Deo Teixeira | Entrevista

7 abr

O entrevistado de hoje é o editor e ator Deo Teixeira, grande profissional da O2 Filmes, produtora que já criou mais de 2.000 trabalhos publicitários e produziu oito longa-metragens, oito curtas, além de séries da Rede Globo e da HBO, vídeoclipes, documentários e produções internacionais.Déo Teixeira 02 A produtora possui escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo com uma infra-estrutura completa. Nela possui estúdios, equipamentos de câmera e iluminação, departamento de elenco, um departamento jurídico e serviços de pós-produção, incluindo departamento de computação gráfica.

Vinte e quatro diretores estão fixos na empresa e produzem mais de trezentos comerciais por ano. Os sócios principais da O2 Filmes são os diretores Fernando Meirelles e Paulo Morelli e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Oeditor.com – Obrigado por aceitar o convite Deo, conte sobre sua trajetória.
Deo Teixeira – Comecei a trabalhar com video, nos anos 80. Na produtora Olhar Eletrônico da qual Fernando Meirelles era um dos sócios. Ali todo mundo fazia de tudo. Fui Operador de VT, Operador de Câmera e nas horas vagas (quero dizer nas madrugadas) aprendia a editar nas maquinas U-matic.
Consegui aprender a editar em corte seco com os Vts mais antigos, mas a ilha de edição analógica com seus efeitos e transições nunca me pareceu amigável. Se os softwares não tivessem sido criados, provavelmente eu teria abandonado a montagem. Fui assistente do grande montador Umberto Martins que vinha da Moviola e precisava de alguém para ajudá-lo com as maquininhas u-matic. Foi ele que me fez acreditar que eu poderia ser editor e me apresentou alguns diretores com os quais eu fui trabalhar quando deixei de ser seu assistente.

Oeditor.com – Quais ferramentas e softwares você usa?
Deo Teixeira – O Premiere e o Media 100 foram os primeiros que eu usei. Mas ainda eram bem complicados. Quando chegou por aqui o primeiro Avid na RBS video é que eu me senti confortável como editor. O Final Cut com sua eficiência e simplicidade foi o software mais amado de todos os tempos. Agora estamos voltando ao Avid.
Não tenho grandes habilidades com coisas muito complexas. A simplicidade do Final Cut é que me ganhou. O Avid também não é lá muito dificil de aprender.Déo Teixeira

Oeditor.com – Como funcionava seu workflow?
Deo Teixeira – Acho que sou um privilegiado. Sempre trabalhei em grandes produtoras, então sempre tive um assistente que me entregava o material muito bem organizado.
A partir dai com material sincronizado e pré-organizado, podia montar com tranquilidade.

Oeditor.com – Entre os projetos que você desenvolveu, quais você destaca? Pode contar algum detalhe?
Deo Teixeira – Todos os projetos em que participei ao lado de Fernando Meirelles, Nando Olival, Fabio Mendonça, Andrucha, Breno Silveira, Cesar Charlone, Fabrizia Pinto, Cao Hamburguer e muitos outros foram muito gratificantes. Mas uma montagem que me marcou foi fazer A comédia da Vida Privada na Globo, com direção do Fernando Meirelles. Conhecer um processo diferente de criação no convivio com outros editores me ajudou muito a ampliar meus conhecimentos da profissão. Lá os editores são muito rápidos.Eu precisava de uma semana para editar o que eles normalmente faziam em dois dias.

Oeditor.com – Quais as dificuldades que você encontra na profissão e na nossa area?
Deo Teixeira – Acho que as dificuldades estão no pouco tempo que temos para montar. Os prazos são quase sempre muito apertados, e os cachês ainda estão abaixo do ideal.

Oeditor.com – Deixe algum recado para os leitores do site que gostam do seu trabalho e esperam uma oportunidade na area.
Deo Teixeira – Assistam tudo que puderem, e aprendam todos os softwares mesmo que em um primeiro momento eles pareçam desinteressantes.

Oeditor.com – Quais são seus futuros projetos?
Deo Teixeira – Acabei de editar a minissérie Destino Salvador com direção de Fabio Mendonça pela O2 para a HBO e para os próximos meses estou apenas com projetos pessoais.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s