Como fazer o efeito “Steel Wool” em suas fotos ?

11 out

Na era das selfies, a fotografia nunca esteve tão em evidência. Há quem busque lugares inusitados para impressionar seus amigos e seguidores com uma selfie criativa. É comum também pessoas brincarem com suas imagens, criando ilusões de perspectiva que alteram o tamanho de objetos e pessoas.

01

Alguns efeitos produzidos são tão perfeitos que dão a impressão de que foram realizados em programas de edição de imagem, como por exemplo, o efeito Steel Wool, também conhecido como efeito “palha de aço”. Um dos efeitos de luz mais belos e incríveis já produzidos manualmente.

O Steel Wool pode produzir vários desenhos luminosos, cada formato vai depender dos movimentos efetuados durante a técnica. Observando as fotos é possível que você pense que é impossível promover tal efeito manualmente. Mas, justamente para provar o contrário, montamos um tutorial para ensinar como fazer Steel Wool.

Conheça a técnica que vai revolucionar suas selfies (se utilizar um tripé), eternizar momentos românticos com maior glamour, enfim, tornar suas fotos mais criativas e dignas de prêmios de fotografia. Impressione seus amigos e clientes com fotos surreais ou quem sabe ganhe dinheiro com o que já é sua paixão, a fotografia.

Após a leitura deste artigo, você vai ver que qualquer pessoa, com certo conhecimento de fotografia, pode realizar esta técnica de captura da luz, utilizando uma lã de aço. Conheça melhor o procedimento e produza efeitos dignos de profissionais em suas fotos.

STEEL WOOL: O QUE É ESTA TÉCNICA?
Como fazer o efeito Steel Wool

Efeito de longa duração, o Steel Wool é uma técnica simples, mas que requer alguns cuidados específicos. Pois se não forem adotados os cuidados devidos poderá ocorrer acidentes, em especial queimaduras. Mas como fazer este criativo efeito de longa duração? Quais itens são necessários? Descubra em que consiste o Steel Wool.

A técnica Steel Wool consiste em tirar uma fotografia com efeitos luminosos. Tais efeitos são captados em forma de desenhos que podem reproduzir círculos contínuos, chuva luminosa, desenhos semelhantes ao buraco negro e outros. Tal captação é realizada por meio da queima da ponta da palha de aço, por isso, o nome Steel Wool.

Através de movimentos contínuos na palha de aço, enquanto ela pega fogo, a câmera fotográfica registra as faíscas produzidas a partir desta queima. Assim, o fotógrafo captura o caminho da luz em suas lentes.  A captura do trajeto da luz consiste na técnica chamada “light painting”, que traduzido do inglês, significa desenhar a luz.

O fato é que são vários meios de captura da luz, mas o Steel Wool é uma técnica intrigante que produz desenhos belíssimos. De modo que optamos por ensinar aqui, como produzi-la, bem como os equipamentos necessários. Portanto, leia este artigo até o final, para que consiga chegar à perfeição com segurança.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA DESENHAR A LUZ

Alguns itens são vitais para a realização do Steel Wool. O tripé, por exemplo, é essencial para garantir um bom posicionamento do equipamento. Por falar em equipamento, este deve ser uma Câmera DSLR, preferencialmente do tipo reflex mono-objetiva. Mas qual a razão para escolha de uma DSLR e não uma câmera normal?

A escolha do modelo DSLR ocorre devido a uma série de fatores que contribuem para qualidade da imagem. Já que ela possui sensores que controlam melhor a profundidade. Possuem ISO alto que permite fotos com qualidade mesmo com pouca luz. Lentes perfeitas com distância e abertura focal ideal para o Steel Wool.

Um equipamento que não pode faltar é a lã de aço, pois ela será a protagonista deste efeito. Deixamos esse item por último, pois por questão de segurança você não pode simplesmente acender a palha e ficar rodando, pois vai se machucar. Veja como fazer uma “engenhoca” que vai garantir um melhor efeito luminoso com segurança.

Você vai precisar de um pedaço de cabo de vassoura, prego, uma corrente, batedor de ovos e lã de aço. Prenda a corrente, com o auxílio do prego, no cabo de madeira. A outra ponta da corrente será presa no cabo do batedor (pode utilizar um pedaço de fio resistente para unir os dois). A lã de aço deve ser colocada dentro do batedor de ovos.

CONFIGURAÇÕES IDEAIS PARA CAPTURAR O EFEITO STEEL WOOL
configuracoes efeito Steel Wool

Recomendamos que utilize uma câmera com lentes de grande abertura, dessa forma, a captura será melhor. A configuração pode ser com abertura f/3.5-5.6 com comprimento focal de 24 mm, ou mesmo a Lente Canon EF-S 10-18mm com abertura f/4.5-5.6, ainda os modelos Lente EF 16-35 abertura f/2.8L ou a EF – S 10 com comprimento focal de 22 mm f/4.5-5.6.

O ISO da câmera digital também deve ser observado, pois se trata da sensibilidade da fotografia à luz. De modo que quanto maior for o número ISO, maior será a sensibilidade. Não há como fazer Steel Wool sem o ISO adequado, já que ele irá permitir fotografar com pouca luz. Recomendamos ISO 50 para realização da técnica.

Falamos em fotografar com pouca luz, pois não basta ter equipamentos de alta tecnologia, também é necessário escolher o ambiente ideal. Por se tratar de um efeito produzido pela luz, então é preciso escolher um ambiente com pouca ou nenhuma luz. A melhor opção é fazer este processo à noite, nunca em ambientes fechados.

Além dos detalhes da configuração da câmera, já mencionados, vale ressaltar que a câmera deve ser de longa exposição. Já que serão necessários alguns segundos para fazer a captura da trajetória da luz, enquanto é realizado o movimento. Configure sua câmera para longa exposição com velocidade de 15 segundos.

A configuração correta e o ambiente são ideais para que a foto seja produzida com sucesso. Do contrário, sua foto vai sair no mínimo estranha, já que ao invés de capturar os desenhos da luz, vai registrar você girando um pedaço de lã de aço em combustão. Fique atento ao passo a passo para não cometer erros.

PASSO A PASSO DE COMO FAZER STEEL WOOL
efeito Steel Wool passo a passo

Fazer o Steel Wool pela primeira vez pode parecer difícil e perigoso, mas realmente é. Todavia, se você seguir os passos abaixo, bem como adotar medidas de segurança, sua técnica certamente será bem-sucedida. Confira como fazer Steel Wool seguindo os próximos 4 passos desse tutorial:

1 – Primeiro você vai necessitar de um ajudante, este será responsável por fazer os movimentos com a lã de aço. Com o auxílio de um isqueiro, acenda a ponta da palha de aço. Não é necessário queimar toda a palha de aço, basta que ela pegue fogo na ponta. Peça que ela dê alguns giros, para testar os movimentos.

2Posicione sua câmera no tripé e proceda com as configurações. Vale lembrar que o tempo ideal de exposição deve ser em torno de 15 segundos, podendo chegar a 30 segundos. Para facilitar, você pode trabalhar como modo TV e modificar configurações da velocidade do obturador, assim a câmera automatiza o foco e o ISO.

3 – Após configurar a câmera, tenha leveza ao movimentar a mesma, de preferência utilize um disparador remoto. Já que as vibrações podem afetar a qualidade da foto. Do contrário, use o timer de sua câmera para iniciar a foto em 2 segundos, dessa forma haverá um tempo entre apertar o botão e o disparo. Evite que a foto saia trêmula.

4 – Depois peça que a pessoa faça os movimentos com a lã de aço. Não se esqueça de que o efeito ocorre com os movimentos produzidos. Realize movimentos contínuos e intensos, mas sem exageros, para que não solte muitas faíscas e a câmera não seja capaz de registrar a intensidade da luz. Inicie os movimentos ao disparar a foto.

REPRODUZA O STEEL WOOL COM PESSOAS NA CENA
efeito Steel Wool com pessoas

Também é possível reproduzir o efeito Steel Wool com pessoas na cena. Esta é uma técnica mais elaborada e é geralmente produzida por fotógrafos profissionais em ensaios de casamento e eventos especiais. Que tal tentar reproduzir? Confira como fazer Steel Wool para servir de fundo para fotos com pessoas na cena.

Opte pelo foco manual, utilizando: obturador entre 8 e 10, ISO de 200 a 400 e tempo de 15 s. Posicione a pessoa ou as pessoas que aparecerão na fotografia. Enquanto isso, o responsável pelos movimentos, estará com a palha de aço acesa e posicionada à esquerda de quem será fotografado.

A ideia é produzir movimentos circulares e contínuos que servirão de fundo para foto e dessa forma, tais movimentos irão disfarçar a presença daquele que reproduz os mesmos. Assim é necessário que os movimentos sejam realizados com tamanha agilidade e precisão. Os círculos não podem ser muito intensos, nem devagar demais.

Logo que a pessoa iniciar os movimentos, dispare a câmera (também configurada em 2 segundos). Enquanto gira a palha de aço, a pessoa deve ir caminhando até o lado direito da imagem. Esteja atento para que ao chegar do outro lado da imagem, você vá em direção à pessoa fotografada e dispare o flash externo para congelar a imagem.

Depois de finalizar a fotografia, faça alguns ajustes utilizando um programa de imagem. Caso o balanço do branco não esteja legal, ajuste-o e faça o mesmo com os realces e a sombra da foto. Não estamos nos referindo a fazer montagens com as imagens capturadas, mas sim de ajustar a foto para que tenha uma melhor qualidade.

Um detalhe importante é a distância entre a câmera e a pessoa fotografada. Mantenha uma distância que permita um foco perfeito. De modo que seja possível capturar não apenas o personagem, mas também todos os movimentos produzidos com o Steel Wool. Essa distância garante tanto a segurança de ambos, quanto da câmera usada.

CUIDADOS DE SEGURANÇA DURANTE A EXECUÇÃO DO STEEL WOOL
efeito Steel Wool seguranca

Segurança nunca é demais, principalmente quando falamos de fogo. Portanto, cabe adotar alguns cuidados paraevitar acidentes que podem transformar a diversão em um pesadelo. Dessa forma, deixamos para falar de tais medidas ao final deste artigo, para que estas estejam presentes em sua mente e você possa segui-las corretamente.

# Faça o efeito em local aberto, longe de objetos que possam produzir combustão. O ideal é procurar um local isolado, longe não apenas da luz artificial, mas também de casas, fios, carros e demais itens que possam causar acidentes.

# Evite olhar diretamente para as faíscas, se possível utilize óculos de proteção, para evitar acidentes com os olhos. O uso de boné e máscara de proteção também vai reforçar sua segurança e prevenir queimaduras faciais e inalação de fumaça.

# Utilize roupas que realmente protejam a pele. Opte por calça com tecido do tipo jeans e blusas com tecido grosso e de manga comprida. Além de utilizar o boné, vale reforçar a segurança com uma blusa moletom de capuz para proteger os cabelos e a nuca. Cabe usar também luvas grossas nas mãos, em virtude das faíscas.

# As crianças adoram ver efeitos de fogos de artifício e tudo que produza luz. Todavia, fica o alerta de que em hipótese alguma, faça a reprodução desta técnica na presença de crianças. As faíscas podem promover queimaduras na pele sensível das mesmas e de quem mais estiver por perto.

# A distância, como já mencionado acima, é fundamental para obter uma amplitude do foco. Mas não é apenas benéfica para o foco, já que esta garante a segurança do seu equipamento fotográfico, a sua segurança e do seu ajudante. Cabe observar a distância entre aquele que executa os movimentos e o personagem fotografado.

Esse tipo de fotografia produz um efeito incrível e vale à pena ser reproduzido. Entretanto, como toda experiência, pode ser que na primeira tentativa não dê certo. Mas não desanime, pois essa fotografia é conseguida com erros e acertos, em especial se for sua primeira vez com esta técnica. Não desista, porque vale à pena!

Priorize não apenas uma foto com boa qualidade de imagem, mas também que seja produzida de maneira segura. Ainda tem dúvidas com relação ao tutorial de como fazer Steel Wool? Deixe seu comentário, interaja conosco e crie um dos mais belos efeitos manuais de fotografia.

Conheça a eMania – Foto e Vídeo  a loja é voltada para o público fotográfico profissional, amador e apaixonado por Fotografia. Atuante há mais de 6 anos no mercado, está de casa nova, com um acervo de equipamentos e acessórios para estúdios fotográficos, câmeras DRLR, filmadoras e muito mais. 02

As formas de pagamento também acompanharam as mudanças. Agora é possível efetuar as compras em até 2 cartões, além de outros meios (boleto e parcelamento em até 10x). Neste ano ainda será implantada a opção de parcelamento em via boleto.

Em suma, um ambiente online seguro, prático e com diversas opções de câmeras e lentes fotográficas, acessórios de áudio e vídeo e estúdios fotográficos com preços acessíveis para todos os públicos está presente na nova plataforma da eMania – Foto e Vídeo.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s