Festival Visões Periféricas | Rio de Janeiro

24 nov

Este ano, 667 filmes de todo o Brasil foram inscritos para participar do Festival Visões Periféricas, que ocorrerá de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2017 (terça a domingo), na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O evento é composto por quatro mostras competitivas e uma informativa. Todos os filmes foram produzidos a partir de janeiro de 2016, sem restrição quanto a gêneros.

Em paralelo, nos dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta-feira), ocorrem o IV Encontro de Educadores Audiovisuais/ IV Deseducando o Olhar, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

O conceito do Festival Visões Periféricas é incentivar projetos que promovam uma formação técnica e estética de indivíduos e coletivos nas periferias e ampliem o espectro de visões do público em geral sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. “O projeto pioneiro e atualmente único no país possui um papel importante no cenário nacional e local para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual.”, afirma Marcio Blanco, diretor da Imaginário Digital e idealizador do evento.

Ao longo de seus dez anos ininterruptos, o Festival estimulou o surgimento, crescimento e conexão de projetos de produção e difusão audiovisual, contando com a participação de todos os estados do País. Mais de 1000 filmes foram exibidos e um público de mais de 15 mil pessoas já passou pelo festival desde sua primeira edição, em 2007.

O evento é realizado anualmente pela Imaginário Digital, associação cultural certificada como OSCIP, que atua na área de Educação e Novas Mídias.

Imaginário Digital é acelerada pelo Labora, laboratório de inovação social do Oi Futuro, e pelo Instituto Ekloos.

Este ano, o Festival conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da RioFilme, além do apoio da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Mostras gratuitas:

As exibições das mostras do Festival são gratuitas. Neste ano, o Visões Periféricas vai contar com as seguintes mostras competitivas: Visorama (filmes produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual de todo o país); Fronteiras Imaginárias (filmes produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual de diferentes estados do Brasil); Cinema da Gema(panorama de filmes realizados por diretores cariocas e fluminenses); Tudojuntoemisturado (filmes de até 5 minutos exibidos e votados exclusivamente na internet). O festival também possui uma mostra informativa, a Panorâmica (filmes com duração de pelo menos 40 minutos).

Deseducando o olhar:

Além das mostras de filmes, o festival também conta com uma programação voltada para a educação. Durante os dias do evento, ocorrerão, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o IV Deseducando o Olhar e oIV Encontro de Educadores de audiovisual, compostos de debates e oficinas que contam com a participação de realizadores, educadores, acadêmicos e profissionais do estado do Rio de Janeiro e de outras localidades que trabalhem na interface do audiovisual, educação e tecnologias.

Os dois encontros são realizados em parceria entre a UFF e a Imaginário Digital, apresentando 32 trabalhos de diversos estados. A entrada é franca e a programação está disponível no site visoesperifericas.org.br.

Serviço:

Festival Visões Periféricas

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2017 (terça a domingo)

Horários: Consultar programação

Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) / Cinema 2 – 80 lugares (mais dois para cadeirantes)

Classificação indicativa: Consultar Programação

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s