Sony HXR-NX5R

12 set

site_hxr-nx5r

Se eu precisasse descrever resumidamente a nova filmadora da Sony, modelo HXR-NX5R, seria uma tarefa árdua e muito complicada… Há muito o que ser descrito, entendido e assimilado. Este equipamento pode ser utilizado em tantos e diversos ambientes, que inicialmente é preciso, que seja feita uma justa reverência à Sony pelo seu novo projeto. Eu tenho lido muito a respeito dessa nova filmadora e em sua grande maioria, existe uma óbvia miopia por parte das literaturas produzidas. E espero aqui, justamente corrigir isso!!

Apesar desta nova filmadora ser apresentada como um modelo NXCAM e em adição à sua linha de filmadoras, esta introduz além do formato AVCHD, o XAVC-S e assim, poderia ser classificada como pertencente a uma linha ainda mais avançada. E está justamente nessas duas opções de formatos, a sua segmentação mais clara. É como dizer, que esta filmadora tem em seu DNA duas linhas distintas de propósitos: a televisão e a internet. Acompanhe comigo esta reflexão e tenho a certeza, de que ficará ainda mais atrativa a aquisição da HXR-NX5R. Vamos em frente!!!

00

Tudo começa pelas especificações técnicas… A HXR-NX5R é uma filmadora que produz imagens em alta definição e que utiliza três sensores Exmor CMOS de 1/2,8 de polegada. Esta nova tecnologia produz mais de dois milhões de pontos efetivos. E isto em si, já define claramente a intenção da Sony, em ter uma filmadora com uma excelente qualidade de imagem , redução de ruído e melhor definição dos detalhes. Quando a luz passa pela lente é fracionada em três cores primárias, o RGB (vermelho, verde e azul) e cada um desses três sensores irá receber uma dessas três cores específicas. Traduzindo … se cada sensor lê uma cor primária, então é lógico dizer, que a filmadora terá um controle mais apurado na leitura da imagem. Muito se fala em sensores Full Frame, APS-C, etc, mas não se esqueça, que nas câmeras DSLR existe apenas um único sensor.

Dito isso, agora vamos observar os detalhes técnicos, que definem as aplicações e segmentos dessa nova HXR-NX5R, seus dois formatos de gravação em alta definição: AVCHD e XAVC-S.

  • AVCHD – PS 28Mbps – 59,94p (vídeo progressivo slow motion).
  • AVCHD – FX 24Mbps – 29,97p (vídeo progressivo).
  • AVCHD – FX 24Mbps – 23,98p (vídeo progressivo).
  • AVCHD – FX 24Mbps –  59,94i (vídeo entrelaçado).

 

  • XAVC-S – 50Mbps – 59,94p (vídeo progressivo slow motion).
  • XAVC-S – 50Mbps – 29,97p (vídeo progressivo)
  • XAVC-S – 50Mbps – 23,98p (vídeo progressivo).

Você percebeu que no formato XAVC-S encontramos apenas gravação em vídeo progressivo? E que isso, não pode ser aplicado à uma transmissão ao vivo em uma emissora de televisão? A gravação em vídeo entrelaçado está disponível apenas em formato AVCHD!! Ficou claro para você a segmentação, que a Sony desenvolveu na HXR-NX5R? São dois segmentos claros: o vídeo entrelaçado, destinado à transmissão nas emissoras, através do AVCHD e o vídeo progressivo, destinado à transmissão na internet, através do XAVC-S.

Nas emissoras de televisão existe um padrão de transmissão: alta definição (1.920 x 1.080) em formato MXF, com taxa de dados de 50Mbps e vídeo entrelaçado. Já na internet não se publica ou transmite em vídeo entrelaçado, apenas progressivo. Claro que é perfeitamente possível gravar imagens progressivas e depois convertê-las para imagens entrelaçadas, mas eu estou falando de transmissão ao vivo!!! O formato AVCHD contido na HXR-NX5R oferece gravação de imagens progressivas e entrelaçadas, mas o formato XAVC-S, apenas imagens progressivas.

E ainda, você percebeu que a HXR-NX5R grava imagens em slow motion? Até sessenta quadros por segundo!!! Traduzindo isso… uma câmera lenta de duas vezes e meia para uma cena interpretada em 24p e duas vezes para uma cena interpretada em 30p.

Toda vez, que se inicia um processo de seleção para aquisição de um equipamento, você deve se perguntar primeiro: Qual é o destino final das suas imagens, ou seja, qual é o veículo por onde você transmitirá as suas imagens? Decidido isso, tudo ficará muito mais fácil de desenvolver. E então, ficará mais fácil ainda, a escolha do formato de gravação selecionado na HXR-NX5R!! Aonde você deseja chegar? Para cada escolha existe uma especificação técnica muito distinta. Escolha o seu destino e boa viagem!!!

site_estudio

Quando eu iniciei o meu processo de leitura e pesquisa sobre a HXR-NX5R, de imediato eu visualizei uma filmadora para ser utilizada em uma emissora de televisão. Primeiro, porque existe uma conexão de saída de sinal 3G-SDI, que é perfeitamente aplicável à transmissão do sinal por longas distâncias, inclusive habilita a transmissão em sessenta quadros por segundo progressivos. Segundo, porque esta filmadora foi desenvolvida e pensada com a adição de acessórios contidos em um ambiente de transmissão ao vivo, como a unidade de controle remoto RM-30BP, a switcher MCX-500 e o receptor de microfone sem fio URX-P03D.

Todos os projetos da Sony estão centrados em equipamentos modulares e que juntos formam um sistema avançado de trabalho. Claro que podemos pensar na HXR-NX5R isoladamente, como uma filmadora com diversas aplicações como, jornalismo, eventos, documentários, publicidade e internet, mas esteja certo, que quando você adquiri uma HXR-NX5R você tem outras opções. Você pode inclusive pensar nesta filmadora como um investimento inicial e que depois poderá acrescentar novos e melhores acessórios. Seja numa emissora de televisão ou numa unidade móvel, a HXR-NX5R e seus acessórios são perfeitos para os orçamentos brasileiros.

site_remoto

Nesses 27 anos de profissão já presenciei muitas tecnologias e sobretudo os diferentes custos da tecnologia. Lembro de quando, ainda com 16 anos, trabalhava em um estúdio que fazia programas para a recém-criada televisão a cabo, com suas enormes câmeras Ikegami, que utilizavam pesados multi-cabos e unidades de controle remoto. Tudo excessivamente caro. Quando eu vejo uma unidade de controle remoto tão funcional e pequeno como o RM-30BP chego a rir sem parar, lembrando das dificuldades do início de profissão.

O RM-30BP pode ser conectado à HXR-NX5R estando ao seu lado ou distante na central técnica da emissora ou na unidade móvel. E ainda, pode controlar até três HXR-NX5R ao mesmo tempo. Controles como foco, zoom, íris, balanço de branco, obturador, filtro ND, REC e menu têm botões específicos e distintos. Você pode programar também seis botões para outras funções adicionais.

Você pode ter três filmadoras operadas à distância por apenas um único operador e isso abre possibilidades interessantes aos empresários e investidores do nosso mercado. Seja em uma emissora de televisão, unidade móvel ou até num evento religioso, essa estrutura modular precisa ser compreendida em sua simplicidade de operação.

site_mixer

Completando a linha de acessórios destinados à transmissão ao vivo, encontramos uma nova switcher da Sony, modelo MCX-500, com 8 entradas de vídeo em alta definição, sendo 4 delas através de SDI, 2 HDMI, 1 de vídeo padrão e 1 RGB. Transições de cenas, recorte de cor, mixagem de áudio, controle de disparo de filmadoras HXR-NX5R, gravação de vídeo em cartão SD e transmissão ao vivo pela internet, são as principais características desse novo equipamento.

site_nx5R_solucao

Eu tenho a certeza de que você já visualizou as potencialidades da HXR-NX5R e de seus acessórios dentro de um ambiente de transmissão ao vivo. E também, das diversas aplicações e mercados. Por isso, quanto mais se estuda e se compreende as informações disponíveis, mais claras ficam as suas utilizações. É um sistema enxuto, funcional e acessível.

Da minha parte, fica a compreensão de uma filmadora desenvolvida para estar dentro de em um sistema modular e expansível, atendendo múltiplas demandas de trabalho.

site_mic

Preste sempre atenção aos detalhes.. Estes serão determinantes em seu fluxo de trabalho. Todos nós em algum momento das nossas carreiras, já estivemos com uma DSLR buscando por novas maneiras e resultados profissionais. Até aí, tudo normal e dentro das expectativas. Mas tenho certeza de que muitos profissionais irão concordar comigo, que o áudio gravado em uma câmera fotográfica é um enorme desafio, para utilizar as palavras de uma maneira educada. A questão da baixa impedância de sinal de áudio é um problema crônico nas DSLR e obriga os profissionais a gravarem o som direto separadamente e posteriormente, sincronizarem as cenas. Tudo muito trabalhoso e confuso….

Mas eu adoro perceber quando uma tecnologia desenvolvida para a fotografia, enfim é transformada para o vídeo. A HXR-NX5R possui uma conexão de sapata multi-interface MI, oriunda das câmeras fotográficas e que no ambiente do vídeo é ampliada e melhor desenvolvida. Através dessa conexão MI você pode, por exemplo, utilizar o receptor de microfone sem fio URX-P03D através de um adaptar SMAD-P3D. Além de alimentar com energia o receptor, transmite os dois canais de áudio recebidos diretamente pelo MI. Sem cabos!!!

site_mic_frontal.png

Vamos observar com mais atenção ainda. O receptor de sinais de áudio URX-P03D pertence à linha de sistemas de microfone sem fio UXP-D e tem funções há muito tempo esperadas. Este receptor aceita dois sinais de microfone sem fio, tanto de mão, quanto de lapela. E ainda, possui uma entrada adicional para microfone com fio. Ou seja, é um equipamento para receber e mixar até três sinais de áudio. Tudo funciona través de banda larga FM de até 72 Mhz.

site_adaptador_sapata

Completando os equipamentos e acessórios para o seu novo sistema de áudio, temos o SMAD-P3D, que unirá o receptor de microfone sem fio URX-P03D à HXR-NX5R. Tudo muito simples, através da conexão MI e eliminando enfim, os cabos de áudio. A qualidade de captação de som encontra a sua solução profissional e transforma a sua filmadora, em uma mixer de até três fontes de áudio. Não mais, a baixa impedância de áudio. Não mais, a confusa conexão de cabos.

site_wifi

Até este momento, muito foi abordado na área da televisão e de sistemas modulares de transmissão ao vivo, mas temos muito mais para abordar e refletir. Para quem não está inserido dentro dessa estrutura, e realiza seus trabalhos de maneira independente, encontramos características ímpares como a conexão Wi-Fi entre a HXR-NX5R e os dispositivos móveis como celulares e tablets.

Todos nós já conhecemos este tipo de conexão entre câmeras fotográficas e celulares. O princípio é o mesmo, ou seja, você pode através do dispositivo, visualizar as imagens e controlar a HXR-NX5R e ainda, transmitir ao vivo pela internet ou enviar os arquivos originais da filmadora através de FTP. É uma evolução natural e já aguardada pelo mercado.

site_modelo

Penso muito nos profissionais, que trabalham com eventos e que hoje tem uma demanda dos clientes em transmitir ao vivo pelas redes sociais. Penso também nos jornalistas, que precisam enviar as imagens para as emissoras, quando ainda estão em campo cobrindo uma matéria. Penso também nos operadores de grua, que precisam controlar as suas imagens, mas que não tem orçamento para uma cabeça robótica de controle de câmera e que com o uso de um simples celular, poderá visualizar as imagens, controlar o início da gravação, o zoom, o foco e a íris.

Por isso, que não é uma avaliação tão simples falar sobre a HXR-NX5R. Tudo depende do seu contexto e ambiente de trabalho, mas adoro o fato de ter múltiplas opções com apenas uma única filmadora.

A Sony Brasil disponibiliza em seu site, uma seção destinada às perguntas mais frequentes sobre os seus equipamentos e por favor, acessem para complementar ainda mais os seus conhecimentos. Clique aqui!!

A distribuição oficial da Sony HXR-NX5R no Brasil é feito pela Merlin, na cidade de Campinas-SP e a filmadora estará disponível para a venda no final desse mês de setembro. Um detalhe importante, garantia exclusiva de 3 anos!!! Agora uma dica: No dia 27 de setembro a Sony fará o evento de lançamento oficial da HXR-NX5R no Brasil na Merlin Mega Store. Veja de perto essa novidade e confirme presença nesse evento através do email: criativa@merlin.com.br. E vamos em frente!!!

Sobre Marcello Caldin:

  • Editor e Colorista de filmes e comerciais desde 1989.
  • Instrutor de AVID Media Composer e Symphony.
  • Instrutor de Blackmagic Design DaVinci Resolve.
  • Consultor Técnico para emissoras de televisão e produtoras (Rede Globo).
  • Repórter Fotográfico (Pastoral da Criança e Instituto GRPCOM).
  • Criador do Workshop: “O Fluxo de Trabalho – Uma reflexão sobre o uso inteligente da tecnologia.”

Contato: marcellocaldin@marcellocaldin.com

Matérias antigas:

https://oeditor.com/category/marcello-caldin/

 

Anúncios

Uma resposta to “Sony HXR-NX5R”

  1. Armindo Sobreira 12/09/2016 às 11:58 #

    Trabalhamos com, uma NX5 em eventos sociais e estamos plenamente satisfeito. Excelente equipamento sob todos os aspectos !

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s