Tutorial 3ds Max | Configuração de Photons no 3ds Max e MentalRay

4 nov

Confira este tutorial feito pela equipe do GFX Total (Parceiro do site Oeditor.com).

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Hoje faremos um pequeno tour nas áreas da iluminação com a Configuração de photons no 3Ds Max e MentalRay. Vamos entender como funciona o processo de balanceamento através dos photons de uma iluminação 3D.

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A criação dos photons é muito importante quando falamos sobre renderização com foto-realismo. Assim como mensageiros, os photons rebatem em todos os objetos e ajudam a definir a coloração da cena trocando os tons entre os móveis, paredes, tecidos, etc.

Captura de Tela 2015-06-22 às 08.54.06

A quantidade de photons numa cena pode ser definida através do mapeamento “photonMap”conforme mostrado no tutorial. Não há necessidade de se utilizar milhões de photons, precisamos apenas cobrir todo o cenário afim de criar uma fusão entre as células de cores. A criação exagerada de photons pode pesar o render e até mesmo saturar o projeto já que os photons irão carregar muitas cores e poluir a imagem final. Daí surge a grande importância de se mapear “ver” os photons.

Atenção:
Outra observação que não foi destacada no tutorial, é relativa ao ambiente de aplicação. Os photons são gerados pelo rebatimento, logo conclui-se que, utilizado em uma cena aberta, sem paredes, o mesmo não funcionará pois os photons serão “jogados para o espaço” onde não haverá objetos para rebatê-los conforme imagem ao lado.

Faça o download aqui

Tutorial 3ds Max | Configuração de photons no 3Ds Max e MentalRay

Professor: Daniel Leles

Daniel Leles – Designer Gráfico e Web – Formado desde 2008, trabalha na área de computação gráfica como Freelancer. Desenvolvimento de Maquetes Virtuais, Visualização de produtos, Jogos Digitais, animações, Vinhetas, sites comerciais e empresariais e todo tipo de mídia relativa a CG

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