A tecnologia revolucionando a cinematografia

29 jul

A tecnologia vem revolucionando o mundo. Se pararmos para pensar, em poucos anos, talvez estaremos com workflow de trabalho completamente diferente, com etapas de produção otimizadas por novos equipamentos ou softwares “que conseguem fazer a magia acontecer”.0101Há tanta coisa boa vindo por aí que não cabem mais apegos. Amanhã ou depois sua ferramenta de trabalho pode ser mudada e a tecnologia que você usa vai estar ultrapassada. Conheça algumas das mais recentes descobertas tecnológicas e alguns produtos já disponíveis no mercado que podem estar no seu dia-a-dia em pouco tempo:

1. Efeitos Sonoros gerados a partir de imagens

O departamento de pesquisa do MIT desenvolveu um sistema que gera efeitos sonoros a partir de vídeos sem som. Embora ainda em teste, o que se tem até o momento abre um mundo de possibilidades para outros elementos de produção audiovisual.

O sistema funciona como uma biblioteca onde uma espécie de inteligência artificial reconhece a imagem do emissor de som e reproduz o efeito sonoro com altíssima similaridade.

Nada mais de ficar procurando efeitos sonoros em banco de imagens 🙂

2. Inteligência Artificial que escreve roteiros

Você poderia duvidar do potencial de um roteiro escrito por um computador, mas acho que após ver o resultado final no filme abaixo, escrito inteiramente por algoritmos, mude de ideia.

Sunspring, um curta de ficção científica escrito por Benjamin auto denominação da rede neural recorrente, que foi treinado vendo dezenas de filmes sci-fi para criar o roteiro.

Vamos colocar os robôs pra criarem histórias incríveis 😀

3. Câmeras que desafiam a física tradicional de captura

Que as câmeras progridem em um ritmo sem precedente nós já sabemos, mas alguns equipamentos estão “quebrando as regras”. A ILLUM criou a primeira câmera que utiliza tecnologia de “campo de luz” (todos os raios de luz que passam pela sua visão).

A câmera chamada Lytro tem um sensor que recolhe todas as informações visuais de cada quadro gravado (cena), permitindo controle posterior sobre foco, perspectiva, abertura e ângulo, ou seja, cada quadro torna-se um ambiente 3D editável.

Adeus fundo verde, bem vindos “megarraios” (milhões de raios de luz) 😎

4. Lentes Planas

Se você achava que o “campo de luz” já era mudança de perspectiva suficiente, vai se admirar ao conhecer este novo tipo de lente ótica plana com nanotecnologia (ultrafina) que pesquisadores de Harvard estão patenteando.

aEste tipo de lente é capaz de compensar as diferenças de comprimento de onda, desviando feixes de cores diferentes pelo mesmo ângulo, ou concentrando essas cores em um único local. Isso quer dizer que os efeitos complicados como correção de cor, que em um sistema ótico convencional exigiria luz passando através de várias lentes grossas em sequência, pode ser alcançado em um único dispositivo extremamente fino, miniaturizado.

Mataram a aberração cromática 😮

Parece que a tecnologia está se tornando descartável: você a usa hoje e amanhã já a substituí por uma nova.

E você o que acha? Nos conte sua opinião nos comentários 😉

Fonte: Tutorama
Texto: Sam Varg

Anúncios

Uma resposta to “A tecnologia revolucionando a cinematografia”

  1. Anônimo 29/07/2016 às 15:14 #

    Ficaremos obsoletos… 😦

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s