Animação nacional com tecnologia Autodesk estreia em 2017

23 set

No início de 2017 as salas de cinema de todo o Brasil receberão a produção nacional “Bugigangue no Espaço”. Com humor, ação e referências da cultura pop, a produção da 44 Toons, que será distribuída pela Imagem Filmes foi totalmente feita com o software de animação Autodesk Maya.
01 O enredo do filme é o seguinte: para salvar o universo de um poderoso vilão intergalático, os sete amigos do clube Bugigangue ganham aliados de outro planeta – os Invas, alienígenas desastrados cuja nave cai na terra. Ao longo da aventura, eles encontram com o ET, o Chupa Cabras e o ET de Varginha, entre outros personagens do universo da ficção científica e da cultura pop.

44 Toons é uma produtora brasileira de desenhos animados e jogos eletrônicos que atua no mercado brasileiro há 20 anos. O estúdio foi originado através de uma equipe de artistas que produziram uma revista de quadrinhos sob o nome de “44 Bico Largo”, que durante o tempo se aprofundou e passou a produzir animações e jogos para computador. A partir daí a produtora começou a desenvolver diversas animações.03De acordo com Michelle Gabriel, assistente de direção do filme “BugiGangue no Espaço”, a opção de usar o software Autodesk Maya se deu por vários motivos. Um deles é que o Maya está há muito tempo no mercado e é amplamente utilizado, contando com um enorme número de usuários profissionais, o que permitiu a 44 Toons montar uma equipe experiente tanto na técnica quanto na ferramenta.

“Outra característica importante do Maya é a possibilidade de personalizá-lo conforme a necessidade de cada projeto. Para o “BugiGangue no Espaço” precisamos criar uma pipeline em paralelo: a modelagem, o rig e os primeiros testes de animação foram produzidos simultaneamente. Além disso, o enorme número de personagens da história exigia um certo grau de automatização do processo de rig e shader, o que conseguimos através do desenvolvimento de ferramentas para utilização no software. A customização foi o que tornou a produção do filme viável dentro da nossa realidade”, conclui Michelle.

Para Carolina Frattini, produtora executiva da produtora, o novo modelo de negócios da Autodesk é essencial para quem realiza produções com incentivos fiscais, uma vez que uma das regras nesse tipo de captação é que as empresas não adquiram nenhum tipo de equipamento, seja software ou hardware, então o aluguel de software ajuda a executar o projeto com mais praticidade.

02

Para Rodrigo Assaf, especialista técnico de Midia e Entretenimento da Autodesk esse tipo de produção mostra o quanto o mercado nacional de animação é promissor.

“Além disso, o novo modelo de comercialização de software por assinatura da Autodesk beneficia muitas produtoras locais que agora podem contratar a tecnologia pelo período de desenvolvimento dos projetos”, afirma o executivo.

Algumas curiosidades sobre o filme:

  • A trilha sonora foi toda gravada pela Orquestra Sinfônica de Budapeste
  • Os personagens principais foram dublados por Maísa Silva e Danilo Gentili

Ficha Técnica

Com DANILO GENTILI, MAISA SILVA

Roteiro ALE McHADDO

Diretor de Animação LEONARDO CADAVAL

Storyboard CARLOS EDUARDO NOGUEIRA e RICK TROULA

Assistente de Direção MICHELLE GABRIEL

Trilha Sonora Original ALEXANDRE GUERRA

Gravada pela ORQUESTRA SINFÔNICA DE BUDAPESTE

Desenho de Som DANIEL TURINI e FERNANDO HENNA

Mixagem RAFAEL BENVENUTI

Líder equipe de arte RICK TROULA

Produção de Linha MICHELLE GABRIEL

Produção ALE McHADDO, CAROLINA FRATINNI, GUILHERME MACHADO DE SÁ, MELINA MANASSEH e STEFANIE BORGES

Distribuição IMAGEM FILMES

Luz e Render STUDIO 56

Direção ALE MCHADDO

Sobre a 44Toons!

A 44 Toons é uma produtora de conteúdo original para formatos multiplataformas (séries, longas-metragens e jogos). Sua marca registrada é o humor, diálogos rápidos e piadas nem sempre óbvias para cair no gosto da família. Comandada por Ale McHaddo, a 44 Toons é criadora das series de animação infantil “Osmar, a 1º fatia do pão de forma”, sucesso de público no canal Gloob e agora em exibição no canal ANIMAX da Coreia, “Nilba e os Desastronautas”, primeira seria 100% produzida no Brasil que foi vendida para uma canal norte-americano (STARZ). Finalizou recentemente a produção da série de animação “Tordesilhas”, com estreia prevista na TV Cultura no final deste ano, e a produção do seu primeiro longa-metragem de animação 3D, “BugiGangue no Espaço”, uma distribuição da Imagem Filmes, que será lançado nos cinemas em janeiro de 2017. Atualmente, a 44 Toons está produzindo a série de animação “Bobolândia Monstrolândia” e o longa-metragem de animação “Osmar, a primeira fatia do pão de forma – o filme”. Seus trabalhos já foram exibidos ao redor do mundo e têm reconhecimento internacional, já tendo recebido várias premiações, dentre eles os prêmios da ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA e o KIDS’ JURY/MIP JR (Cannes, França).

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s