Photokina 2016

26 set

site_photokina

A Photokina, uma das maiores feiras mundiais de fotografia, encerrou ontem as suas atividades na cidade de Colônia, Alemanha e sim, deixou a sua marca em nosso mercado. Muitas novidades, tendências e sobretudo rumores sobre as próximas tecnologias. É impossível distinguir, até onde a fotografia abraçou o mercado de vídeo, pois é nítida a mistura entre esses dois mercados, mas é certo dizer, que para todos aqueles que desejam evoluir em sua carreira, toda a informação é fundamental. Vamos em frente!!!

00

Imagem ilimitada…. este é o tema da Photokina 2016 e retrata realmente este conceito de tudo o que eu li e tive conhecimento sobre as novas tecnologias apresentadas na feira. Eu gostaria de chamar a atenção sobre um detalhe importante: armazenamento de dados. Hoje nós percebemos um desdobramento matemático nas tecnologias de imagem, aonde a quantidade de pontos sensibilizados pelos sensores está muito próxima do impossível. Chegamos a números quase absurdos na casa da centena de milhões de pontos sensibilizados e tenha a certeza, de que se a tecnologia de armazenamento de dados estivesse ainda mais rápida, estaria hoje comentando sobre bilhões de pontos.

A tecnologia envolvida nos sensores das câmeras fotográficas é inegavelmente sólida, mas percebo também uma certa dificuldade em avançar diante da demora em desenvolver soluções de armazenamento de dados. Entenda, os sensores chegaram para mudar o nosso conceito de imagem, mas ainda está nos processadores de imagem internos das câmeras e consequentemente, na tecnologia de armazenamento de dados, a sua maior dificuldade.

site_sandisk

No dia 20 de setembro, durante a Photokina 2016, a Sandisk fez o anúncio de seu novo protótipo de cartão de memória SDXC, com uma capacidade de 1 Terabyte… O vice-presidente de gestão de produtos da marca, o senhor Dinesh Bahal, comentou:

“O protótipo do cartão SD SanDisk 1TB representa uma conquista significativa para o crescimento de conteúdo de alta resolução e aplicações de capacidade intensiva, tais como a realidade virtual e vídeo 360º e que evoluem em taxas surpreendentes”. ( Dinesh Bahal – Sandisk)

Há dezesseis atrás, a Sandisk apresentava ao mercado o seu cartão de memória SD com a capacidade de simples 64 MB… Já na edição anterior da Photokina, que aconteceu no ano de 2014, era então apresentado o cartão com a capacidade de 512 GB. Claro que a quebra da barreira do Terabyte é significativa, mas devemos observar os mercados emergentes para o qual esta tecnologia está buscando suportar e não me refiro apenas aos vídeos em 4K e 8K, mas sobretudo a realidade virtual ampliada e vídeos 360º. E se o futuro e seus protótipos podem ser um bom exercício de imaginação, por que não pensar em vídeos 8K feitos em 360º?

Há de se ter parcimônia ao relatar certas notícias, pois estas justamente devem ser tratadas com o devido cuidado e atenção. Um protótipo é uma tecnologia em desenvolvimento e dito isso, ainda há evoluções a serem realizadas, como por exemplo, a taxa de dados para a gravação e leitura desse novo cartão de memória de 1 Terabyte. E isso, determinará inclusive, qual será o grau de tecnologia envolvida pela Sandisk. Teremos um novo cartão com uma capacidade expressiva de espaço, mas destinado a qual mercado? E como a informação apresentada pela Sandisk é limitada nas questões das taxas de dados, fica aqui o meu convite, para que todos vocês possam ler na íntegra, o comunicado feito para impressa mundial, através desse link: Clique aqui.

No dia 20 de setembro, na cidade de Osaka, Japão, a Panasonic anunciou o seu novo protótipo, modelo Lumix GH5 e de maneira simultânea, fez o seu lançamento na feira Photokina 2016. Acredito ter sido este, o anúncio de maior repercussão para o nosso mercado, visto já ter identificado vários movimentos dos distribuidores aqui no Brasil, querendo eliminar os seus estoques do modelo anterior, GH4, através de promoções e preços mais atrativos.

Todos nós compreendemos o impacto que o modelo anterior criou em nosso mercado e seria justo enaltecer os esforços por parte da Panasonic e creditar boas expectativas em relação à GH5. Novamente, esta notícia deve ser entendida como o lançamento de um novo protótipo e que ainda carece muito de informações detalhadas, sobretudo na escolha do CODEC de gravação interno.

O que existe de concreto no lançamento deste novo protótipo? Primeiro, a informação de uma gravação interna em 4K 60p (câmera lenta), com amostragem de cor 4:2:2 e profundidade de cor de 10 bit. E isso, na minha avaliação é o ponto central do novo equipamento. Espero observar com calma no futuro, a confirmação de um CODEC mais forte e que supere pelo menos a taxa de 100 Mbps e que consequentemente, trabalhe de forma Intraframe, ou seja, que comprima os quadros de maneira individual.

Segundo, a informação de se gravar uma sequência de fotografias com 18 Megapixel e transformar esse processo em um vídeo 6K. Este recurso, denominado pela Panasonic de 6k Photo, ainda é um mistério e não explica exatamente como funciona na prática, apenas que através de armazenamento temporário interno, a câmera consiga armazenar uma sequência de fotografias e assim, extrair um vídeo em 6K. Nesse momento, mais perguntas do que respostas.

Pessoalmente, eu não aprecio os lançamentos de protótipos, pois cria uma enorme expectativa dos consumidores, e que muitas vezes, acaba não atendendo justamente a estas projeções. Quando um fabricante se coloca nesse tipo de situação, claro que a mídia gera uma divulgação exagerada, diante das simples especulações futuras ou de buscar prever o futuro. Não acredito que este tipo de ação seja produtiva. Eu entrei em contato com o senhor Dan Unger, assessor de mídia da Panasonic, para justamente saber qual seria o CODEC utilizado pela nova GH5  e recebi esta resposta:

“Atualmente não  temos nenhuma informação adicional que podemos compartilhar. A câmera ainda está em desenvolvimento e o anúncio de hoje, foi simplesmente um anúncio de desenvolvimento.” (Dan Unger – Panasonic)

A Lumix GH5 tem previsão de chegar ao mercado apenas em 2017 e você pode saber mais através da informação emitida pela Panasonic através do link: Clique aqui.

site_a99ii

No dia 19 de setembro, foi a vez da Sony anunciar seu novo modelo de câmera com montagem de lente tipo A, a Sony Alpha A99 II. Com expectativa de comercialização programada para o próximo mês de novembro e custo de 3.600 Euros, não se surpreenda, se quando você ler as especificações técnicas deste novo equipamento, você se questionar se não está diante de uma A7R II.

Quando você pensa em comprar uma câmera fotográfica, qual é a sua prioridade de trabalho? Você precisa de uma câmera fotográfica, que também faça vídeos, ou você precisa de uma filmadora, que também faça fotografias? Acredite, nesse caso, a ordem dos fatores altera o resultado.

Imagine você poder tirar 12 fotografias por segundo com 42 Megapixel de qualidade… Pois é, eu imaginei esta possibilidade e fiquei impressionado com a Sony Alpha A99 II. Para quem trabalha com fotografias jornalísticas e esportes, com certeza é um recurso impressionante. Mas e a minha demanda por vídeos? Também será atendida com estabilização de imagens em 5 eixos, foco automático e gravação em 4K através de CODEC XAVC-S com 100 Mbps.

Hoje, trabalhar com vídeo através de uma câmera fotográfica tem um potencial enorme, mas são necessários pelos menos a estabilização de imagens e o foco automático. Caso contrário, existirá uma considerável perda em seu investimento. A Sony Alpha A99 II é um equipamento maduro em suas habilidades e recursos, e chega ao mercado, como uma evolução natural do fabricante ao segmento da linha de câmeras com montagem tipo A.

site_karma

Vamos voar… Quem poderia imaginar que a tecnologia das câmeras de ação iria ter este tipo de desdobramento? Hoje é impossível orçar um trabalho sem a presença dos drones. Durante a campanha política em que estou imerso, ter as imagens da cidade de Curitiba registrada pelas câmeras aéreas é sensacional. E ainda, tudo feito em 4K!!! A GoPro Karma une diversas tecnologias das câmeras de ação e junta tudo em um único pacote. Você tem uma câmera GoPro Hero5, o drone e seu controlador, o suporte de mão e uma mochila.

Este sistema de imagens aéreas está baseado na utilização de uma câmera GoPro Hero5 e que traz detalhes interessantes a serem observados. Você pode gravar as imagens em 4K, 2,7K e HD. A estabilização de imagens necessita de uma margem de imagem adicional e por isso, se você gravar em 4K, não terá este recurso disponível. Por outro lado, se gravar em HD terá até 120 quadros por segundo!!!! Enfim, são escolhas de gravação.

A fotografia não foi descartada… Fotos com 12 Megapixel podendo ser tiradas a uma velocidade de 30 fotos por segundo!!! Ou seja, é mais uma maneira de se trabalhar a fotografia, que tem como destino ser transformada em vídeo. E em vídeo com uma qualidade excepcional em termos de tamanho e qualidade, pois pode ser foto RAW.

site_grip

Adoro o fato de ter um kit completo… Uma câmera de ação, um drone e um suporte de mão. Afinal ninguém se pode dar ao luxo de ter diversas câmeras, para diversas funções. E com o GoPro Karma está tudo incluso. A estabilização que você encontra no drone, também está no suporte de mão.

Sobre Marcello Caldin:

  • Editor e Colorista de filmes e comerciais desde 1989.
  • Instrutor de AVID Media Composer e Symphony.
  • Instrutor de Blackmagic Design DaVinci Resolve.
  • Consultor Técnico para emissoras de televisão e produtoras (Rede Globo).
  • Repórter Fotográfico (Pastoral da Criança e Instituto GRPCOM).
  • Criador do Workshop: “O Fluxo de Trabalho.”

Saiba mais sobre o Workshop O Fluxo de Trabalho. Clique aqui

Contato: marcellocaldin@marcellocaldin.com

Matérias antigas:

https://oeditor.com/category/marcello-caldin/

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s