Novo Videoclipe em Plano-Sequência do Postmodern Jukebox de Scott Bradlee Captado com URSA Mini Pro

24 fev

Postmodern Jukebox (PMJ) de Scott Bradlee é um coletivo musical rotativo que coloca a música pop em uma máquina do tempo, transformando sucessos da atualidade e clássicos em diferentes gêneros vintage. A banda, fundada pelo pianista Scott Bradlee na cidade de Nova Iorque, já contou com a participação de mais de 70 performers e fez turnês em cinco continentes. O fenômeno que viralizou nas redes sociais obteve mais de 900 milhões de visualizações somente no YouTube, onde possui 3.1 milhões de seguidores. No Facebook, o grupo já acumula 1.3 milhões de seguidores.

O conceito do clipe musical foi criado pelo próprio Bradlee e pelo diretor Abraham Roofeh. “O Postmodern Jukebox é conhecido por suas incríveis gravações em plano-sequência ao vivo que mostram a banda tocando em um determinado espaço. Queríamos experimentar alguma coisa diferente, ainda em plano-sequência, mas em movimento”, explicou Roofeh. “Don’t Stop Believin” fala sobre esperança durante um momento difícil, então queríamos fazer uma justaposição desses dois universos no clipe musical, que se passa em uma festa chique, focando nos empregados ao invés dos convidados. No início, nós focamos na banda, dando a entender que seria um dos seus videoclipes normais, eis que de repente as atenções se voltam a uma garçonete que começa a cantar, que nos leva para dar uma volta pela casa conforme a história vai se desenrolando.”

Como o clipe musical se passa em vários ambientes da festa, incluindo a área externa da casa, foi preciso elaborar uma coreografia cuidadosa, tanto para a banda quanto para a equipe. “Com toda a ação e a filmagem acontecendo em uma única tomada, tivemos que preparar e coreografar cuidadosamente todos os movimentos para que transição pela casa ocorresse de maneira fluida. Não somente as pessoas, mas também a abertura das portas, o movimento dos acessórios, as luzes acendendo e apagando para não criar sombras; basicamente cada pequeno detalhe precisava ser coreografado a fim de que tudo ocorresse da maneira fluida e segura durante a gravação”, disse Roofeh.

“Escolhemos a URSA Mini Pro para as filmagens porque ela oferece uma imagem muito orgânica, que combina bem com o som da banda Postmodern Jukebox, que tem um som mais analógico. No clipe, a idea era criar um visual da velha Hollywood que se encaixasse no estilo da banda. Como a URSA Mini Pro possui encaixe de lentes intercambiável, pudemos usar lentes de montagem PL vintage, sem revestimento, que adicionam um reflexo interessante, o que é um elemento a mais em termos de movimento”, disse Byrne. “Usei um dos filtros ND integrados à câmera, assim pude abrir a lente até T2.2 sem precisar de matte box ou adicionar peso, o que nos ajudou a ficar com um equipamento mais compacto enquanto nos movimentávamos entre os cantores e os dançarinos.”

Para filmar o clipe musical, a equipe precisou se deslocar entre sete cômodos e aproximadamente 40 músicos, atores e dançarinos.

“Precisávamos de uma câmera leve o bastante para manusear”, continuou Byrne. “Filmamos em locação, em uma casa imensa que tinha portas bem estreitas, pelas quais tínhamos que passar de maneira fluida durante a gravação. Graças ao tamanho compacto da URSA Mini Pro, consegui passar por aquelas áreas apertadas; e o corpo leve da câmera permitiu que eu filmasse dezessete tomadas sem me cansar muito.”

Byrne conectou a URSA Mini Pro a um Video Assist 4K, que foi utilizado para gravar proxies e como monitor. “Com tanta coisa acontecendo no clipe, precisamos de dezessete tomadas para deixar tudo exatamente como queríamos em um único plano. O Video Assist 4K foi usado entre uma tomada e outra para exibir o clipe para os artistas, para que assistissem juntos e visualizassem o que era preciso mudar na tomada seguinte, explicou Byrne.

 

Anúncios

Divulgue! www.oeditor.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s