visual correto. Era um ambiente muito colaborativo. Ele realmente confiou em Pedro e em mim para atingir todo o seu potencial”.

Fellipe confirma a experiência colaborativa, “Foi realmente fácil e divertido de trabalhar com o Marcus e acho que ele elevou a cinematografia do filme, que já era bastante boa e consistente, para outro nível. Mas o que mais gostei no seu trabalho é que ele foi simples. Estava sempre a serviço do filme, da narrativa e dos personagens, como deve ser”.

Screen Shot 2015-01-23 at 17.43.27

Apesar de manter a aparência natural, para que o público se relacionasse com o cenário e os personagens, houve horas em que precisaram amplificar um momento. “Há uma cena onde a empregada está usando delineador azul e a dona da casa, mãe do protagonista, a proíbe de sair daquele jeito. Ela aplica uma camada de delineador preto, fazendo-a prometer nunca mais sair daquele jeito. Usamos o Resolve para realçar e destacar o azul. Isso realmente ajudou no impacto da piada”.

Screen Shot 2015-01-23 at 17.43.37

Como a maioria dos projetos que filmam em múltiplas locações, Marcus trabalhou muito acertando as cenas.“Tínhamos uma sequência noturna produzida excessivamente. Manipulei as curvas no Resolve para quebrar a intensidade dos refletores. A textura resultante ficou muito mais interessante e orgânica”.

Marcus também contou com o recurso de mascaramento do Resolve para capturar um visual, como o delineador azul. “Também usei bastante os Keyers do Resolve para minimizar as alta luzes de uma cena. Ele realmente ajudou a criar um visual mais natural, que deixou os personagens mais convincentes nas cenas”.

Screen Shot 2015-01-23 at 17.43.48

Com três estações DaVinci Resolve totalmente equipadas, Marcus simplesmente exporta o master para o seu colega, que gerencia o processo de entrega no Resolve, tornando este processo incrivelmente rápido. Ele comenta, “Ocorrem muitas pequenas alterações na sala de edição e frequentemente recebo novas timelines. O Resolve possui recursos muito poderosos para gerenciar quantias massivas de informações e detalhes. Utilizei muito seu recurso de colortrace e foi incrível. Ele me poupou de refação de trabalho, economizando muitas horas”.

Screen Shot 2015-01-23 at 17.44.08

Um dos meus recursos favoritos do Resolve é o redutor de ruído. Frequentemente, tenho que restaurar material que não foi capturado com a iluminação correta. Com o redutor de ruído do Resolve, não tenho que exportar o arquivo e trabalhar em outro aplicativo ou sistema. Tudo é feito no Resolve, o que adoro”.

Screen Shot 2015-01-23 at 17.44.19

Ele continua, “Realmente gosto da atenção da Blackmagic com o Resolve. Apesar de estarem claramente comprometidos com a evolução do sistema, eles mantêm o DNA central que o torna tão fácil para mim chegar e começar a trabalhar. Foi uma progressão muito natural e tal como a Blackmagic está comprometida em expandir as capacidades do sistema, assim o estou para dominar todos os maravilhosos recursos que o Resolve tem para oferecer”.

BMD_logo

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s