Produtora “Rhizomatiks Research” do Japão utiliza URSA Mini 4K e UltraStudio 4K em produções!

24 out

A produtora Rhizomatiks Research é uma divisão da Rhizomatiks, uma empresa do Japão, especializada na criação de projetos artísticos e comerciais de larga escala utilizando arte e tecnologia. Como parte da Rhizomatiks, a Rhizomatiks Research se dedica a explorar novas possibilidades no âmbito da expressão técnica e artística. A empresa foca em arte de mídia, arte de dados e projetos que requerem intensa pesquisa e desenvolvimento, como a direção da passagem da bandeira olímpica para Tóquio 2020 durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio.Recentemente, a Rhizomatiks Research fez uma colaboração com artistas na instalação de dança “phosphere,” com a renomada dançarina e coreógrafa MIKIKO, acompanhada de sua companhia de dança “ELEVENPLAY” na Galeria AaMO, um espaço de arte e entretenimento. A “phosphere” é um novo gênero de instalação AV, concebido através de um espaço inovador, delineado por luz de projetores, no qual dançarinos e objetos participam de apresentações.

Nessa instalação, cada dançarino usa uma pulseira cujos movimentos podem ser rastreados. 24 projetores são instalados em uma treliça, e os dançarinos, seguindo marcações de palco, criam uma atmosfera artística gerada pelas luzes. Os modelos URSA Mini 4K e UltraStudio 4K da Blackmagic foram usados na análise de imagem digital do projeto.

“Nós havíamos comprado a URSA Mini 4K e o UltraStudio 4K para outros trabalhos e pensamos que poderíamos usá-los nesse projeto. Normalmente, para esse tipo de análise de imagens, utilizam-se câmeras industriais. No entanto, mesmo que as câmeras em si não sejam tão caras, elas requerem computadores mais potentes. No fim das contas, você acaba gastando muito dinheiro com outros equipamentos. Já a URSA Mini 4K pode ser usada em filmagens convencionais e não necessita de periféricos caros. Além disso, quanto mais equipamentos para análise de imagens, mais preciso será o resultado. Então, para nós, foi uma grande vantagem poder utilizar duas câmeras URSA Mini 4K sem elevar o orçamento”, disse Yuya Hanai, responsável pelo desenvolvimento de sistemas da Rhizomatiks Research.O padrão cinza para análise de imagens que foi projetado foi filmado com duas câmeras URSA Mini 4K, com a captação das imagens realizada no UltraStudio 4K. Com as imagens captadas, a Rhizomatiks Research analisou a informação posicional com precisão. A Hanai desenvolveu o software de análise utilizando o SDK do UltraStudio 4K, que possibilitou a criação de uma atmosfera complexa definida pelas luzes.“Uma vez que fizemos a calibração, o que significa ler a informação posicional dos projetores, não foi preciso mover as câmeras, então foi muito fácil operá-las. Além disso, o fato de que podemos usar o SDK do UltraStudio 4K livremente, além da facilidade de uso, foi uma grande vantagem de utilizar produtos Blackmagic. Com o SDK, filmamos várias imagens com ISO baixo e as juntamos para compor uma imagem mais clara. Dessa forma, conseguimos obter imagens superiores àquelas filmadas com ISO maior”, disse Hanai.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s