100% ARRI em HITMAN: AGENTE 47

14 dez

A ARRI é a única em termos de variedade de produtos e serviços conectados entre si, que podem ser oferecido para as produções. Um dos principais filmes que recentemente levou vantagem disto foi: HIITMAN: AGENTE 47, um thriller de ação sobre um misterioso assassino, dirigido por Aleksander Bach e filmado pelo diretor de fotografia Ottar Gudnason. Combinando as câmeras ALEXA XT com as lentes Master Anamórficas e os sistemas de comando eletrônico, a produção também usou na iluminação os refletores da Série-M e utilizou o material, efeitos visuais entre outros serviços de pós-produção da ARRI Media. Gudnason fala aqui sobre seu trabalho no filme e os benefícios da filosofia da ARRI de: “tudo em apenas uma parada”.

01 O que fez você e o Aleksander a decidir o look deste filme e o trabalho de câmera?
Antes de ser contratado, o Aleksander tinha reunido em um quadro de sentimentos, tudo que representava o look que ele tinha em mente; ele queria que o filme tivesse uma rica e boa saturação. Passamos as primeiras semanas de nossa pré-produção desenvolvendo aquele look, assim como a linguagem da câmera. Nosso diretor de arte Sebastian Krawinkel também teve ótimas ideias quando foi pintar o nosso set de filmagem e ter a certeza de que teríamos belas cores para trabalhar. Acredito que gerenciamos bem para reunir uma bela paleta de cores.

Em termos do trabalho de câmera, o personagem do Agente 47 tem grandes habilidades físicas, a maneira como ele luta, como atira com as armas e se livra dos problemas, é incrível. Para estas cenas, desenhamos movimentos de câmera que enfatizava suas habilidades físicas e sua precisão. Há outros personagens e cenas que exigiam um fluxo e energia diferentes, portanto, eu diria que a linguagem da câmera varia ao longo do filme.

O que o fez escolher a ALEXA XT como sua câmera principal?
Para mim, não precisa pensar para usar a ALEXA XT. Tenho usado a ALEXA desde o início, quando a primeira surgiu; sei até onde posso empurrá-la e, o mais importante, eu confio nela. Acho que nenhuma outra câmera seria melhor para interiores e trabalho com pouca luz. Além disso, a ALEXA se sente bem no trabalho de câmera na mão; gosto muito do peso da câmera e de como ele é distribuído. Tivemos que usar uma câmera diferente para algumas filmagens com drone e gostaria que a ALEXA Mini estivesse disponível na época, seria minha preferida.

03

Usamos a XT no modo Open Gate capturando em ARRIRAW. Durante o processo de intermediação digital, aprendemos o quão importante foi capturar em ARRIRAW, especialmente para cenas complicadas de efeito visual. Foi bastante notável ver numa tela grande como a câmera se comportou, em termos de latitude e reprodução de cores.

Esta foi uma das primeiras produções a usar a Master Anamórfica, o que achou delas?
A pré-produção foi bastante estressante, pois as Master Anamórficas não estavam prontas e as primeiras que eu consegui foram as: 35mm, 50mm e a 75mm. A 100mm foi um grande “ponto de interrogação”, porém a amada equipe da ARRI tentou de tudo para acomodar as nossas necessidades e na semana antes da fotografia principal, conseguimos todas as quatro lentes. Não há dúvida de que as Master Anamórficas são uma grande ótica e as usamos em praticamente todas as cenas, mas com duas a três câmeras na unidade principal, quatro lentes não foram suficientes. A ARRI de Berlim nos forneceu um duplicador, o qual foi perfeito em termos ótico e nos ajudou a maximizar o nosso uso das Master Anamórficas. Para preencher os espaços das três distâncias focais não disponíveis na época (40mm, 60mm e 135mm), usamos algumas lentes anamórficas e zooms anamórficas com uma conversão na parte de trás.

02

Quais são as principais vantagens das Master Anamórficas?
As lentes Master Anamórficas são muito bem concebidas. Uma das vantagens principais é que elas são luminosas e cada lente tem a mesma colorimetria, contraste e resolução. Além disso, o tamanho físico das Master Anamórficas é ideal, o balanceamento nunca ficou muito pesado na parte da frente. Oticamente elas são perfeitas, de fato, os flares(reflexos) foram a única coisa que faltou durante as filmagens, portanto, fiquei muito feliz quando vi que a ARRI lançou o conjunto de Flare Master Anamórfico.

As Master Anamórficas e o sensor 4:3 da ALEXA foram uma boa combinação?
Com certeza, as Master Anamórficas com o incrível sensor da ALEXA é um ótimo conjunto. Todos os outros dispositivos da ARRI, tais como, a unidade de comando sem fio para câmera e ferramentas de controle remoto do foco, fizeram sentir como um único sistema, sem praticamente nenhuma surpresa técnica. É simplesmente um sistema bem pensado e isso é um grande fator de manter a dinâmica do trabalho em curso no set de filmagem.

04

Você usou os refletores daylight M18, M40, M90 e o ARRIMAX da Série-M. O que foi que você gostou nessas luzes?
A Série-M da ARRI são ótimas e o projeto do parabólico é genial, entrega muita luz. Sou um grande fã da luz suave e uso muita luz rebatida, portanto é ótimo ter uma potência extra dos refletores da Série-M, você nunca se sente como se estivesse trabalhando fora do nível de luz.

Assim, como os vários produtos da ARRI fornecidos pela ARRI Rental, o filme também usou os serviços de pós-produção da ARRI. Você se sentiu bem depois de toda a produção?
Foi ótimo conseguir tanta coisa de um mesmo lugar: câmera, luz, maquinária e pós-produção. Você sempre sente que está em boas mãos, porque as pessoas de cada departamento da ARRI se comunica muito bem com as outras. Tão logo havia alguma pergunta ou preocupação, eram resolvidos imediatamente.

05

A pós-produção da ARRI fez todo o workflow ser muito agradável. O serviço de cloud Webgate da ARRI, funcionou realmente bem e é um sistema “a prova de balas”. Ser capaz de assistir o material do dia anterior, na manhã do dia seguinte no seu notebook ou tablet, foi simplesmente incrível! Foi tão usado o workflow, que decidimos embarcar algumas pessoas de pós-produção da ARRI para Singapura quando filmamos lá, a fim de manter o mesmo workflow. Isto significa o quanto foi bom.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s