“The S.P.A.A.C.E Program” filmado com câmeras URSA Mini Pro e editado com DaVinci Resolve Studio

7 dez

“The Scientific Pop and Also Cultural Explorations Program” ou “The S.P.A.A.C.E. Program” é uma nova série produzida pelas redes Nerdist e Legendary Digital, disponível através do serviço de streaming Alpha. Nos oito episódios, que misturam ciência e cultura pop, a série visita planetas e reinos fictícios, como Tatooine, Krypton, Arrakis e Westeros, e os examinam com um olhar científico. Em cada episódio, o apresentador Kyle Hill e seu assistente-robô AI visitam um lugar diferente da cultura pop e explicam grandes questões científicas, por exemplo: como seria viver em um planeta com dois sóis; e o que torna um White Walker um White Walker.Liderada por Ferrari, a série foi filmada com duas URSA Mini Pro. “Nós só tínhamos quatro dias para gravar os oito episódios, então o ritmo das filmagens foi acelerado”, explicou Ferrari. “Resolvemos filmar com as câmeras URSA Mini Pro, pois sabíamos que elas eram ágeis e confiáveis e nos ofereceriam o look cinematográfico que queríamos. É só tirar a câmera da caixa e ela já está pronta para gravar. O menu e o sistema operacional são intuitivos e fáceis de usar, então você não desperdiça tempo durante as filmagens. E o fato de que ela possui código de tempo foi extremamente útil. Às vezes, é difícil encontrar câmeras confiáveis, então o fato de que podíamos contar com elas no calor da batalha fez uma diferença enorme.”“Tudo foi filmado em um set bem prático, que consistia em uma nave espacial com cabine de comando, corredor e sala de guerra”, continuou. “Todas as janelas eram telas verdes, e nós criamos o espaço sideral e os outros mundos em volta durante a pós. Foi fundamental poder aplicar máscaras, e os sensores da câmera tornaram isso fácil. Filmamos a série inteira em 4.6K ProRes, o que nos ofereceu uma ampla latitude na pós.”

O DaVinci Resolve Studio foi usado no set pelo DIT, e depois na pós por Ferrari, que se encarregou da edição, gradação e finalização de toda a série.

“A utilização do DaVinci Resolve Studio no set permitiu organizar e sincronizar tudo em tempo real. Quando as filmagens terminaram, exportamos tudo facilmente e partimos direto para a edição”, disse Ferrari. “Como mantive tudo no mesmo ecossistema, pude fazer a edição da série completa no formato 4.6K ProRes nativo sem precisar transcodificar para um arquivo proxy menor. O fato de que fizemos tudo no DaVinci Resolve Studio economizou o tempo que teríamos desperdiçado com idas e vindas.

Além disso, permitiu que eu aprimorasse o meu processo de edição, de forma que as cores fossem parte integral, ao invés de uma função separada. Quando estou editando e selecionando cenas, consigo ir da página de edição para a página de cor facilmente e verificar se devo salvar uma imagem que pode estar muito estourada ou muito escura. Posso trabalhar na iluminação em tempo real e ver se é possível fazer a cena funcionar, o que é extremamente útil no processo criativo. Utilizando o DaVinci Resolve Studio, posso tomar decisões editoriais baseado naquilo que eu sei que posso fazer funcionar na colorização, ao invés de simplesmente esperar que dê certo lá na frente ou descartar uma tomada que pode vir a ser a melhor de todas simplesmente porque ela pareceu inutilizável em um primeiro momento.”Ao fazer a gradação da série, Ferrari se inspirou nos planetas e reinos visitados por Hill e AI. “A ideia era que a série tivesse um look consistente de episódio para episódio, mas também queríamos que ela tivesse um visual próprio que refletisse o local que estávamos visitando. Por exemplo, o episódio em LV-426 é mais frio e dessaturado. Eu usei um sobretom meio esverdeado no episódio com o Borg, enquanto que no episódio do Dragon Ball Z utilizei uma paleta bem quente para o planeta do Rei Kai. Considerando que cada lugar visitado pela série tinha um look que já possuía uma forte identificação, isso foi algo que nós queríamos homenagear”, concluiu Ferrari.

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s