Entrevista com Rudy Caballeros, representante Foundry na América Latina | Post Solutions

12 set

A Foundry é uma das empresas mais inovadoras e presentes no segmento de softwares para efeitos visuais e já recebeu diversos prêmios técnicos como o Scientific and Engineering Award da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Produções como Piratas do Caribe, Senhor dos Anéis, The Amazing Spiderman, Transformers, O Hobbit utilizaram os softwares da Foundry.

Além do famoso Nuke, a Foundry também é proprietária de uma gama poderosa de ferramentas de workflow como Katana (ferramentas de pintura) e Mari (texturas 3D), além de plugins como Keylight.

Rudy Caballeros | Representante Foundry na América Latina

Na última semana recebemos a visita do Rudy Caballeros, representante Foundry na América Latina. Tivemos um bate-papo sobre o mercado e ele explicou os benefícios e vantagens de ferramentas como o Nuke em produções audiovisuais, onde a necessidade é qualidade e resultados rápidos.
Ah sim, e também ganhei uma licença do Nuke! rs
Acompanhe a entrevista.Gustavo Lopes – Olá Rudy, obrigado por estar aqui e responder as nossas dúvidas sobre a Foundry e suas soluções. Como a Foundry começou no mercado audiovisual? Pode contar um pouco a história da empresa para os leitores do site?

Rudy Caballeros – Foundry (ou The Foundry como era chamado antes) era uma pequena empresa estabelecida em 1996 em Londres na Inglaterra. Começamos criando plug-ins e outras ferramentas para a indústria de produção de mídia. Depois disso, a empresa buscou crescimento através da obtenção dos direitos de comercializar ferramentas, aprovadas e confiáveis, criadas para a indústria. Foi assim que começamos a distribuir o Nuke depois que a Digital Domain concordou em levar sua ferramenta de composição ao mercado.

Em seguida, aumentamos nosso portifólio com acordos semelhantes, adicionando produtos como Mari, Katana, Flix e em seguida o Modo, através da aliança com a Luxology. Para todas essas ferramentas foi adicionado plug-ins funcionais como Occula e CaraVR. Nós somos mais conhecidos pelo Nuke, que é uma ferramenta muito conhecida e utilizada na indústria para VFX.

Gustavo Lopes – A Foundry nos últimos anos está investindo e olhando com mais carinho o mercado Latino-americano, teremos ações neste sentido no Brasil?

Rudy Caballeros – A Foundry sempre esteve presente na América Latina, mas nos últimos três anos, estamos nós aproximando cada vez mais do Brasil. Fazemos isso porque notamos como os pedidos de trabalho internacionais chegam ao Brasil devido à qualidade e criatividade do trabalho dos brasileiros. Nossa intenção é ajudar a indústria para que possamos ver os talentos brasileiros criando trabalhos internacionais e com isso expressar sua arte e cultura.A implementação de ferramentas líderes da indústria aqui no Brasil, irá ajudar os artistas brasileiros a ter a qualidade, a velocidade e a compatibilidade necessárias para colaborar com pessoas em outros países.

Gustavo Lopes – Muitos leitores do Oeditor.com conhecem a Foundry, principalmente o Nuke, mas poucos usam a ferramenta, como a empresa pretende difundir suas soluções no Brasil?

Rudy Caballeros – Nós entendemos que precisamos mostrar para mais pessoas os benefícios de usar nossas ferramentas e é por isso que lançamos a versão não comercial de nossa ferramenta, que é um produto gratuito que permitirá aos artistas brasileiros conhecer e saber como usar nossos produtos.

Esta é a chave para que os artistas saibam que aprender uma ferramenta, de forma gratuita, é muito importante e com isso eles terão uma vantagem para quando quiserem conseguir um emprego como freelancer ou se quiser ter seu próprio negócio. Este é um link da versão não comercial da Nuke, clique aquiLançamos também planos especiais para que nossos clientes tenham acesso às ferramentas.

Gustavo Lopes – Um dos principais questionamentos dos leitores é sobre a dificuldade no aprendizado da ferramenta, a maioria acha o software difícil, com poucos tutoriais e que é destinado apenas para grandes produções, isso é verdade?

Rudy Caballeros – Eu acredito que não é uma ferramenta difícil, uma vez que o artista compreenda a lógica por trás disso. Uma vez que isso é entendido, a ferramenta se tornará muito simples de usar. A lógica é baseada em Nodes que conhecemos em outros softwares. Os Node são iguais a um processo e tem seus parâmetros como qualquer software.Sobre os tutoriais, posso dizer que temos um dos maiores números da indústria de tutoriais grátis em vídeo. Isso está disponível através de diferentes páginas na internet. Para os tutoriais de Foundry temos o este link e muitos vídeos que podem ser encontrados por assunto. A ideia de que as ferramentas são apenas para grandes produções vem do fato de que os grandes estúdios a utilizam, mas esse não é o caso.Temos clientes em todo o mundo e até mesmo no Brasil, desde grandes estúdios até usuários menores que trabalham sozinhos para desenvolver produções muito complexas.

O software possui ferramentas incríveis, mas não é necessário estar em uma equipe, ou grande empresa, para utilizar estes recursos. Os artistas podem ser freelancers e ainda ser produtivos e eficientes, o que é uma parte fundamental da nossa tecnologia, para tornar as pessoas produtivas e aumentar e manter o mais alto padrão em seus trabalhos.

Gustavo Lopes – O que é necessário para um profissional freelancer ou estudante de audiovisual utilizar e conhecer as ferramentes da Foundry?

Rudy Caballeros – Como eu mencionei, as ferramentas são acessíveis se você quiser aprender a usá-las e, em seguida, há muitos vídeos tutoriais que fornecem o conhecimento para que qualquer artista possa aprender. Oferecemos o software gratuito através de um processo simples de cadastro, é muito simples. Nós procuramos essa aproximação com os artistas e que todos os brasileiros estejam atualizados com tudo o que oferecemos. Que todos aproveitem esse networking.

Quando os artistas e empresas ficam longe de nós, somos incapazes de ajudar, mas quanto mais você estiver em nossa comunidade, melhor nós podemos ajudar os brasileiros. Finalmente, quero deixar claro que as instituições educacionais brasileiras podem ter acesso ao nosso software para implementar treinamentos e ensinar a tecnologia para seu alunos que, com certeza, querem saber e consequentemente serem melhor remunerados.

Obrigado por terem tido tempo para falar com a Foundry e espero que, se você tiver alguma dúvida de seus leitores, avise-nos para que possamos continuar a conversa e ajudar qualquer artista interessado em aprender e obter a nossa tecnologia.

Rudy Caballeros
Representante Foundry na América Latina
www.foundry.com

A Post Solutions surgiu para atender as necessidades de pós-produção dos profissionais mais exigentes da indústria de games, animação, automobilística, realidade virtual, filme e TV. Revendedora oficial dos softwares The Foundry.

Os softwares oferecidos pela Post Solutions atendem as necessidades dos profissionais mais exigentes da indústria de games, animação, automobilística, realidade virtual, filme e TV. Conheça mais em postsolutions.com.br.

Post Solutions
Erick Sutil – Representante Comercial
E-mail: erick.sutil@postsolutions.com.br
Endereço: Av. Ibirapuera, 2907, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5041-6262

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s