Ultra Wide Zoom no comercial de Jeunet | ARRI

7 jul

O diretor de fotografia Thomas Hardmeier, AFC recentemente usou a ARRI Ultra Wide Zoom UWZ 9.5-19/T2.9 para efeitos visuais em um comercial da Lavazza dirigido por Jean-Pierre Jeunet, o qual fez o amado filme AMÉLIE, A VERY LONG ENGAGEMENT e THE YOUNG AND PRODIGIOUS T.S. SPIVET. Com um projeto ótico telecêntrico, as características da UWZ são: a excepcional baixa distorção, iluminação homogenia e alta nitidez do centro aos cantos da imagem, fazendo da UWZ ideal para efeitos visuais. Hardmeier fala aqui sobre sua experiência única com esta lente no filme de Jeunet.

Conte-nos sobre o comercial.

Foram cinco dias de filmagens, todas em estúdio. Inicia nos dias de hoje e voltamos aos anos de 1900, com o personagem principal pegando um navio de Gênova, Itália, para o Rio de Janeiro, onde ele descobre o café brasileiro em um bar e decide voltar para a Itália para tentar vender o café. Então ele conta a história de como Lavazza foi criado, como a ideia surgiu para entrar no negócio do café.

Você filmou os dias atuais e as cenas históricas em diferentes maneiras?
Usamos bastante fumaça nas cenas históricas onde os sets foram bem interessantes e bem trabalhados, portanto eles fizeram o trabalho de transportar o espectador aos anos de 1900. As cores foram tratadas para aquele período de forma mais dourada, similar ao THE GODFATHER: PART II, reduzindo um pouco a saturação como Jean-Pierre geralmente gosta de ter os contrastes e cores em seus filmes. Os cenários, os figurinos e a generosa quantidade de fumaça, foram as principais coisas que nos levam de volta à aquele período.

Screen Shot 2015-06-29 at 17.38.54

Como você obteve a UWZ no filme?
Fui num jantar da ARRI no Micro Salon e começamos a falar de lentes. Eu já tinha lido sobre ela, mas depois de ouvir um pouco mais no jantar, eu pensei de usá-la. Jean-Pierre é um grande fã de lentes grandes angulares, portanto era uma boa produção em testá-la. Sua lente favorita era a Master Prime 21mm e a usamos muito, mas haviam duas cenas em recorte onde a UWZ foi extremamente útil. Uma foi numa grua no porto de Gênova e a outra num dolly no cenário do Rio. Foi fantástico e a performance da zoom muito boa.

Screen Shot 2015-06-29 at 17.38.48

Poderia descrever as duas cenas em mais detalhes e como a UWZ foi útil?
A cena da grua combinada com computação gráfica e elementos reais que filmamos com a UWZ, mostra nosso personagem correndo pela multidão no porto para pegar o navio. Decidimos que a distância focal seria 17mm, mas durante o ensaio, vimos que, devido o movimento da grua, a cena não era suave o suficiente para o trabalho de recorte, então mudamos a distância focal da UWZ para  15mm, dando a equipe dos efeitos visuais mais abertura para estabilizar a cena na pós. Foi muito prático ter a zoom na mão, pois permitiu rapidamente ajustar a composição de forma fácil.
A cena com o dolly foi outra em que usamos uma grande tela verde de recorte onde o nosso personagem chegava no Rio num estúdio de 4.000 metros quadrados. Ele anda pela multidão em direção a câmera onde ele vê o bar. Novamente, foi conveniente ter a UWZ, pois nós pudemos escolher a exata distância focal sem ter que mudar nada no set ou posição de câmera. Realmente não poderíamos ficar mais atrás no estúdio, portanto foi preciso usar um determinado ângulo da grande angular e a UWZ fez isso de forma muito simples.

Screen Shot 2015-06-29 at 17.38.41

Você acha que a UWZ poderia substituir as grandes angulares fixas em um filme?
Sim, ela fez isso neste filme, pois eu tinha 5 lentes grandes angulares na lista inicial deste filme: 10mm, 12mm, 14mm, 16mm e a 18mm, mas quando eu tive a confirmação de que teríamos a UWZ , eu pude retirar da lista estas lentes e ainda ficou mais barato! Portanto ela é uma ferramenta interessante da perspectiva da produção também.

 Screen Shot 2015-06-29 at 17.39.06

A qualidade ótica da UWZ se equipara com as Primes, no seu ponto de vista?
Com certeza. Não filmei nenhum teste técnico, mas a qualidade me parece ser ainda melhor do que as lentes primes. Ela utiliza a última tecnologia em lentes, portanto a qualidade é muito alta e os resultados maravilhosos. A falta de distorção da UWZ é incrível. Não tenho ideia como eles fizeram isso.

Screen Shot 2015-06-29 at 17.39.14

Em quais outras situações a UWZ seria útil?
Todos os tipos de coisas. Para pequenos sets é sempre uma boa escolha, pois você tem a liberdade de escolher o ângulo que você quer, mesmo se não puder se movimentar para trás fisicamente. Naturalmente, ela é uma lente específica, muitas vezes você não precisa de uma abertura maior do que 18mm, mas eu não sinto que a UWZ foi feita para propósitos específicos, pois haverá situações que ela provará ser útil para qualquer tipo de filmagem, de longa à comerciais, e possivelmente em comerciais de carros.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s