Guilherme Ferretti | Entrevista

19 abr

O nosso entrevistado de hoje é Guilherme Ferretti que atualmente trabalha na O2 Filmes como motion designer.
Ferreti já trabalhou na renomada produtora CLAN vfx e no Blog Jacaré Banguela, leia a entrevista:foto 01

Oeditor.com – Obrigado por aceitar o convite Guilherme, conte um pouco sobre sua trajetória.
Guilherme Ferretti – Comecei novo, com 14 anos, puxando cabos de câmera e luz em eventos sociais para o meu pai, a quem devo muito de tudo que sei hoje.
Logo me interessei por criar as minhas imagens então comecei a fotografar e também filmar nesses eventos. E entrei efetivamente aos 17 anos na Time ero Filmes.
Estudei cinema e fiz cursos de especialização. Após 3 anos de eventos sociais e videos corporativos,
tive a oportunidade de trabalhar com a Clan Vfx, onde tive mais contato com o universo audiovisual e pós-produção de filmes publicitários.
Alguns meses depois passei a trabalhar para o blog Jacaré Banguela como editor de vídeos e hoje integro a equipe de motion designers na O2 Filmes. Comecei no mercado audiovisual como assistente de cinegrafista em eventos sociais.
Devido a grande demanda de trabalhos precisei aprender a editar. E no início eu não me dava muito bem, mas acabei pegando gosto pe coisa.
Fui percebendo o quanto eu podia manipular as imagens para dar ritmo e emoção no trabalho final. Características que prezo até hoje.

foto 02

Oeditor.com – Quais ferramentas e softwares você usa?
Guilherme Ferretti – Atualmente minha ferramenta principal tem sido o After Effects, para motion. Mas ainda utilizo o Premirere e o Final Cut 7 para alguns freelas.
Ultimamente tenho dado uma atenção especial para estudar color grading com o Da Vinci Resolve. Eu me adaptei bem aos softwares que utilizo. Mas eu dou preferencia a praticidade, então dependendo do job vou optar entre A ou B dentro da realidade que o job oferece.

Oeditor.com – Como funcionava seu workflow?
Guilherme Ferretti – Costumo assistir e decupar o material sempre que possivel. (mas algumas vezes isso rola direto na timeline). Como disse, prefiro ser prático.
Então organizo bem as pastas onde guardo os materiais (imagens, stills, audios, projetos), tudo em seu devido lugar pra otimizar sempre o processo de edição.foto 03

Oeditor.com – Entre os projetos que você desenvolveu, quais você destaca? Pode contar algum detalhe?
Guilherme Ferretti – Tenho desenvolvido muitos vídeos para humoristas de stand-up comedy. Registrei diversos show para comediantes como Rodrigo Fernandes, Murilo Couto, Nando Viana e Thiago Ventura.
Alguns vídeos já passaram mais de 3 milhões de visualizações pelo facebook. São trabalho recentes e que são muito divertidos de produzir, além do que o retorno do público que assiste é sempre muito positivo!

Oeditor.com – Quais as dificuldades que você encontra na profissão e na nossa area?
Guilherme Ferretti – Apesar de já atuar há um tempo na área audiovisual, é difícil ainda ter a profissão valorizada por alguns clientes.
E é preciso criar um filtro mental para saber se um job poderá ser bom ou será uma roubada. Principalmente para os freelancers! E isso se adquire com maturidade e experiência, coisas que aprendo todos os dias
com meus colegas de trabalho principalmente.

Oeditor.com – Deixe algum recado para os leitores do site que gostam do seu trabalho.
Guilherme Ferretti – Busquem referências. Assistam filmes e leiam muito. Nosso trabalho é tanto criativo quanto técnico, devemos estar sempre exercitando a mente.
Mas não deixem de separar tempos de lazer. Bem-estar é muito importante também. haha

Oeditor.com – Quais são seus futuros projetos?
Guilherme Ferretti – Sempre gostei muito de fotografia, estou focando em ensaios de nus e sensuais que publico na minha página pessoal. (www.facebook.com/GuilhermeFerrettiPhotography)

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s