Erik Marreiro | O Poder da Edição

29 abr

A edição é uma das etapas mais poderosas na produção de uma obra audiovisual. É nela que manipulamos tudo o que captamos, resumimos, sonorizamos, criamos o ritmo e – principalmente – intensificamos as emoções: um verdadeiro processo de transformação. Na produção de filmes de casamento não poderia ser diferente. Criar sequências impactantes e envolventes requer planejamento, técnica e principalmente sensibilidade, afinal, estamos contando histórias reais e nada melhor que uma boa montagem para cativar e emocionar o público.01 Nesse Workshop nós vamos fazer uma imersão no processo de edição – da sua concepção à finalização, passando pelo processo de filmagem, escolha de software, ritmo, técnicas narrativas e sonorização.03“A edição é um processo poderoso que acontece dentro da cabeça do editor. O software é apenas uma ferramenta”.

“Meu nome é Erik Marreiro, tenho 34 anos e trabalho com produção de vídeo desde os 16. Comecei minha vida profissional como editor na empresa do meu pai, o Studio NOAR. Editei documentários, clipes, programas de televisão, fiz vinhetas em computação gráfica e produzi muitos comerciais para televisão em parceria com agências de publicidade. Quebrei muito a cabeça! Mas também aprendi demais! Trabalhei com ótimos profissionais e com péssimos também – na verdade, creio que só se desfruta o que é bom quando se conhece o ruim de perto. Passei e passo boa parte da minha vida numa ilha de edição e sou muito grato por isso, pois foi lá que aprendi tudo que sei, inclusive a filmar. Isso mesmo!02Aprendi a filmar sentado numa cadeira de editor. Claro que “pegar na câmera” é essencial, mas ver, entender e sentir como funciona faz toda a diferença; então hoje, eu edito o que filmo. Podem ter certeza: isso me dá muito mais controle no processo criativo e torna o trabalho essencialmente autoral. E foi exatamente querendo exercer esse lado mais autoral que em 2010 resolvi produzir filmes para casamento. Tive a certeza que poderia exercitar todas as minhas idéias e inspirações nessas produções. Não definirei o que faço com a palavra “paixão” mas sim com “respeito”. Meus pais me criaram produzindo vídeo e hoje crio meu filho dessa forma, então “respeito” se reflete em responsabilidade e admiração. Muito obrigado pela visita e espero que gostem do nosso trabalho!”

PROGRAMAÇÃO:

DIA 01

9 às 12:30h – Aula teórica abordando os seguintes pontos:

– Introdução à filmografia com câmeras DSLR’S
– Captação – formando uma equipe afiada
– Lentes recomendadas e a utilização correta delas
– Utilização de acessórios (tripés, monopé, steady, grua, slider)
– Iluminação
– Captura de áudio

14:30 às 17:30h – Aula prática de captação com casal de noivos.

– Direção dos noivos
– Técnicas de filmagem
– Filmando pensando na edição
– Dicas para criar imagens impactantes
– Movimentos de câmera
– Utilização de slow motion
– Edição do material captado (cada participante deverá levar um HD ou pendrive para que possa levar pra casa o material filmado para fazer uma edição).

DIA 02

09:00 às 17:30h – Aula teórica sobre edição do material filmado

– Dicas e técnicas essenciais de edição
– Escolhendo a trilha certa
– Ritmo
– Criando seu estilo de edição
– Finalização do material04

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s