Avid Media Composer | Criando um novo projeto

6 dez

site_avid_02

Vamos aprender a editar em Avid Media Composer e ampliar o seu campo de atuação no mercado? Então, seja o meu convidado e acompanhe a esta nova série de vídeos, que buscam pela  formação profissional dos novos e antigos editores.

Hoje inicio uma nova proposta educacional aqui no site, buscando justamente a formação profissional dos nossos leitores. O tema é: Avid Media Composer e como criar um novo projeto. Antes de tudo, é fundamental entendermos alguns conceitos importantes sobre o fluxo de trabalho e de que maneira podemos melhorá-lo.

Em primeiro lugar, a escolha correta da taxa de quadros por segundo em um projeto, determinará todo o seu sucesso. Pense comigo… O destino das imagens e a sua veiculação determinarão justamente a taxa de quadros por segundo. Apesar de que hoje, ainda se misturam muitas taxas de quadros na captação das cenas, impasse derivado da enorme pluralidade das tecnologias.

Por exemplo, muitos diretores de fotografia escolhem uma taxa de quadros em 24p, por causa dos aspectos artísticos, mas esquecem de observar o destino das imagens e da sua veiculação. Se as cenas forem exibidas na televisão, que trabalha com uma taxa de 30 quadros por segundo, é óbvio que estarão faltando 6 quadros nessa matemática. O que acontece é a repetição desses 6 quadros a cada segundo, que nos faltam. Inclusive, problemas de rolling shutter serão acentuados.

Outro exemplo bem comum, é a utilização de gravações em 59,95p, gerando assim, cenas em slow motion. Já na edição, estas cenas deverão ser interpretadas para serem corretamente exibidas. A dificuldade maior está quando necessitamos enviar esta edição contendo múltiplas escolhas de taxas de quadros por segundo para a pós-produção e então, teremos um enorme problema de conformidade entre as cenas.

Em segundo lugar, temos a escolha correta do espaço de cor. Poucos entendem, que podemos trabalhar também com o espaço de cor RGB e assim, editar materiais para o cinema. Já no início da criação de um projeto HD no Avid Media Composer, temos duas opções de espaço de cor a serem feitas e se não entendermos isso, grandes erros serão impossíveis de serem consertados.

E ainda, quando estamos em um ambiente UHD, as escolhas de espaço de cor são ainda maiores. Rec 2020 e ACES estão aos poucos fazendo parte das nossas nomenclaturas técnicas, mas já disponíveis dentro do Avid Media Composer.

Na verdade, o assunto é bem extenso e requer um aprofundamento maior de todos nós, mas fica uma certeza, de que através deste programa tradicional de edição, conseguimos alcançar níveis mais avançados de fluxo de trabalho e excelência.

00

Sobre Marcello Caldin:

  • Editor e Colorista de filmes e comerciais desde 1989.
  • Instrutor de AVID Media Composer e Symphony.
  • Instrutor de Blackmagic Design DaVinci Resolve.
  • Consultor Técnico para emissoras de televisão e produtoras (Rede Globo).
  • Repórter Fotográfico (Pastoral da Criança e Instituto GRPCOM).
  • Matérias antigasClique aqui

Contato: marcellocaldin@marcellocaldin.com

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s