O Cinema Digital – Parte 7 | Marcello Caldin

22 ago

00

Sejam todos bem-vindos à sétima parte da série sobre o tema: Cinema Digital. O desenvolvimento do fluxo de trabalho é uma árdua jornada e que traz o equilíbrio entre as novidades oferecidas pelos diversos fabricantes e uma profunda reflexão sobre a melhor maneira de se trabalhar. Nada mais e nada menos.

site_rolo

Hoje eu gostaria de falar sobre uma atualização de software, que a Blackmagic Design fez sobre a Production Camera 4K e que enfim, adiciona importantes ferramentas na melhoria de seu fluxo de trabalho. E ainda, falar sobre uma segunda atualização para o seu novo equipamento Video Assist 4K. A união dessas duas atualizações, será sem sombra de dúvidas, fundamental para o correto desenvolvimento da marca e da sua consolidação no mercado. Vamos em frente!!!

site_production_camera

Vamos relembrar um pouco sobre as capacidades dessa câmera… Primeiro, gravação em RAW 4K e ProRes 422 HQ. Segundo, utilização de memória sólida SSD. E terceiro, sensor Super 35mm. Ou seja, é uma câmera excepcional em termos de qualidade e custo. Sempre me questiono sobre os novos modelos, que estão chegando hoje ao mercado e se não é uma boa política de avaliação, observar a consolidação dos modelos mais antigos. Pense bem, um novo modelo sempre tem algum tipo de “bug” ou até mesmo, a necessidade de receber atualizações em seu programa e assim, evoluir tecnologicamente.

Acabo de ler no site da Blackmagic Design sobre a atualização de câmera 3.4 e para todos os felizes proprietários da Production Camera 4K, novas e importantes funcionalidades estão disponíveis através de download. Basicamente você terá três grandes novidades:

  • Gatilho de disparo externo através de cabo SDI.
  • Protocolo de timecode (RP-188) através de cabo SDI.
  • Melhoria na compatibilidade de saída de sinal 6G-SDI

Traduzindo tudo isso, você terá um novo fluxo de trabalho. Exemplo: internamente você grava o arquivo RAW 4K, denominado como Online e externamente você grava um arquivo HD ou UHD muito mais leve, denominado como Offline. Através de um gravador externo, você dispara o gatilho de gravação da câmera simultaneamente, e assim os equipamentos gravarão arquivos com o mesmo timecode e duração. Simples assim!!!

Eu sentia falta justamente desse tipo de função nas câmeras da Blackmagic Design, pois todos nós sabemos como é demorada a geração de arquivos Offline. É um tipo de processo, que necessita ser realizado já durante as gravações!!! Processos são reduzidos e diminuímos o tempo despendido no fluxo de trabalho.

Eu trabalho como colorista recebendo material de diversas câmeras da Blackmagic Design e inclusive da Production Camera 4K. Simplesmente adoro!!! Principalmente porque um quadro (frame) gravado em RAW 4K tem o tamanho de 8,83 MB, ou seja, todas as informações estão preservadas e o meu trabalho será muito mais preciso e tranquilo.

E também, com essa nova atualização, já percebo um avanço significativo do meu trabalho também como Logger Avançado e desenho o meu fluxo de trabalho de uma maneira ainda mais rápida e precisa, através de um arquivo Offline em HD e outro Online em RAW. Depois, durante o processo de finalização de cores, basta substituir os arquivos no DaVinci e desenvolver o color grading. Maravilha!!!

site_video_assist

A segunda atualização oferecida pela Blackmagic Design é a versão 2.1 para o Video Assist 4K. O que melhora? A possibilidade de se gravar internamente no equipamento, utilizando o CODEC da Avid DNxHD (HD) e DNxHR (UHD). Nesse momento eu gostaria de fazer uma importante reflexão sobre esse fato: Você já percebeu que nos últimos anos, a maioria dos fabricantes de gravadores externos estão adicionado o CODEC da Avid em seus equipamentos? E eu diria para você prestar muita atenção sobre isso.

Todos nós editores, já fomos surpreendidos com os posicionamentos dissonantes da Apple em relação ao mercado profissional de vídeo. Seja em função da descontinuidade do Final Cut 7 e do Quicktime para Windows. Confesso também, as minhas preocupações sobre este fabricante e que acompanha uma tendência de mercado.

A Avid passou nos anos anteriores por sérias dificuldades financeiras e quase deixou de existir, mas existe uma diferença enorme entre a Avid e a Apple… De um lado você encontra um fabricante, que nasceu junto com o Cinema Digital e de outro, um revolucionário fabricante de tecnologia. Não consigo imaginar o nosso universo sem a Avid, mas tenho dúvidas se a Apple irá continuar conosco. Não porque a Apple tenha problemas financeiros, muito longe disso, mas se o Cinema Digital faz parte dos seus planos futuros.Tenho profundo respeito e admiração pelos dois fabricantes, e espero honestamente, que ambos continuem conosco e trazendo desenvolvimentos importantes ao nosso mercado.

Sobre Marcello Caldin:

– Editor e colorista de comerciais e filmes desde 1989.

  • Instrutor de Avid Media Composer e Symphony.
  • Instrutor de Blackmagic Design DaVinci.

– Consultor técnico para emissoras de televisão e produtoras. (Rede Globo)

  • Repórter Fotográfico. (Pastoral da Criança e Instituto GRPCOM)
  • Criador do Workshop “O Fluxo de trabalho – Uma reflexão sobre o uso inteligente da tecnologia”

Contato:
E-mail – marcellocaldin@marcellocaldin.com

Matérias antigas:

https://oeditor.com/category/marcello-caldin/

Hoje cada novidade que o mercado traz aos seus consumidores, precisa ser muito bem avaliada, para que o nosso fluxo de trabalho também possa evoluir. E está no detalhe técnico, que encontramos as melhores soluções para o nosso trabalho. Se você trabalha com arquivos RAW gerados pelas câmeras da Blackmagic Design e necessita ganhar produtividade, estas atualizações serão de grande ajuda. Afinal, a geração de um arquivo Offline, já durante o processo de gravação é no mínimo uma benção!! Espero todos vocês na próxima segunda-feira e vamos em frente!!!

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s