Técnicas fotográficas que deixam as fotos mais profissionais | eMania

20 abr

Existem algumas técnicas fotográficas que podem ser aplicadas nas imagens para deixar até a foto de um fotógrafo amador, que começou a se aventurar na profissão das imagens agora, mais profissional e artística.01

Vale lembrar que conhecer as funções da câmera fotográfica e dominá-las; veja nosso Artigo ” Como se tornar um bom fotógrafo em 13 passos “; pode ajudar muito na hora de aplicar essas técnicas no disparo da foto.EFEITO BOKEH
O efeito Bokeh foi nomeado através da palavra “Boke”, que em japonês significa “desfoque”. Muito usado nas fotos profissionais, esse efeito é comumente confundido com a fotografia macro, mas as técnicas usadas são diferentes.
O Bokeh é um desfoque em forma de disco feito pelas luzes ao fundo da imagem. Alguns fotógrafos atingem esse efeito com filtros de lente em formatos diferentes, podendo ser de estrela, ou coração, por exemplo. Assim, o desfoque formado fica com a forma do filtro.
Para atingir o Bokeh, então, o fotógrafo deve diminuir a profundidade de campo ao aumentar até o máximo a abertura da lente, assim como nas fotografia macro. É preciso também desfocar as fontes de iluminação ao fundo do ambiente a ser fotografado, para que elas fiquem em formatos de “bolinha” na imagem.
Resumindo, o efeito Bokeh é atingido pela distorção dos detalhes e das fontes de luz ao fundo da imagem.02LUZ DE JANELA
A luz de janela, ou também conhecida como a “Hora Dourada” (Golden Hour), é das técnicas fotográficas mais importantes para o olhar profissional e artístico do trabalho. Se trata de fotografar nos horários propícios para atingir uma melhor e mais bonita iluminação. Esses horários são no nascer, ou no pôr do sol.
A angulação do sol, iluminando diretamente os elementos da foto em um ângulo de frente, e inclinado, é o que favorece a aparência da foto nesses horários. Essa angulação faz com que a iluminação fique mais suave e as sombras menos aparentes. Além de, por possuírem cores quentes, esses horários tão um toque artístico e dramático às imagens.
Apesar de parecer fácil atingir esse filtro natural nas imagens, o fotógrafo precisa ser rápido para aplicar a técnica fotográfica da Golden Hour. Isso porque essa condição favorável de luz vai embora muito rápido e dura cerca de meia hora nos dois períodos do dia.03Confira também nossa matéria : “O SOL: OU COMO APROVEITAR O PODER DA SUA MAIOR FERRAMENTA DE ILUMINAÇÃO“.

LENS FLARE
O Lens Flare surgiu no mundo da fotografia como uma falha, mas acabou de tornando uma das técnicas fotográficas mais usadas hoje em dia e é considerado como um efeito estético também.
Esse efeito é uma distorção do raio de luz que entra diretamente pela lente através de suas bordas.04PANNINGO Panning é uma das técnicas fotográficas que requer experiência e paciência, mas pode ser atingida por qualquer câmera fotográfica. Esse efeito acontece quando um objeto em movimento é registrado fazendo com que, na imagem, ele fique imóvel e que a sensação de velocidade venha do fundo do ambiente retratado.
Para atingir o panning, é preciso movimentar a câmera DSLR na mesma velocidade e direção em que o objeto está se movimento, por isso é preciso ter paciência, pois o efeito pode não ser atingido na primeira tentativa.
O obturador da câmera tem de ficar aberto por um tempo que seja suficiente para que o movimento seja capturado e não muito a ponto de borrar a imagem. A recomendação é de um segundo, mais ou menos.05REGRA DOS TERÇOS
Outra, das técnicas fotográficas que podem deixar sua imagem com uma aparência mais profissional, é aplica a regra dos terços na composição da imagem. Essa regra é uma sugestão de disposição dos elementos em uma foto, fazendo com que eles fiquem bem distribuídos e harmoniosos. Para isso, divida a tela mentalmente em nove partes e tente enquadrar o elemento principal em um dos quatro pontos centrais.
Estudos imagéticos apontam que esses quatro pontos principais são os primeiros que os nossos olhos vêem. Logo, a disposição dos objetos nessa área chama mais atenção e valorizam mais o trabalho do fotógrafo e sua obra.
06EFEITO DE CONTRALUZ
Uma das técnicas fotográficas usadas por fotógrafos profissionais é a chamada efeito contraluz que acontece quando o fotógrafo dispõe o objeto a ser fotografado entre a lente da câmera e a fonte de luz. Assim, a iluminação fica na parte de trás do elemento e não na frente, fazendo com que o fundo fique mais claro e produzindo imagens de silhuetas.
As fotos nas quais é usado o efeito de contraluz ficam com muito mais contraste entre as partes clara e escura porque a lente não consegue balancear a iluminação como o olho humano.
O contraluz é muito usado na hora de fotografar retratos. Quanto à técnica, se trata de uma luz contrária suade com uma angulação indireta, que garante um brilho leve e forma uma borda que destaca a pessoa retratada.
Esse tipo de contraluz pode ser feito artificialmente, com o uso de uma luz traseira posicionada acima da pessoa ou objeto, ou pode ser natural, usando a luz solar.

LONGA EXPOSIÇÃO
O efeito causado pela longa exposição de imagens é um dos preferidos dos fotógrafos, no entanto, esta é uma das técnicas fotográficas que dão um pouco de trabalho.
A longa exposição é muito usada na hora de retratar imagens do céu e fotografias noturnas e esse efeito é atingido quando se deixa o obturador da câmera aberto por mais tempo que o normal. Dessa maneira, mais luz entra na lente formando o clássico efeito das fotos noturnas, ou até mesmo os lightpaintings.
Vale lembrar que para fotografar com o obturador aberto é com pouca luz, o uso do tripé é fundamental, assim como câmeras com ajustes manuais de diafragma e exposição. Caso contrário, as imagens podem sair tremidas e sem qualidade.

Conheça a eMania – Foto e Vídeo  a loja é voltada para o público fotográfico profissional, amador e apaixonado por Fotografia. Atuante há mais de 6 anos no mercado, está de casa nova, com um acervo de equipamentos e acessórios para estúdios fotográficos , câmeras DRLR, filmadoras e muito mais. 02

As formas de pagamento também acompanharam as mudanças. Agora é possível efetuar as compras em até 2 cartões, além de outros meios (boleto e parcelamento em até 10x). Neste ano ainda será implantada a opção de parcelamento em via boleto.

Em suma, um ambiente online seguro, prático e com diversas opções de câmeras e lentes fotográficas, acessórios de áudio e vídeo e estúdios fotográficos com preços acessíveis para todos os públicos está presente na nova plataforma da eMania – Foto e Vídeo.

Captura de Tela 2016-04-01 às 15.48.41

Atendimento ao cliente: www.emania.com.br/contato ou contato@emania.com.br

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s