Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo traz a capital paulista curtas sobre mobilidade urbana

25 ago

Em 2015, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo completa o seu 26º aniversário, trazendo uma edição recheada de produções internacionais e promovendo um grande e rico intercambio entre curta-metragistas brasileiros e estrangeiros. Esse ano o tema escolhido para a mostra é “mobilidade urbana” e as atividades e sessões serão realizadas até o dia 30 de agosto.

Foi na década de noventa que o curta-metragem brasileiro começou a conquistar seu espaço no universo cinematográfico. Na época, o cinema brasileiro estava saindo de um momento de crise e os cineastas quase não produziam longa-metragens.

Captura de Tela 2015-08-24 às 14.17.19

Com o objetivo de estimular o intercâmbio do Brasil com outros países e abrir canais para a apresentação e distribuição de curtas, no ano de 1990. Dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, mostra nunca teve caráter competitivo e começou exibindo 80 filmes de 13 países. “Na época, eu sentia que a força do curta-metragem brasileiro era evidente. Quando houve o desmonte do cinema brasileiro, o Festival se tornou um espaço de resistência”, explicou Zita Carvalhosa em perfil realizado para o Portal sobre o evento.

Já neste ano, o Festival recebeu inscrição de 2700 títulos internacionais, 270 latinos e 604 brasileiros, dos quais foram selecionados 77 curtas internacionais, 29 latinos e 125 brasileiros.

Além dos filmes inscritos, o Festival conta também com a participação de filmes convidados, que nesta edição totalizam mais de 350 curtas-metragens.

A programação é totalmente gratuita e será realizada em salas de cinema do MIS, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, CineSesc, Cinemateca, Cinusp, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, além de outras cinco salas do Circuito Municipal de Cultura, em Jaguaré, Jardim São Pedro,  Vila Nova Cachoeirinha, Itaim Paulista e Conj. Hab. Sítio Conceição.

Além das mostras tradicionais – Internacional, Latino-americana, Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e Oficinas Kinoforum -, o Festival conta com os Programas Especiais, que traz, entre outras mostras, a Contos de Mulheres, uma série de curtas dirigidos por algumas das diretoras mais singulares do cenário atual, como Massy Tadjedin, Hiam Abbass, Lucreia Martel, entre outras; e com diversas Atividades Paralelas, que trazem atividades infantojuvenis, debates sobre curta-metragem de animação, workshop de animação e ações em parceria com escolas.

Outro destaque das atividades realizadas paralelamente são as itinerâncias: todos os anos, o Festival leva programações especiais para outras cidades do Estado de São Paulo e para capitais de outros Estados. Em 2015 a programação continua em São José dos Campos (SP), Fortaleza (CE), Santo André (SP) e Ribeirão Preto (SP) e conta com o apoio de instituições locais.

Uma curiosidade especial para o cinéfilos é um recurso para salvar os filmes que a pessoa pretende assistir. Na descrição de cada filme, é possível escolher a opção “Incluir em meu programa” e, assim, criar uma lista personalizada para que a pessoa seja lembrada um dia antes, por e-mail, das sessões escolhidas. Clique aqui para saber como fazer parte.

Para acessar a programação completa do evento, acesse o site oficial do 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Captura de Tela 2015-08-24 às 14.17.46

26º Festival Internacional De Curtas-Metragens De São Paulo

 (19 a 30 de agosto de 2015)

Locais: Museu da Imagem e do Som (MIS), CineSesc,  Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cinusp e Circuito Municipal de Cultura

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s