Novo Macbook Pro | Think Different!!!

28 nov

site_macbook

É claro, que como todos nós, você está sonhando em comprar o novo Macbook Pro, mas seguindo o próprio slogan icônico da Apple, Think Different, você vai ser obrigado a pensar diferente… Acredite!!!

Até que ponto a Apple demanda um esforço dos seus clientes em se adaptar? Ou talvez, a pergunta mais correta seja, qual é a demanda de investimento, que a Apple exige dos seus clientes? O novo Apple Macbook Pro deveria ser renomeado como Macbook Pós, porque demanda um investimento posterior de seus clientes fora do normal.

 

O meu maior questionamento está em como eu posso conectar os meus periféricos a este novo equipamento, que vem apenas com conexões Thunderbolt 3 (USB-C)? A resposta mais simples… Eu não posso, pois será necessário investir em adaptadores para isso. Ou então, eu sou obrigado a investir em novos periféricos, que já tenham a conexão Thunderbolt 3 (USB-C).

Think Different… No passado esse slogan enfatizava uma mudança nos paradigmas de mercado, quando a batalha entre Macintosh e IBM era determinante para o sucesso da empresa de Steve Jobs. Hoje, Think Different tem um outro significado e tradução.

site_owc

Além de você poder adquirir os inúmeros adaptados da Apple, para assim, conectar outros periféricos, que não sejam Thunderbolt 3 (USB-C), eu fiz uma pesquisa sobre este assunto, e encontrei uma opção viável para esse impasse, o OWC Thunderbol3 Dock.

Com um custo estimado em US$ 279 e uma previsão de comercialização para fevereiro de 2017, você terá 13 conexões disponíveis e que na minha avaliação, resolverá o problema de conexão.

  • Thunderbolt 3 (2 conexões)
  • Mini Display Port (1 conexão)
  • USB 3.1 (5 conexões)
  • Gigabit Ethernet (1 conexão)
  • S/PDIF Áudio Digital (1 conexão)
  • Leitor de Cartão SD (1 conexão)
  • Fone/Mic (1 conexão)
  • Firewire 800 (1 conexão)

 

site_macbook2

Ultrapassando o impasse das conexões, ou melhor, a falta destas, o que mais me chamou a atenção deste novo computador, foi a disponibilidade do espaço de cor P3, destinado ao Cinema Digital (DCI-P3) e isto sim, é um grande avanço.

Volto a enfatizar o tema do Espaço de Cor em nosso ambiente de trabalho, pois ainda percebo os coloristas trabalhando às cegas e não calibrando adequadamente os seus monitores e nem, utilizando os espaços de cores adequados. A cada passo, a tecnologia vai oferecendo em seus equipamentos, os espaços de cores destinados ao Cinema Digital e isso é enfim, uma boa realidade.

O novo Macbook Pro tem o potencial de ser uma estação editora de filmes para o cinema, se for corretamente configurada e com uma placa de vídeo Radeon Pro 460 com 4GB e também, com até 2TB de memória SSD. Claro, isso tem um custo. Não saberia dimensionar hoje, se a questão do sistema operacional ainda é tão determinante ao sucesso de uma estação editora. Talvez a Apple esteja se perdendo em tolices e traquitanas como o Touch Bar…

Em última análise, eu faço uma simples pergunta: Se este novo Mackbook Pro não oferece uma tela de retina tão boa e com o espaço de cor P3, você o consideraria um investimento válido  para o seu fluxo de trabalho de Cinema Digital? Vamos em frente!!!

00

Sobre Marcello Caldin:

  • Editor e Colorista de filmes e comerciais desde 1989.
  • Instrutor de AVID Media Composer e Symphony.
  • Instrutor de Blackmagic Design DaVinci Resolve.
  • Consultor Técnico para emissoras de televisão e produtoras (Rede Globo).
  • Repórter Fotográfico (Pastoral da Criança e Instituto GRPCOM).
  • Workshop On-Line Pixel Cor & DaVinci Clique aqui
  • Matérias antigasClique aqui

siteworkshop

Contato: marcellocaldin@marcellocaldin.com

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s