AMIRA ao vivo com o modo Multicam na China

16 maio

O popular programa de talentos da TV chinesa chamado I AM A SINGER, produzido por Hunan Television, recentemente terminou a quarta temporada com uma grande final, contando com inúmeros convidados, cantores internacionais, vencedores das temporadas anteriores, assim como 25 das estrelas pop chinesa mais influente. A equipe de produção utilizou 23 câmeras AMIRA para a quarta temporada com a transmissão broadcast ao vivo da grande final, utilizando o modo Multicam lançado com o SUP 3.0 e melhorado com o SUP 4.0 e ainda gravando em ProRes 422, Log C. Vários membros da equipe técnica por trás do I AM A SINGER, dividem aqui as suas experiências em trabalhar neste programa.post01

Por que você começou filmando com AMIRA a terceira temporada de I AM A SINGER?
Lihong Zhou (diretor técnico, chefe do centro de controle de produção):
Principalmente pelo look cinematográfico. Preferimos o grande sensor da AMIRA, alta resolução e obviamente sua latitude, além disso eu esperava trazer algo a mais para o show com as novas mudanças destes pontos fortes da AMIRA. Depois de filmar com a câmera por duas temporadas, ganhamos uma experiência valiosa, a qual tem nos ajudado a direcionar a Hunan Television daqui para frente.

 Liang He (gerente de equipamento, chefe da seção de equipamentos de pré-produção): Compramos as câmeras AMIRA principalmente para gravar I AM A SINGER, mas para o nosso canal de TV é mais do que isso. Poderíamos ter locado apenas para esse programa, mas a consideração mais importante é que a Hunan Television pode se beneficiar desta tecnologia atualizada. No início tivemos algumas opiniões divididas sobre fazer esse grande investimento em novas câmeras, mas o sucesso da terceira temporada foi reconhecido pelo pessoal da indústria, que foram muito positivos com a alta qualidade de imagem e latitude para uma produção de TV. Um ano usando AMIRA, tornou evidente que esta é a tendência para a TV, temos que ter a coragem de abraçar o avanço tecnológico.
Também vale a pena mencionar que AMIRA está sendo constantemente atualizada e adaptada para diferentes ambientes de produção. Em 2014 tivemos o SUP 1.0 e o 1.1 da AMIRA; no ano passado, evoluiu através de 2.0 e 3.0 e agora, em 2016, estamos caminhando para o 4.0. Com a final do I AM A SINGER da quarta temporada, a AMIRA foi totalmente adaptada para gravar reality shows. É uma câmera tão versátil que podemos usá-la para programas ao vivo, vídeos promocionais ou como uma câmera de estúdio, por isso acaba sendo muito rentável.
01Shichuan Huang (diretor da seção de câmera do show): Com um investimento tão grande, tivemos que passar por uma avaliação rigorosa, por isso, fizemos vários testes com câmeras do mercado. Após a comparação de imagem e correção de cor, sentimos que as imagens ARRI tiveram a melhor qualidade em geral e uma sensação cinematográfica. Nossos operadores de câmera que operaram a AMIRA, sentiram que houve um ligeiro aumento de peso, mas todo o restante senti como se estivesse com câmeras broadcast tradicionais e, claro, a qualidade da imagem era muito melhor.
O workflow foi eficiente?
Lihong Zhou:
Quando estávamos gravando a terceira temporada, a AMIRA era a recém-chegada na nossa produção. Filmamos em Log C e fizemos a correção de cor na pós, e no geral foi bem sucedida, mas houve algumas falhas com a integração em nosso sistema. Com o auxílio da ARRI, a quarta temporada trouxe grandes melhorias, especialmente no ajuste de cor, na configuração da câmera e no balanceamento entre elas. Isto pode parecer trivial, mas importa muito para uma transmissão ao vivo. Ao resolver uma série de questões técnicas, estabelecemos, um workflow flexível e confiável.Li Jiang (visual designer):

Na terceira temporada, usamos apenas um sinal HD básico da AMIRA, mas este ano conseguimos integrar a AMIRA com o nosso sistema Sokong EFP, o que nos permitiu controlar íris em lentes que vão desde zooms de cinema a lentes broadcast HD grande angulares, além de lentes box. Ela se integrou muito bem em nosso workflow tradicional de TV ao vivo e até agora estamos muito satisfeitos com a AMIRA.

03Chao Zhang (engenheiro de vídeo): O sinal de saída das câmeras ia para o Sokong CCU para ajustar a íris, temperatura de cor, gama e o look, e depois, eles retornavam ao diretor para fazer o corte e depois para a transmissão. No ano passado, contratamos operadores para esses ajustes, mas neste ano conseguimos controlar a íris e exposição com nossa dedicada equipe técnica. Ela libertou os operadores e simplificou muito o workflow. Usando câmeras de estilo cinema para a TV ao vivo, foi uma grande inovação e estabeleceu um exemplo para a indústria. Acredito que vale a pena o esforço e que vai ser muito proveitoso.
Comparando com câmeras broadcast tradicionais, qual a diferença de filmar com a AMIRA?
Shichuan Huang:
A diferença foi marcante: a AMIRA tem muito mais sensibilidade e qualidade geral de imagem, e, portanto, não temos que usar um monte de luz. Com uma maior tolerância para a exposição, podemos equilibrar facilmente as imagens na pós, permitindo nos concentrar mais na criação.

Jiabei Peng (operador de câmera): A AMIRA tem bela reprodução de cores e alta sensibilidade. A iluminação era bastante fraca quando estávamos fazendo ensaios gerais, tivemos que aumentar o ISO para 3200, mas tudo parecia bem. Para um programa de TV, a qualidade da imagem foi um grande passo graças a AMIRA. Na pós, o material foi bem flexível e tinha uma maior latitude para manipular do que outras câmeras, e o novo EVF com a nova ótica, fez o foco manual, muito mais fácil.

Linxuan Zhou (operador da grua studio 400): A lente Canon 17-120mm tem um campo de visão diferente na AMIRA em comparação com câmeras broadcast tradicionais. Eu, principalmente, usei lentes broadcast com o adaptador B4. A profundidade de campo era menor, então, tinha que tomar um cuidado extra com o foco. As imagens de AMIRA no modo Rec 709 parecia mais viva, com mais detalhes nos highlights e nas sombras. O sistema de menus da câmera é o mais intuitivo que já usei. Às vezes, quando estávamos seguindo um assunto e tínhamos que se mover para trás, ocasionalmente batíamos com a câmera na parede, mas a AMIRA é tão robusta, que nunca tivemos qualquer problema.

04
Como e onde foram usadas as 23 AMIRAS?
Shichuan Huang:
A configuração variou, mas durante transmissão ao vivo, usamos sete AMIRAs para acompanhar os cantores e outras sete com os seus agentes. Além disso, também tínhamos duas salas de entrevista, cada uma com uma AMIRA em um dolly e outra fixa. Os juízes tinham uma AMIRA sobre eles e as outras foram usadas na grua studio 400 ou na área do público ou para cortes.
Fonte: ARRI Brasil
Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s