Blackmagic Design | NAB Show 2016

25 abr

Poucas empresas conseguem chamar a atenção num dos maiores eventos de mídia eletrônica e desenvolvimento, a NAB Show 2016. Situada na badalada cidade de Las Vegas, no meio do deserto, o centro de convenções Las Vegas recebeu as maiores marcas e fabricantes de todo o planeta no quesito mídia e conteúdo. Já em seus primeiros dias, o estande da Blackmagic Design foi um dos mais procurados e visitados do evento e, entre os dias 16 a 21 de abril, a marca esteve entre os destaques da feira.
01
Já sabendo da grande procura e interesse, a Blackmagic Design preparou um setlist de produtos especial para deixar qualquer fã ou entusiasta da area de queixo caído.

Blackmagic Duplicator 4K
Agora você pode codificar em tempo real, duplicar e vender conteúdo Ultra HD para clientes em eventos ao vivo!01
O novo Blackmagic Duplicator 4K, é projetado para resolver um grande problema que a indústria de produção televisiva encara nos dias de hoje: como fazer conteúdo Ultra HD para clientes e deixar com que eles aproveitem isso em suas televisões com a tecnologia?
O Blackmagic Duplicator 4K resolve o problema deixando com que você grave em tempo real, em alta qualidade H.265 diretamente em 25 cartões SD separados que pode ser vendido para clientes no ato da produção.
Gravar em tempo real significa que o Blackmagic Duplicator 4K resolve outro problema: como pagar o seu trabalho de produção? O novo equipamento resolve isso, pois você poderá vender o conteúdo de eventos finalizados, no ato em que o seu cliente está mais empolgado para comprá-lo.
O Blackmagic Duplicator 4K possui 25 slots para cartões SD ao longo do painel frontal com controles de registro localizados do lado direito. Existe também um LCD para monitorar níveis de entrada de áudio e vídeo. No painel traseiro, encontramos uma entrada 12G-SDI com loop thru de saída, entrada para a fonte de energia e conexões remotas. O controle remoto permite integração com duplicadores Daisy Chain para aumentar a capacidade e gravar tudo ao mesmo tempo.
O equipamento traz características poderosas como o codificador de hardware H.265. O Ultra HD tem quatro vezes mais pixels do que o HD por isso, se você tentar utilizar o formato de compressão H.264 mais antigo, os arquivos se tornariam quatro vezes maiores e, os custos de armazenamento, muito mais. Para trabalhar com resoluções ainda mais altas de vídeo Ultra HD, a nova compressão H.265 foi desenvolvida especificamente para distribuição Ultra HD.
Isso significa que poderemos salvar Ultra HD, mesmo em altas taxas de quadros, em arquivos que não são muito menores que os arquivos HD em H.264. As conexões SDI no Blackmagic Duplicator 4K, são as atuais 12G-SDI para que o duplicador suporte gravações em todos os formatos SD, HD ou Ultra HD e, mesmo em altas taxas de frames, o Ultra HD até 2160p 60. Para ajudar com a compatibilidade, a Blackmagic Design trabalha em adicionar o codec H.264 ao duplicador, que logo estará disponível através de uma atualização de software gratuita.
Outra característica poderosa, é o recurso de acrescentar registro, que permite iniciar a gravação no final da anterior para que os clientes tenham um arquivo único para uma grande facilidade, assisti-lo. Acrescentar registro é vital para garantir que você não repasse diversas gravações e complique o seu cliente. Ao invés de múltiplos arquivos, o cliente terá em mãos um único arquivo de mídia.
Os cartões SD são finos e podem ser oferecidos ao cliente de diversas formas dentro de uma carteira impressa ou um invólucro personalizado. Além de finos, os cartões SD são compatíveis com praticamente todos os computadores modernos que possuem slots de armazenamento SD embutdos. Os cartões que não forem vendidos após um evento, podem ser fomatados no duplicador e estejam livres para o próximo trabalho.
04 
Blackmagic URSA Studio Viewfinder
O novo viewfinder profissional chega para aumentar a gama de acessórios para a URSA Mini. O Blackmagic Studio Viewfider transforma completamente a URSA Mini num estúdio profissional. A ergonomia do visor foi projetada para o máximo em conforto, que é vital quando se trabalha em filmagens em que a equipe de câmera pode ficar parada por horas.
02
Quando o acessório foi projetado, a equipe da Blackmagic Design pensou em fazê-lo com a melhor montagem articulada de visor já encontrada no mercado. As articulações têm uma incrível gama de ajuste de tensão, assim você pode definí-los para a resistência perfeita que precisa. Isso significa um melhor ajuste de pan e tilt do visor para a melhor posição que desejar, o que é vital quando a câmera estiver no alto e você precisa de inclinação para baixo.
O Blackmagic URSA Studio Viewfinder possui um design moderno com um indicador grande de Tally. Números personalizáveis podem ser instaladas no indicador Tally e com isso, cada câmera será marcada para o melhor andamento da produção. O viewfinder pode ser removido facilmente da câmera através do sistema Quick Release para outras utilizações como em tripés, facilitando o seu setup.
Nele se encontram botões para controle de brilho, foco e contraste, para que você possa definir os níveis necessários. Um menu de navegação se faz presente e com isso, o usuário pode configurar as funções do visor, três botões de função também podem ser utilizados. Um Sun Shield está incluso e o indicador de Tally está localizado acima do escudo, para que o operador de câmera fique de olho em tudo o que está acontecendo.
Quando o Blackmagic Studio Viewfinder é utilizado na URSA Mini, a câmera envia informações através de conexão SDI para o visor e monitores. Isso permite que você altere o display na tela do viewfinder, e não é preciso ir até os menus da câmera para fazer isso.
 04
Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield
Controle sua própria solução de estúdio com a Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield.
04
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source utilizada por designers, amadores e qualquer um interessado em criar projetos. O Arduino é desenvolvido para ser tão flexível quanto possível e a custo muito baixo. Em muitos aspectos é parecido com o Raspberry Pi, porém é mais simples e criado para desenvolvedores de hardware, enquanto o Raspberry Pi é mais direcionado para engenheiros de software.
Utilizando a Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield é fácil, tudo que você precisa fazer é obter um Arduino, faça o download do IDE arduino.cc e em seguida, carregue o código de exemplo. O código de exemplo mostra como o Arduino se comunica ao Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield e envia os comandos para a câmera através da conexão SDI.
Também é muito fácil escrever códigos para enviar comandos a câmera. Os programas Arduino são chamados de Sketches e são muito fáceis de escrever. Os comandos para o controle da câmera estão documentados no manual do ATEM.
O Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield, trabalha somente barramento I2C, você pode utilizá-lo com outros microcontroladores como o Raspberry Pi. Todos os comandos no manual de instrução para as câmeras estúdio, são suportados e você poderá utilizá-los como referência.
O Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield, quando combinado com o novo viewfinder para a URSA Mini e a atualização de software para estúdio, se tornam uma combinação extremamente poderosa. Também pode ser utilizado com todas as câmeras da Blackmagic Design. Com ele, é possível controlar lente, correção de cores, detalhes e todas as configurações do equipamento. Você poder remover o antigo e obsoleto CCU e substituí-lo com um novo design de Arduino para transformá-lo num CCU moderno.
 04
Blackmagic Video Assist 4K
O novo modelo Video Assist 4K, permite adicionar um monitor e gravador de 7 polegadas e qualidade broadcaster para qualquer câmera SDI ou HDMI. Adicionando o Video Assist 4K a uma câmera DSLR, o usuário terá uma grande tela que garante um foco perfeito em todo tipo de produção. O Video Assist 4K possui, embutido, itens de ajuda de focos como o Focus Peaking e Focus Zoom. É possível utilizar o histograma para ajudar a definir a exposição.
06
O Video Assist 4K possui um gravador próprio, utiliza alta qualidade de gravação ProRes e DNx, para uma maior qualidade e compatibilidade com todos os softwares de edição. Com o Video Assist 4K, é possível ganhar mais tempo de gravação, pois o Video Assist 4K possui duas entradas para cartões SD e com isso, os usuários podem trocar cartões durante a gravação.
O traz duas entradas de áudio analógicas com alimentação phantom power que estão conectadas a um circuito de áudio HD de baixo ruído. Significa que você pode conectar microfones high-end, mixers balanceados via conector mini XLR  e ignorar completamente o áudio da câmera para resultados surpreendentes. O Video Assist 4K possui um gravador de áudio profissional embutido, e com mais de 128db de áudio.
O equipamento traz a última tecnologia 6G-SDI, entrada e saída em conectores full size, HDMI 2.0, saída e entrada. Existe também um conector LANC para opções de controles extra, além dos gatilhos de gravação SDI e HDMI. Inclui também um codec de hardware atualizável com uma seleção entre ProRes Proxy, ProRes LT, ProRes 422 HQ. Uma saída de áudio de 2.5mm está inclusa para conexão de fones de ouvido e  monitoração de áudio. O Video Assist 4K, também inclui um alto falante para reprodução.
Quando se trata de gravador embutido, o Video Assist 4K inclui suporte para a mais recente tecnologia de cartões UHS-2, para que o usuário possa obter velocidades rápidas em gravações Ultra HD. Cartões UHS-2 são extremamente rápidos e podem ser lidos em slots de cartão SD encontrados em computadores normalmente. 04 
Blackmagic MultiView 4
Poderoso conversor para monitoramento de múltiplas telas. O equipamento permite que você elimine a complexidade de múltiplos monitores utilizando apenas um único para enxergar quatro feeds de vídeos SDI simultaneamente.
07
Cada entrada é totalmente independente e, cada modo de exibição pode ter um formato de vídeo completamente diferente, assim como a taxa de quadros. O Blackmagic Multiview 4 é o primeiro multiview que suporta Ultra HD, perfeito para monitores Ultra HD e permite resolução Full HD em cada modo de exibição. Imagine utilizar uma ampla tela de televisão e ter modos de exibição com resolução full.
Uma grande vantagem do Blackmagic Multiview 4, é que o equipamento possui o mesmo tamanho físico de um conversor Teranex Mini 12G-SDI, pode ser utilizado num desktop ou ser instalado num Teranex Mini Rack Shelf e depois, em um rack. Suporta o Teranex Mini Smart Panel, caso você queira modificar as configurações utilizando menus simples e fáceis.
Com um re-sync nas entradas, cada modo de exibição é o mesmo que um monitor de vídeo independente, e pode ser qualquer padrão de vídeo completamente independente das outras entradas. Isso significa que você pode conectar qualquer combinação de NTSC, PAL, 720p, 1080i, 1080p até 1080p 60 e 2160p até 2160p30, tudo de uma vez.04 Microconversores
Os novos microconversores chegam em dois modelos, SDI para HDMI e HDMI para SDI. São conversores extremamente pequenos e não muito maiores que os cabos que se conectam a eles. A alimentação dos conversores pode se feita via USB facilmente de qualquer dispositivo como uma TV ou computador. Possui uma alimentação completa, acompanha plugs a adaptadores AC internacionais, para que o usuário possa utilizar todos os tipos de fontes de alimentação ou packs de baterias USB.
08
Suportam 3G-SDI e formatos de vídeos SD e HD até 1080p60 com qualidade 10 bit, dois canais de áudio embedded estão presentes em ambos SDI e HDMI.
 
04 UltraStudio 4K Extreme 3
Solução de alta qualidade de captura e playback para seu computador com Thunderbolt.
09
O UltraStudio 4K Extreme 3 é a mais avançada solução para captura e playback para computadores PCIe e Thunderbolt. É incrivelmente rápido com entrada de 40Gb/s via Thunderbolt 3, possui conexões avançadas 12G-SDI e HDMI 2.0 para trabalhar em até 60 frames por segundo com deep color, 12-bit RGB, suporta workflows HDR via HDMI 2.0a e frame size 4K extremamente largo, mesmo em 3D.
Apresenta a mais ampla gama de conexões analógicas e digitais, o UltraStudio 4K é virtualmente compatível com qualquer câmera, deck, roteador ou display. Possui um hardware codificador embutido extremamente poderoso que suporta codificação H.265.
04
DeckLink Duo 2
Agora é possível montar soluções broadcast com 4 canais 3G-SDI de captura e playback em placas PCIe.
10
A DeckLink Duo 2 é uma solução de captura e playback de alta performance com 4 canais independentes que podem ser atribuídos para qualquer combinação de gravação ou playback, todas num único plug na placa PCI Express. Projetado por desenvolvedores e OEMs, a DeckLink Duo 2 é a solução ideal para servidores play-out de mídia, servidores de sinalização digital multiscreen, processadores real time e muito mais.
A novidade possui 4 conexões independentes 3G-SDI, pode trabalhar em altas taxas de quadros em HD e suporta formatos SDI em SD e HD até 1080p60. Cada conexão SDI é completamente independente, cada uma das quatro conexões pode receber entrada ou saída de diferentes padrões de vídeo e fluxos de conteúdos ao mesmo tempo. A DeckLink Duo 2 pode também capturar e reproduzir ao mesmo tempo e inclui uma conexão de referência para black burst/tri-sync.  Desenvolvedores podem utilizar o SDK e configurar as quatro conexões SDI para qualquer combinação de entrada e saída.
04
Atualização para conversores da Blackmagic Design
A nova atualização para a linha de conversores da empresa, adiciona novas características para os conversores SDI para HDMI 4K e Teranex Mini SDI para HDMI 12G. Ambos os modelos receberam o novo recurso HDMI Instant Lock. O Teranex Mini também ganhará suporte para 33 points LUT. Os novos recursos estão disponíveis via atualização de software gratuita feita pelo site da Blackmagic Design.
Televisores HDMI e projetores são ótimos monitores, mas não conseguem manter um sinal de uma nova fonte conectada por muito tempo. O HDMI Instant Lock resolve o problema, pois ele continua enviando um sinal ativo HDMI ao display enquanto a entrada SDI é alterada. É extremamente rápido, e se a nova entrada for do mesmo formato que o sinal anterior, ele pode travar com 1 frame.  Isso significa que o usuário pode instalar um miniconversor SDI para HDMI 4K ou um Teranex Mini SDI para HDMI 12G na saída de um roteador e, quando a fonte for trocada, o monitor atualiza instantaneamente, como numa rota de troca limpa.
Além do HDMI Instant Lock, o Teranex Mini SDI para HDMI 12G também ganha o suporte 33 point 3D LUT, utilizado para fornecer conversão de cores de altíssima precisão. Permite que os usuários vejam o que está sendo filmado, cor e gama aplicada em tempo real, como num set. Os LUTs são aplicados a saída SDI loop thru, também são compatíveis com o DaVinci Resolve e podem ser utilizados em conjunto para um fluxo de trabalho de cores consistente.
 04
Atualização 6.8 para a linha switcher ATEM
Agora, qualquer ATEM pode controlar até quatro HyperdDeck Studio SSD para gravação instantânea e reprodução durante produções de programas ao vivo.
11A novidade adiciona integração entre os switchers ATEM e gravadores de disco HyperDeck Studio como fontes controladoras, diretamente no workflow para produções ao vivo. Qualquer switcher ATEM pode controlar até 4 HyperDecks separados. Usuários poderão também enxergar a lista de clipes em cada HyperDeck e acionar a gravação ou reprodução automaticamente.
O HyperDeck Studio é conectado ao switcher ATEM via Ethernet para controle e comunicação, e via SDI para reprodução de vídeo ou gravação. O set up é fácil e, uma vez que cada HyperDeck tem um endereço IP, pode ser controlado pelo switcher. Os HyperDecks podem ser controlados a partir de qualquer software ATEM ou painel de hardware. 04 
Atualização URSA Mini Studio Camera
A nova atualização transforma a URSA Mini numa câmera estúdio high end, pois adiciona todas as funções que os broadcasters mais amam como: correção de cores, controle de lentes, talkback, Tally e a habilidade de alterar configurações via SDI externo. Agora, a URSA Mini pode ser utilizada como uma câmera de estúdio para produções ao vivo.
03
A atualização adiciona também vídeo 1080 HD entrelaçado e uma tabela de pesquisa de vídeo na saída SDI, com isso, você poderá utilizar sua câmera com qualquer switcher broadcast.
A conexão de fone de ouvido agora se tornará talkback, permitindo que você ouça o diretor. O indicador de gravação viewfinder, se transforma num indicador Tally e, quando sua câmera estiver no ar, a luz se acenderá. Qualquer configuração que o operador de switcher precisa modificar, pode ser feita remotamente para que o operador de câmera possa se concentrar na ação ao vivo.
A URSA Mini é uma câmera digital com um sensor largo de 35mm, e suas imagens superam qualquer outra câmera estúdio do mercado.
A atualização inclui a nova ciência de cores para ambos os modelos da URSA Mini e, os modelos com sensor 4K, agora possuem um olhar similar aos modelos com sensor 4.6K. Isso significa que os dois diferentes sensores são agora muito parecidos, isso é ótimo se você utiliza ambas as câmeras ao mesmo tempo, ou numa situação de produção ao vivo.
  04
Novo Sistema Operacional para a URSA Mini
A parte mais visível do novo sistema operacional da URSA Mini é a interface de usuário, que foi totalmente redesenhada, ganhando mais velocidade em sua utilização. Agora, tocar qualquer configuração no LCD permite que você ajuste diretamente a opção sem entrar nos menus. Um bom exemplo é o controle de lente. Agora é possível selecionar o íris e em seguida o F stops, ou simplesmente deixe a íris aberta e feche com seu dedo no LCD. Se você deseja ajustar o nível de áudio apenas toque nos medidores e com isso, altere os níveis. Se você girar o botão de áudio, os ajustes também são exibidos automaticamente.
O novo sistema operacional adiciona ainda mais inteligência. Um bom exemplo disso é o ângulo do obturador. Ajustar os ângulos do obturador para eliminar o flicker de iluminação, pode ser complicado, mas agora, certas configurações são recomendadas para eliminar o flicker da iluminação. Você ainda pode definir qualquer ângulo que desejar, mas existem recomendações que serão calculadas para você.

A Metadata também é melhorada com o sistema. Há uma nova página de status de mídia, então você pode ver claramente o quanto de espaço existe em seus cartões de memória. Agora, todas as configurações da câmera também podem ser salvas. Um dos destaques entre a novidades, é a introdução de tabelas de pesquisa 3D para o LCD interno e a saída de vídeo SDI. Agora será capaz de carregar cores personalizadas e armazenar até 6 LUTs 3D na memória flash interna da câmera. O 3D LUT é carregado a partir do cartão de mídia CFast na câmera, e a URSA Mini vai ler arquivos LUT na maioria dos softwares, incluindo formato LUT 3D do DaVinci Resolve. 04

DaVinci Resolve 12.5
A atualização do DaVinci Resolve está focada em resolver pequenos ajustes e, a equipe de engenharia, adicionou uma boa leva de recursos também. Diversas melhorias significativa de interatividade foram adicionadas à interface que você poderá sentir quando utilizar o DaVinci Resolve após a devida atualização. Há uma nova curva de velocidade variável integrada aos controles Retime e isso permite que você abra os controles Retime e editor Retime Curve, diretamente na linha de tempo da edição.
02
No DaVinci 12.5 agora existem metadados na página de edição. Tudo que você vai precisar, é selecionar o novo ícone de metadados no topo, próximo ao Inspector. Agora você terá acesso aos metadados e a mais modos de composição, bem como muitos efeitos novos, incluindo mais dissolves, mais wipes e diversas outras transições.
Foi adicionado também o Fusion Connect, agora poderemos enviar um clipe ou composição de clipes direto para o Fusion. Assim que processar a composição, é possível voltar para a edição e, o clipe que você processou, estará automaticamente na linha do tempo. Com o Fusion agora no Mac OS X e Windows, a combinação se torna poderosa e o fluxo de trabalho, será melhorado com esta adição.
04
Foram inclusas melhorias para Multicam e agora é só clicar em clipes de media pool para criar um novo clipe Multicam. Novas opções para a sincronização de ângulos comuns utilizando metadados da câmera também se fazem presente. Você pode nomear ângulos sequencialmente, com base em nome de arquivo ou metadado de câmera. É possível também editar títulos no lugar basta selecionar o clipe e em seguida arrastar e girar, clique duas vezes no texto para editar e muito mais.
03
As novas ferramentas do ResolveFX na Color Page, deve agitar a comunidade de coloristas. Para utilizar as ferramentas, basta abrir a janeia OpenFC e arraste um clipe de efeitos como Glow, Ligh-ray, Vortex ou Mirrors para um node e faça os ajustes que necessita.
Outra grande característica do DaVinci Resolve 12.5, é a redução de ruído significativamente melhorada. Inclui também uma nova correção de lente automática, corrija a distorção da lente simplesmente clicando em Analyze para a correção automática. É possível ajustar ainda mais no Inspector para um melhor controle, mas também pode usá-lo como um efeito de distorção de lente.
Uma das grandes características da nova atualização, são os presets para os formatos de saída mais comum. Essa funcionalidade é muito útil para quem dá saída para destinos como Youtube e Vimeo. Basta selecionar a saída e finalizar o trabalho.
Outro destaque na atualização fica com o novo High Dynamic Range ou HDR Grading, ferramenta embutida no software. Isto realmente simplifica o trabalho do grading HDR e inclui cache High Dynamic, node com controles HDR, transformação de cor e HDR scopes scale para HDR grading. Existe também uma nova atualização para o UltraStudio 4K Extreme e DeckLink 4K Extreme 12G que adiciona HDR na saída HDMI, assim o usuário pode obter uma completa solução de ponta a ponta.
Um dos maiores problemas que encontramos ao editar diálogos, é o corte contra o audio track quando você não pode vê-lo. Nesta atualização, foi adicionado um audio Waveform Overlay no visualizador fonte. Outro problema quando cortamos contra o diálogo, as vezes necessitamos manter seus pontos de edição longe do diálogo com um valor específico. Foi adicionado um novo recurso, o Playhead Shadow e com ele, é possível selecioná-lo nas configurações do projeto para quantos quadros for necessário.
04
Fonte: Marketing Blackmagic Design/Zazil Media Group
A Pinnacle Broadcast é a distribuidora e revenda autorizada oficial da Blackmagic Design no Brasil. Para quaisquer informações de toda a linha de produtos da empresa, entre em contato conosco: 11 2605-0563 ou pelo e-mail atendimento@pinnaclebroadcast.com.
Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s