Trazendo O BOM GIGANTE AMIGO à vida | ARRI

12 out

O BOM GIGANTE AMIGO, dirigido por Steven Spielberg e fotografado pelo diretor de fotografia Janusz Kaminski, é um filme do gênero fantasia e aventura baseado em um livro de 1989 do célebre autor Roald Dahl (“A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “James e o Pêssego Gigante”, “O Fantástico Sr. Raposo”). É também a primeira vez que os antigos colaboradores Spielberg e Kaminski escolheram usar uma câmera digital, a ARRI ALEXA, em grande parte por causa da uniformidade das imagens geradas por computador, especialmente para criar o personagem do filme O BOM GIGANTE AMIGO. “ “Cada quadro foi alterado para O BOM GIGANTE AMIGO, por isso foi mais conveniente”, explica Kaminski.01Para Kaminski, a motivação para fotografar O BOM GIGANTE AMIGO foi, em primeiro lugar, porque Spielberg estava dirigindo. “Eu também gostei da história e tenho crianças, elas adoraram”, acrescenta. “Achei a história desafiadora e encantadora.” Kaminski diz que a pré-produção consistiu em parte de “várias conversas com base em ilustrações muito detalhadas. Ao estabelecer um look, o início da história foi fácil, porque a menina Sophie (interpretada por Ruby Barnhill), está em um orfanato, um lugar bastante escuro e com maus pressentimentos”, diz ele. “Ela é então sequestrada por um gigante (uma criação em computação gráfica dublada por Mark Rylance), mas você não quer que as crianças sintam medo, por isso, tem um equilíbrio delicado. Assisti alguns clássicos infantis da Inglaterra e também OLIVER TWIST, filmado por Pawel Edelman e dirigido por Roman Polanski, que é incrível!”04A maioria das cenas do filme foram uma combinação de ação ao vivo, stop motion e computação gráfica. A produção trabalhou com duas conhecidas empresas de efeitos visuais: WETA e a Industrial Light & Magic (ILM). “A ILM está se tornando muito boa em criar ambientes realistas”, afirma Kaminski. “Eles também foram capazes de produzir expressões faciais do Mark Rylance a um grau que você nunca teria sido capaz há alguns anos atrás. Foi realmente uma maravilha tecnológica.”

Entre as cenas mais difíceis, foram as dos sonhos de Sophie. Ela persegue uma luz andando por uma floresta, que, diz Kaminski, foi um set. “Lá, tivemos uma luz ligada a um dolly motorizado”, ele relata. “Ela a perseguia e, no momento certo, quando pega, usamos uma luz portátil pendurada em uma haste, onde um eletricista iria puxar todo o conjunto para criar a sensação de um sonho, movendo-se ao redor e a iluminando. Movemos a luz como se fosse os sonhos flutuando.”03Com relação à iluminação digital no computador, Kaminski foi “bem interessado em seguir a lógica de colocar as luzes.” “Mas, ocasionalmente, eu tinha que falar para a equipe de efeitos especiais para não seguir a lógica”, diz ele. “Só porque o sol está vindo da direita não significa que seja bom. É basicamente obter uma boa imagem e, ao longo de sete a oito meses, eles colaboraram muito comigo.”02Toda vez que Sophie interage com o gigante, é uma mistura habilidosa da fotografia real com a computação gráfica. No set, o ator Barnhill interagiu com Rylance, que estava em uma plataforma de movimento completo. WETA desenvolveu um sistema que permitiu Spielberg ver as expressões faciais de Rylance que animavam o gigante CG em tempo real. “[Rubi] podia ver isso e os dois interagiam entre si dessa forma”, diz Kaminski. “Tanto quanto estávamos preocupados, esta era a fotografia ao vivo. O set estava lá, e Mark estava lá.”

No final, depois de ter completado um filme que não foi simplesmente filmado digitalmente, mas que envolveu milhares de elementos de computação gráfica, Kaminski conclui que, “todo o filme não foi tão difícil como parece.” “Tecnicamente”, acrescenta, “o filme foi muito perfeito.”

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s