ARRI lança câmera de grande formato

7 fev

A ARRI revela hoje, na BSC Expo em Londres, um sistema completo de grande formato que cumpre e supera os requisitos das produções modernas, oferecendo liberdade criativa sem precedentes e permanece compatível com as lentes, acessórios e workflows existentes. Apresentando um sensor ligeiramente maior que o full frame, a ALEXA LF grava 4K nativo com a melhor qualidade de imagem da ARRI. Os cineastas podem explorar uma estética de grande formato uma vez que conservam a colorimetria natural do sensor, os tons de pele agradáveis e a aptidão comprovada para trabalhos em HDR e WCG. Os diversos formatos de gravação e modos de sensor fazem com que este aspecto esteja disponível para todas as produções e satisfaça qualquer possibilidade de demanda. Formatos versáteis de gravação, incluindo o eficiente ProRes e o ARRIRAW sem compressão não criptografado e até 150 fps, oferecem flexibilidade total.


Cinematographer Dan Laustsen ASC, DFF
Photo © Chase Hagen

Acompanhado da câmera ALEXA LF temos 16 lentes Signature Prime de grande formato que variam da 12mm até  280mm e estão equipadas com o bocal LPL da ARRI. Enquanto as lentes Signature Prime exemplificam a precisão óptica de última geração, elas oferecem imagens orgânicas e emocionantes, suavizando e texturizando o grande formato. Um rápido t-stop de T1.8, facilita a profundidade de campo e a caída suave do foco dá aos sujeitos uma maior presença no quadro.Cinematographer Wang Yu
Photo © Zihao Chen

Na prévia do lançamento da nova câmera de grande formato, a ARRI pediu para alguns com neastas que usassem a câmera e lentes em situações reais. Dentre eles, Dan Laustsen ASC, DFF indicado ao Oscar deste ano pelo filme A Forma da Água . Após filmar com a câmera, Laustsen comenta: “Estamos tentando contar uma história de amplitude e liberdade; a ALEXA LF trabalhou muito bem. A profundidade de campo é muito pequena, criando um novo mundo. É fantástico.” das Signature Primes, ele nota: “As lentes são leves e não tão nítidas, mas com certa suavidade muito específica. Com a lente 25mm, você sente que está ali na cena com os atores.”

O novo bocal de lente LPL tem um maior diâmetro e uma profundidade focal de flange mais curta, permitindo que as Signature Prime da ARRI e todas as futuras lentes de grande formato sejam pequenas e leves, com um t-stop rápido e agradável bokeh. Uma combinação de recursos que não seriam possíveis com o bocal de lente PL. O bocal LPL também estará disponível para outras câmeras ARRI e está sendo licenciada para fabricantes de lentes e câmeras de terceiros.Cinematographer Tom Fährmann BVK
Photo © Henning Rädlein

Outro diretor de fotografia que filmou com a câmera antes de ser lançada foi Wang Yu, que a usou para explorar a atmosfera do estúdio e inspirações criativas do célebre artista e fabricante de móveis chinês, Shao Fran. “O resultado me deixou muito empolgado,” diz ele. “A câmera e lentes captam toda nuance tonal com detalhes, gradações e cores incomparáveis. Adorei como as áreas fora de foco são entregues, o que contribui para um aspecto geral intenso e vívido.

Embora a câmera, o bocal de lentes e as lentes sejam novas, há total compatibilidade com o já existente bocal PL, bem como os acessórios ALEXA que são o ponto alto do design do sistema. O adaptador PL para LPL oferece compatibilidade para todas as versões anteriores do bocal de lentes PL, seja Super 35 ou full frame. O adaptador se conecta de forma segura ao bocal de lentes LPL, sem ferramentas, permitindo que as equipes troquem rapidamente entre lentes PL e LPL no set e oferecem aos diretores de fotografia uma escolha de lentes ilimitada.

Tom Fährmann, BVK, que também teve uma prévia, optou por filmar uma paleta diversa de rostos e tons de pele sobre fundo branc  em diversas condições de iluminação de retrato. Ele relata: “Para mim, a câmera incorpora a qualidade típica da ARRI, mas há um novo nível de emoção nas imagens. Uma suavidade na forma com que a câmera e lente funcionam juntas.”

ALEXA LF oferece o mesmo workflow testado, aprovado e versátil como as outras câmeras ALEXA. Os Looks da ARRI já existentes poderão ser usados e toda uma gama completa de ferramentas de workflows de software que aceitarão as imagens da ARRI em grande formato. Os metadados podem ser gravados pelas lentes que possuam LDS-1, LDS-2 ou lentes /i.

Cinematographer Matias Boucard
Photo ©Thanaporn Arkamanon

Filmando com as lentes Signature Prime da ARRI totalmente abertas para um foco sutil e um bokeh lindo, o diretor de fotografia Matias Boucard trabalhou apenas com luz natural e fontes disponíveis quando usou a nova câmera na Tailândia. “A câmera ALEXA LF e as lentes Signature Prime são uma elegante combinação.” diz ele. “Adorei as lentes, elas conseguem um equilíbrio maravilhoso entre modernidade e reputação.”

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s